Resenha da Drica: Feios, Scott Westerfeld - Galera Record





OlĂ¡, queridos!



Hoje o livro da vez foi uma grande surpresa para mim. Estou falando de Feios, de Scott Westerfeld. A histĂ³ria Ă© uma bela metĂ¡fora de nossa sociedade atul, que valoriza muito mais a aparĂªncia do que a essĂªncia e traz uma boa discussĂ£o sobre a busca frenĂ©tica pela perfeiĂ§Ă£o do corpo.



Em Feios, temos uma sociedade que promove a perfeiĂ§Ă£o de todos os seus habitantes. Cada um deles, ao completar 16 anos, Ă© obrigado a passar por um tipo de operaĂ§Ă£o onde todos os seus “defeitos” sĂ£o consertados e assim ele pode se iniciar no convĂ­vio social. Segundo os governantes de lĂ¡, um mundo (como o nosso) onde "belos" e "feios" convivem Ă© um lugar injusto. A soluĂ§Ă£o Ă© tornar todos igualmente lindos.



Nesse mundo vive Tally, uma garota que sonha desde os 12 anos com o dia em que farĂ¡ a sua transformaĂ§Ă£o, personagem capaz de despertar amor, compaixĂ£o e Ă³dio do leitor. Os habitantes que ainda nĂ£o passaram por esta transformaĂ§Ă£o vivem isolados num local chamado Vila Feia, que Ă© onde Tally mora atualmente, e os que jĂ¡ passaram por ela vivem na Nova PerfeiĂ§Ă£o. Contudo, para todo sistema imposto, sempre hĂ¡ quem se rebele. Tally conhece Shay, uma garota que sonha, nĂ£o em ser perfeita, mas em fugir deste modelo imposto e partir em busca de sua liberdade. Mas quem nĂ£o gostaria de tornar-se eternamente belo? Os segredos e consequĂªncias da operaĂ§Ă£o vĂ£o sendo revelados gradualmente, ao longo das decisões de Tally.



Shay foge para Fumaça, local onde ficam os feios fugitivos, cuja real existĂªncia chega a ser uma lenda. Tally nĂ£o consegue segurar a sua ansiedade para ir Ă  Nova PerfeiĂ§Ă£o, mas agora o seu sonho estĂ¡ comprometido, pois Os Especiais querem saber pra onde a sua amiga e os outros feios fugitivos foram, embora Tally tenha prometido nĂ£o contar isso a ninguĂ©m. Mas se ela nĂ£o contar corre o risco de continuar feia para sempre. E agora?



Inicialmente eu nĂ£o esperava muito deste livro. Devo confessar que sĂ³ comprei porque estava em promoĂ§Ă£o no Submarino... Mas que bom que surpresas boas existem. Em alguns momentos o ritmo da narrativa Ă© um pouco monĂ³tono fugindo a emoĂ§Ă£o que a histĂ³ria pede. O ambiente Ă© descrito com minĂºcia, e para quem deixa a imaginaĂ§Ă£o fluir Ă© perfeito para reconstruir cenĂ¡rios. Mas a descriĂ§Ă£o dos personagens Ă© fantĂ¡stica traçando um perfil exato de quem Ă© quem na histĂ³ria, mas nĂ£o se esqueçam que surpresas boas acontecem...



Westerfeld disse em uma entrevista que escolheu esse tema porque pesquisas mostram que pessoas bonitas sĂ£o mais bem tratadas pelos seus empregados, colegas de trabalho e companheiros, as crianças lindas ganham notas melhores, pelas mesmas tarefas, e tĂªm menos chance de terem problemas com a lei, ou seja, a beleza Ă© o parĂ¢metro definitivo da nossa sociedade, e entĂ£o ele se perguntou que passos a sociedade poderia tomar para equalizar esse preconceito? E qual seria o resultado? As respostas foram muitos produtivas...



O livro Ă© o primeiro de uma sĂ©rie, lançada nos EUA em 2005 e que iniialmente teria apenas trĂªs volumes: Uglies (Feios), Pretties (Perfeitos) e Specials (Especiais). Os trĂªs jĂ¡ foram publicados no Brasil pelo selo Galera da Editora Record. No entanto, a saga foi expandida com a publicaĂ§Ă£o de um quarto romance, Extras (2007). Todos os livros entraram para a lista de best sellers do The New York Times, e conforme informações do IMDB (The Internet Movie Database), a sĂ©rie Feios tambĂ©m vai virar filme. Os produtores sĂ£o os mesmos de Eragon, e o estĂºdio Ă© o de Querido John. O filme trarĂ¡ um resumo de toda a sĂ©rie.



O The New York Times disse sobre a sĂ©rie: "Uglies joga com as mudanças na adolescĂªncia, tanto fĂ­sica como emocional". JĂ¡ o School Library Journal falou: "Altamente legĂ­vel, com um enredo convincente que incorpora tecnologias futuristas e um comentĂ¡rio perturbador sobre nossas atuais polĂ­ticas pĂºblicas". O prĂ³prio autor falou sobre o tema da sĂ©rie: "A beleza Ă© hoje o maior referencial de nossa sociedade. A busca da perfeiĂ§Ă£o tomou conta atĂ© de quem ainda nĂ£o percebeu".



Feios bota a gente para pensar sobre temas como a ditadura da beleza e a importĂ¢ncia da individualidade. AlĂ©m das metĂ¡foras sobre a beleza e as transformações da adolescĂªncia, o livro tambĂ©m traz sub-temĂ¡ticas importantes de toda histĂ³ria futurista como questões sobre o meio ambiente e uso dos recursos naturais. Ele ainda faz uma crĂ­tica a forma como vivemos hoje em sociedade, destruindo a natureza e brincando de Deus ao modificar geneticamente flores e animais. No livro, nĂ³s somos chamados de “Enferrujados” e morremos hĂ¡ 300 anos devido aos estragos que fizemos no planeta.



Feios te passa a mensagem de que a beleza nĂ£o Ă© tudo, e que por trĂ¡s de algo "perfeito" hĂ¡ sempre uma "falha".



Vale a pena ler!



E o livro termina num momento Ă¡pice, nos fazendo desejar ter logo o segundo livro em mĂ£os.


Um comentĂ¡rio

  1. Com certeza a beleza Ă© indispensĂ¡vel para uma vida de sucesso na nossa sociedade, pois muitas vezes vem antes mesmo do talento. Muito legal o autor se basear nestas pesquisas e criar um livro que nos faz refletir sobre a posiĂ§Ă£o da sociedade de ante da beleza e da feiura. Este livro Ă© muito interessante, possui um enredo que me deixa curiosa, jĂ¡ estĂ¡ na minha lista de desejados a bastante tempo e quero muito lĂª-lo tambĂ©m. Sua resenha ficou Ă³tima, me deu uma boa visĂ£o do enredo e dos personagens, e tudo pareceu muito bem construĂ­do. Deve ser mesmo uma excelente leitura, apesar de conter alguns momentos monĂ³tonos e sem grandes acontecimentos, como vocĂª comentou.
    beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!