Anne Rice

Se Bram Stoker Ă© o pai dos vampiros, sem dĂºvida alguma Anne Rice Ă© a mĂ£e! Parte da (boa) reputaĂ§Ă£o de que gozam os vampiros hoje deve-se aos seu personagens.

Nascida Howard Allen O'Brien, em 4 de outubro de 1941, na cidade de New Orleans, Louisiana. Segunda das quatro filhas nascidas de Howard e Katherine Allen O'Brien. Ela decidiu chamar-se "Anne", quando foi matriculada na primeira sĂ©rie na Redemptorist Catholic School. Sua mĂ£e (que hĂ¡ muito sofria de alcoolismo) morreu quando Anne estava quase quinze anos, e dois anos depois, com o pai casado novamente, a famĂ­lia mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas. Em 1959 entrou para Texas Woman's University, onde ela completou dois anos de escola em um. Em 1961, Anne casou com Stan Rice (que ela conheceu na escola). Anne escreve suas primeiras histĂ³rias, com temas sobre sexo e erotismo, que na Ă©poca a fascinavam. Se formaram em 1964, ela em ciĂªncia polĂ­tica, ele em escrita criativa. Sua filha, Michele, nasceu em 21 setembro de 1966. Em 1969, mudaram-se para Berkeley. LĂ¡, ela escreveu uma histĂ³ria curta, "Entrevista Com o Vampiro".

Em 1972, aos 30 anos, Anne recebeu seu mestrado em escrita criativa;  e perde sua filha Michele, de cinco anos de idade, vĂ­tima de leucemia. Anne fica arrasada e passa quase um ano alcoolizada, incapaz de recuperar-se de tal choque. Quando em 1973, em cerca de 5 semanas, ela escreve o livro Entrevista com o Vampiro, a partir do conto produzido em 1969. Recusado na primeira tentativa de publicaĂ§Ă£o, em 1974, acabou saindo dois anos depois, pela editora Knopf, que atĂ© hoje publica os livros da autora.
No livro, Anne retrata sua filha na personagem Claudia de 6 anos de idade, que Ă© forçada a viver eternamente como criança, apĂ³s virar vampira. Tal sentimento de "imortalidade", ocasionado por tais tragĂ©dias em sua vida, acabam sendo o grande motivo de tal fascĂ­nio por Vampiros, personagens principais de seus livros seguintes.
Assim, esse primeiro livro, que acabou virando um grande, e certamente o maior, sucesso da escritora, deu origem a uma sĂ©rie de romances sobre vampiros, intituladas "As CrĂ´nicas Vampirescas", que incluem ainda: O vampiro Lestat (1985), A rainha dos condenados (1988), A histĂ³ria do ladrĂ£o de corpos (1992), Memnoch, o demĂ´nio (1995), Pandora (1998), O vampiro Armand (1998), O vampiro Vittorio (1999), Merrick (2000), Sangue e Ouro (2001), Fazenda Blackwood (2002) e CĂ¢ntico de Sangue (2003).

Anne Rice, desde a infĂ¢ncia, sentia-se diferente das outras crianças, nunca se encaixando em expectativas sociais. Sua imaginaĂ§Ă£o desenvolveu-se e criou um mundo de fantasias, mistĂ©rio e sobrenatural. Cresceu na vizinhança de Garden District, e suas casas de Ă©poca e ambientaĂ§Ă£o soturna, foram grandes inspiradores para os cenĂ¡rios de seus futuros livros.

SĂ£o temas tambĂ©m desses romances o homossexualismo, o ateĂ­smo, a imortalidade, a vaidade e as relações entre o bem e o mal.

Em 2002, Rice deixou o ateĂ­smo. Ela havia deixado a Igreja CatĂ³lica no inĂ­cio dos anos 1960 quando teve contato com o existencialismo e passou discutir obras de Martin Heidegger, Albert Camus, Jean-Paul Sartre. No final dos anos 1990, Rice voltou Ă s missas. O Brasil esteve presente na volta de Rice Ă  uma procura espiritual. Ela escreveu que sentiu um delĂ­rio quando pode entrever a estĂ¡tua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Assim, em 2005, Anne declara que deixaria de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantĂ¡sticos, e se dedicaria a outros gĂªneros literĂ¡rios. Lança entĂ£o, mesmo ano, o livro Cristo Senhor: a SaĂ­da do Egito, que retrata o jovem Jesus, entĂ£o aos sete anos de idade, partindo do Egito com a famĂ­lia para voltar para sua casa em NazarĂ©.
Em 2008, Anne lança um livro de memĂ³rias intitulado Chamado para fora da escuridĂ£o: uma confissĂ£o espiritual, o que demonstra claramente seu novo rumo literĂ¡rio, "o cristĂ£o". Nele a escritora se remete a sua infĂ¢ncia e em Ă©pocas em que possuĂ­a uma fervorosa fĂ© catĂ³lica e que os Ăºltimos acontecimentos em sua vida acabaram fazendo retornar tal sentimento de devoĂ§Ă£o.

Livros Publicados

SĂ©rie CrĂ´nicas Vampirescas


SĂ©rie Novos Contos de Vampiros


SĂ©rie Bruxas Mayfair


SĂ©rie Beauty

(todos como A. N. Roquelaure)


SĂ©rie Cristo Senhor


SĂ©rie Songs of the Seraphim



Romances Ăºnicos


Autobiografia

  • Called Out of Darkness (2008)

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!