A diva, Nora Roberts


Nora Roberts (nascida Eleanor Marie Robertson, em 10 de outubro de 1950, Silver Spring, Maryland) Ă© uma escritora norte-americana de mais de 200 best-sellers. Durante a infĂ¢ncia, embora ela sempre inventasse histĂ³rias em sua cabeça, Nora Roberts nunca escreveu nada alĂ©m de redações escolares. Diz que "contava mentiras muito boas - algumas em que minha mĂ£e ainda acredita."



Durante o segundo ano do ensino mĂ©dio, Roberts transferiu-se para uma escola pĂºblica local, onde ela conheceu Ronald Aufdem-Brinke, seu primeiro marido. Eles se casaram em 1968, contra a vontade dos pais dela, logo depois de sua formatura do colegial.

Os recĂ©m-casados mudaram-se para Maryland. O marido de Roberts trabalhava na empresa de iluminaĂ§Ă£o dos pais da esposa. Ela ficava em casa com os dois filhos, Dan e Jason. Chamando isso de seus anos "Earth Mother", Roberts passava a maior parte do seu tempo fazendo artesanato, incluindo cerĂ¢mica, e costurando roupa para os filhos. Em 1983, o casamento acabou em divĂ³rcio.

Roberts conheceu Bruce Wilder, seu segundo marido, quando o contratou para fazer sua estante de livros. Eles se casaram em 1985. Wilder administra uma livraria chamada Turn the Page Books, localizada em Maryland. O casal tambĂ©m Ă© dono do histĂ³rico Boone Hotel, que passou por reformas apĂ³s um incĂªndio ocorrido em fevereiro de 2008. Depois de um investimento de 3 milhões de dĂ³lares, o hotel foi aberto em 17 de fevereiro de 2009.

Nora Roberts acredita que seguir uma carreira como escritor requer disciplina: "VocĂª ficarĂ¡ desempregado se ficar sentado a espera de que uma sĂºbita inspiraĂ§Ă£o recaĂ­a sobre seus ombros". Ela se concentra em um livro de cada vez, escrevendo oito horas por dia, mesmo durante as fĂ©rias. Ao invĂ©s de fazer um esboço ou um resumo de suas tramas, Roberts escreve um evento ou esboça um personagem chave. Ela, entĂ£o, escreve um primeiro esboço com os elementos bĂ¡sicos da histĂ³ria. Depois de terminar o primeiro esboço, a autora volta ao inĂ­cio da histĂ³ria. No segundo esboço entram os principais detalhes, a "textura e cor" do trabalho, assim como uma abordagem mais aprofundada dos personagens. Ela entĂ£o faz uma revisĂ£o do trabalho para polir o romance antes de enviar a Amy Berkower, sua agente.

Roberts frequentemente escreve trilogias, terminando de redigir cada livro em sequĂªncia para que possa acompanhar os personagens. Quando Ă© possĂ­vel, ela faz o mesmo com a SĂ©rie Mortal, escrevendo trĂªs obras em sequĂªncia antes de voltar aos romances contemporĂ¢neos.  Suas trilogias sĂ£o todas lançadas em brochura porque ela acredita que o lançamento de livros de capa dura faz o leitor esperar muito tempo.

Roberts começou a escrever durante uma nevasca, ocorrida em fevereiro de 1979, enquanto estava presa em casa com os dois filhos. Ela diz que com trĂªs metros de neve, um estoque cada vez mais escasso de chocolate e sem escola, ela tinha pouca coisa para fazer. Enquanto escrevia pela primeira vez as suas ideias, ela se apaixonou pelo processo de escrever e rapidamente redigiu trĂªs manuscritos. Ela enviou seus esboços a editora Harlequin, empresa lĂ­der em publicaĂ§Ă£o de romances, mas eles foram rejeitados vĂ¡rias vezes. Ela diz: "Recebi a rejeiĂ§Ă£o padrĂ£o nas primeiras tentativas para depois receber a minha recusa favorita. Enviaram meu manuscrito de volta com um gentil bilhete que dizia que meu trabalho era promissor e que a histĂ³ria havia sido muito bem escrita e interessante. Mas ela jĂ¡ tinham a sua autora americana e ela era Janet Dailey".

Em 1980, uma nova editora, chamada Silhouette, foi criada para recolher os milhares de manuscritos de escritores norte-americanos que a Harlequin esnobava. Roberts encontrou abrigo na Silhouette, onde conseguiu publicar seu primeiro livro. Intitulado Irish Thoroughbred, o romance foi publicado em 1981. Ela usou o pseudĂ´nimo Nora Roberts, uma forma abreviada de seu nome de batismo, porque acreditava que todos os autores tinham pseudĂ´nimos.

Entre os anos de 1982 e 1984, Roberts escreveu 23 romances para a Silhouette. Eles foram publicados em vĂ¡rios projetos de impressĂ£o da editora, tais como Silhouette Sensation, Silhouette Special Edition, Silhouette Desire, Silhouette Intrigue, e o programa de reimpressĂ£o MIRA

Apesar de ter escrito vĂ¡rios livros, Roberts nĂ£o teve sucesso atĂ© 1985, quando ela lançou Playing the Odds, primeiro romance da SĂ©rie MacGregor. O livro rapidamente tornou-se um best-seller. A autora publicou outras histĂ³rias da saga e os leitores começaram a associar o nome de Nora Roberts a outros romances que ela jĂ¡ havia publicado.

O trabalho de Roberts foi fundamental para mudar a cara dos romances, afastando-os do padrĂ£o com uma heroĂ­na virgem de dezoito anos e uma representaĂ§Ă£o superficial do personagem masculino. Suas primeiras heroĂ­nas eram menos passivas que a norma da Ă©poca. Os romances dela tambĂ©m incluĂ­am uma abordagem mais profunda do herĂ³i porque "os livros sĂ£o sobre duas pessoas, e os leitores devem ter a oportunidade de conhecer a mente e coraĂ§Ă£o de ambos".

Os anos em que ela passou escrevendo romances de categoria ajudaram a aperfeiçoar sua habilidade de criar personagens mais reais. O espaço limitado na pĂ¡gina desse tipo de romance força o escritor a "pintar" seus personagens "com rapidez e clareza, em um curto intervalo de tempo." Em 1987, ela começou a escrever romances com um tĂ­tulo sĂ³ para a Bantam Books. Cinco anos mais tarde, ela foi trabalhar na Putnam para escrever romances com capa dura de apenas um tĂ­tulo e tambĂ©m obras originais. Ela alcançou a lista de best-sellers de capa dura em 1996, com Montana Sky, seu quarto romance publicado em capa dura. Apesar do sucesso com edições em capa dura, Roberts ainda publica edições em brochura. Ao contrĂ¡rio de muitos outros autores que deixaram de escrever romances de categoria para publicar romances de um tĂ­tulo sĂ³, ela ainda escreve curtas histĂ³rias de categoria. Sua ligaĂ§Ă£o com os livros mais curtos de categoria decorre de sua vida como uma jovem mĂ£e com dois meninos e sem muito tempo para ler, como ela "[lembra] exatamente o que era querer, mas nĂ£o ter tempo de ler 200 mil palavras."

A carreira de Nora Roberts Ă© apresentada na obra A Natural History of the Romance Novel, escrita por Pamela Regis. Regis considera Roberts "uma mestra do romance porque ela tem 'um ouvido apurado para o diĂ¡logo, constrĂ³i cenas Ă¡geis, mantĂ©m o ritmo da pĂ¡gina virando e fornece uma caracterizaĂ§Ă£o convincente".

Desde 1999, todos os livros da autora tĂªm sido um bestseller do New York Times, sendo que 124 dessas obras figuraram a lista de mais vendidos do Times, incluindo 29 que chegaram ao primeiro lugar. A partir de 2006, os romances de Roberts, combinados, tĂªm passado um total de 660 semanas na lisa de mais vendidos do NYT, incluindo 100 semanas em 1o lugar. Fora dos Estados Unidos, as obras sĂ£o comercializadas por Judy Piatkus, da companhia independente Piatkus Books, que publica cerca de 150 livros por ano. Nora Roberts possui cerca de 280 milhões de livros impressos, incluindo as 12 milhões de cĂ³pias vendidas somente no ano de 2005. Seus romances foram publicados em 35 paĂ­ses.

Roberts foi a primeira mulher a figurar no Romance Writers of America Hall of Fame. A partir de 2011, seus romances, combinados, totalizaram 861 semanas na Lista de Best-Sellers do New York Times, incluindo 176 semanas na posiĂ§Ă£o de nĂºmero um. Mais de 400 milhões de cĂ³pias de seus livros foram impressas, incluindo 12 milhões de cĂ³pias vendidas em 2005.

Autora de destaque e a primeira a ser escolhida para a Galeria da Fama dos Escritores RomĂ¢nticos dos Estados Unidos, Nora Roberts Ă© considerada uma pintora de palavras que a cada pincelada, dĂ¡ vida a personagens cheios de energia e vigor.

J. D. Robb

Roberts sempre quis escrever romances de suspense, mas, seguindo o conselho de sua agente, ela concentrou seu trabalho em romances contemporĂ¢neos para conquistar os leitores. Em 1992, quando passou a trabalhar na Putnam, a editora logo percebeu que nĂ£o conseguia lidar com as produções prolĂ­ficas de Roberts. Os editores sugeriram que a autora adotasse um pseudĂ´nimo, assim eles poderiam publicar mais trabalhos dela a cada ano.

Amy Berkover, a agente dela, convenceu os editores a permitirem que Roberts publicasse romances de suspense sob o novo pseudĂ²nimo. O seu primeiro romance de suspense foi publicado em 1995 e era assinado por J. D. Robb. As iniciais J. e D. foram retiradas dos nomes de seus filhos, Jason e Dan, enquanto Robb Ă© uma forma abreviada de seu prĂ³prio sobrenome.

Como J. D. Robb, Roberts publicou uma gama de futurĂ­sticas ficções cientĂ­ficas policiais. Esse livros, todos parte integrante da "SĂ©rie Mortal", sĂ£o ambientados em Nova York, em meados do sĂ©culo XXI, e protagonizados por Eve Dallas, policial do estado de Nova York, e o seu marido Roarke. Embora cada obra dĂª Ăªnfase a soluĂ§Ă£o de um crime, o tema central da sĂ©rie e o desenvolvimento do relacionamento entre Eve e Roarke. Quando a "SĂ©rie Mortal" começou , nem Roberts nem a editora revelaram que ela era a autora. Eles queriam que a sĂ©rie conquistasse mĂ©rito e leitores por conta prĂ³pria.

Como eu e meu amigo Thiago Lucena dizemos: “Essa mulher nĂ£o tem o que fazer, nĂ£o Ă©? Nunca vamos dar conta de ler todos os livros dela...”

Mas ela Ă© tĂ£o fantĂ¡stica que atĂ© livro com vampiros ela escreveu. Em breve resenha da Trilogia do cĂ­rculo.







RelaĂ§Ă£o de livros de romance
Rules of The Game
Irish Thoroughbred
The Heart's Victory
Blithe Images
Going Home: Island of Flowers
Untamed
Dance of Dreams
One more with feeling
Reflections
By My Side:From this day
The Law Is a Lady
First Impressions
Less of a Stranger
Opposites Atract
Sullivan's Woman
Playing the Odds
Boundary Lines
Table for Two:Summer Desserts
Partners
The right path
Dual image
Risky Business
Partners
One Man's Art
Night Moves
All the Possibilities
Boundary Lines
Tempting Fate
The Right Path
Treasures lost, treasures found
Home for Christmas
Affair Royale
The Art of Deception
Table for Two:Lessons Learned
A Will and a Way
For Now, Forever
Sacred Sins
Mind over matter
Temptation
Temptation
Going Home: Mind Over Matter
The Playboy Prince
Comand performance
Rebellion
Dance to the Piper
The name of the game
Rebellion
The Last Honest Woman
Best Laid Plan
Impulse
Time Again:Time Chances
Time Again:Time Was
Gabriel's Angel
Sweet Revenge,
One Summer
The Welcoming
Untamed
Gabriel's angel
Without a Trace
Public Secrets
Taming Natasha
In From the Cold
Skin Deep
Time was
For the love of Lialh
Megan's mate
Risk Bussines
Suzanna Surrender
Night Shadows
Night shift
Luring a Lady
Captivated
Unfinished Business
Entranced
Charmed
Entranced
Mind Over Matter
Loving Jack
Charmed
Going Home:Unfinished Business
Nightshade
Falling for Rachel
The Best Mistake
Hidden Riches
The best mistake
Night Smoke
Convincing Alex
Born in Fire
Born in Ice
The Return of Rafe MacKade
Tempting fate
Born in Shame
True Betrayals
The Heart of Devin MacKade
The Fall of Shane MacKade
Daring to Dream
Second Nature
Treasures Lost, Treasures Found
Holding the Dream
Sanctuary
The MacGregor Brides
Waiting for Nick
Captive Star
Hidden Star
Finding the Dream
Playing the odds
The winning hand
The Name of the Game
The Reef
The MacGregor Grooms
Irish Rose
Inner Harbor
Secret Star
The Winning Hand
Brazen Virtue
The Pride of Jared MacKade
The MacGregor Grooms
Sea Swept
The Donovan Legacy
The perfect neighbor
Jewels of the Sun
Inner Harbor
The Perfect Neighbor
Comand performance
River’s End
Enchanted
Captivated
Irish Rebel
Tears of the Moon
Heart of the Sea
Night Shield
Irish Rebel
Night Shield
Heaven and Earth
The Villa
Considerand Kate
Dancing upon the air
Considerand Kate
Carolina Moon
Face the Fire
Cordina's Crown Jewel
Cordina's Crown Jewel
Chesapeake Blue
Lawless

Um comentĂ¡rio

  1. Sempre quis ler Nora Roberts, muita gente jĂ¡ me indicou livros dela. Fico pasma com essas autoras que conseguem conciliar o papel de mĂ£o e o de escritora. Claro que conseguimos executar tarefas com as crianças por perto, mas escrever requer reflexĂ£o, instropecĂ§Ă£o e no meu caso absoluto silencio! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!