Os vampiros de Anne Rice

CaracterĂ­sticas dos vampiros de Anne Rice

O sucesso de seus livros e do filme baseado em Entrevista com o Vampiro fez com que muita gente acreditasse que ela Ă© fonte original das estĂ³rias de vampiro, tendo as caracterĂ­sticas dos seus personagens como regra para todos os outros vampiros de outras estĂ³rias. Nem sempre Ă© fĂ¡cil lembrar-se que vampiros sĂ£o personagens de ficĂ§Ă£o e que cada autor tem a liberdade de criĂ¡-los com as caracterĂ­sticas que se adaptem ao se romance.

Seus vampiros sĂ£o criados por outros vampiros atravĂ©s da troca de sangue: o vampiro-criador suga o sangue atĂ© que a vĂ­tima esteja Ă  beira da morte e a seguir permite que a vĂ­tima beba seu prĂ³prio sangue. Ocorre a morte humana, e o corpo sem vida se converte em vampiro. Alguns sĂ£o cruĂ©is (???), como os vampiros anteriores, outros sĂ£o bons e puros, renegando a sua situaĂ§Ă£o de ‘bebedor de sangue humano’. SĂ£o mais fortes que um humano, e tĂªm os sentidos mais aguçados. Sua aparĂªncia nada tem de monstruosa, ao contrĂ¡rio, sĂ£o sempre belos, o que tambĂ©m passa ser uma arma contra os humanos, jĂ¡ que o seu poder de seduĂ§Ă£o aliado Ă  beleza Ă© uma armadilha da qual nĂ£o se consegue escapar. Podem se passar por humanos, em especial depois que se alimentam, quando perdem um pouco da palidez. Ă€ medida que envelhecem tornam-se mais e mais poderosos, e quando velhos o suficiente tornam-se imunes a elementos que ferem ou matam os mais jovens, como o fogo e a luz do sol. Dormem, em sua maioria, em caixões. Seus Ă³rgĂ£os sexuais nĂ£o sĂ£o funcionais, e o prazer sexual Ă© sentido quando mordem e sugam suas vĂ­timas.  

Os vampiros de Anne Rice vĂªem o ser humano em sua essĂªncia, e nĂ£o atravĂ©s dos traços convencionais usados para estabelecer as relações entre seres humanos normais. Esse aspecto constitui uma das grandes contribuições da autora para o desenvolvimento da atual mitologia dos vampiros

Diferente de DrĂ¡cula, nĂ£o se transformam em animais, mas conseguem voar, e tĂªm reflexos em espelhos. SĂ£o imunes ao alho e estacas, os sĂ­mbolos religiosos sĂ³ afetam os que acreditam que podem ser afetados. TambĂ©m nĂ£o tĂªm a dependĂªncia do solo natal, como tinha o famoso conde, que sĂ³ podia passar o dia dormindo em cima da terra que trouxera da TransilvĂ¢nia.

O sucesso dos livros de Anne Rice deve-se a fatores como a narrativa em primeira pessoa (sucessivamente por Louis, Lestat e Armand) e a identificaĂ§Ă£o do leitor com os personagens mais humanizados saindo do grotesco. Os personagens satisfazem os desejos dos leitores relacionados a  beleza, riqueza, eterna juventude, poder e imortalidade, fazendo com que sua existĂªncia vampĂ­rica seja mais atraente do que a vida dos mortais.

Um comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!