Resenha da Drica: A Cruz de Morrigan, Nora Roberts - Bertrand


Editora: Bertrand

NĂºmero de pĂ¡ginas: 364


EncadernaĂ§Ă£o:Brochura


Ano EdiĂ§Ă£o: 2011

Primeiro livro da tĂ£o aguardada Trilogia do CĂ­rculo. Publicado originalmente em 2006 como Morrigan’s Cross, esta nĂ£o Ă© a primeira histĂ³ria onde Nora Roberts usa o tema sobrenatural. No Legado dos Donovan tambĂ©m temos bruxas e atĂ© metamorfose e a sĂ©rie Ă© da dĂ©cada de 90.

Aqui Nora nos mostra sua mestria em escrever romances, adicionando vampiros, sem cair na mesmice que tem pairado por aĂ­.

Sinopse

Eire, regiĂ£o do Chiarrai - 1128

Nos Ăºltimos dias do verĂ£o irlandĂªs do sec. XII, quando o cĂ©u se obscureceu e se encheu de relĂ¢mpagos, o feiticeiro contemplava o turbulento mar em cima do escarpado.
Elevando seu grito de pena para a tormenta, Hoyt Mac Cionaoith clama contra o ser demonĂ­aco que levou seu irmĂ£o gĂªmeo, separando-o de sua famĂ­lia. Esse cruel ser Ă© Lilith. Durante milhares de anos, atraiu com seus enganos incontĂ¡veis homens condenando-os Ă  imortalidade com seu beijo e lhes roubando a alma. Mas agora, esta poderosa vampira farĂ¡ o que seja para governar o mundo.

E nesse dia, embora Hoyt nĂ£o encontre Ă  escura sereia que procurava, receberĂ¡ a ajuda da deusa Morrigan que lhe outorgarĂ¡ os poderes necessĂ¡rios para cumprir sua ansiada vingança. Em troca, deve encontrar outros cinco companheiros para formar um cĂ­rculo suficientemente poderoso para destruir Lilith e seu batalhĂ£o do mal. Um cĂ­rculo com seis membros: ele mesmo, a bruxa, o guerreiro, o sĂ¡bio, aquele que adota vĂ¡rias formas, e aquele que perdeu.

Agora, viajando a Nova Iorque de nossos dias, onde toparĂ¡ com seu gĂªmeo, agora vampiro, Cian, e Glenna, uma bela bruxa. Mais dois guerreiros, Moira e Larkin, se unirĂ£o em sua luta.


E enquanto a paixĂ£o surge entre Hoyt e Glenna, os inimigos ressurgirĂ£o de entre as sombras e o CĂ­rculo de Seis, deverĂ¡ preparar-se para o momento decisivo de sua confrontaĂ§Ă£o com Lilith.
Sua boca apertou a dele, faminta, os quadris se erguendo e se oferecendo. Ele lutou com o restante das prĂ³prias roupas, esforçando-se para devorar o mais que pudesse dela Ă  medida que o calor se acentuava entre os dois...
PaixĂ£o e poder açoitaram os dois, levando-os Ă  beira da loucura. Ainda Assim, ela o entrelaçou com as pernas, encarando-o mesmo enquanto as lĂ¡grimas atribuĂ­ram brilho aos seus olhos.
Ele a sentiu encolher-se sob si, tencionar-se como um arco. Quando a luz explodiu por seu corpo, tudo o que Hoyt pĂ´de fazer foi sussurrar o nome dela.
Pag. 206



“A Cruz de Morrigan” Ă© o primeiro livro de uma trilogia e conta a histĂ³ria de dois irmĂ£os gĂªmeos: Hoyt e Cian Mac Cionaoith. O inĂ­cio da histĂ³ria se passa na Irlanda do sĂ©culo 12 e logo de cara vemos uma batalha: Lilith, uma rainha vampira, transforma Cian em um dos seus. Hoyt, um feiticeiro incrĂ­vel, deseja vingar o irmĂ£o e eles acabam lutando e Cian cai de um precipĂ­cio, mergulhando para a morte. Hoyt, desnorteado, pensando ter pedido seu irmĂ£o duas vezes e considerando-se o culpado por tudo o que aconteceu solta sua ira em forma de magia. É entĂ£o que a Deusa Morrigan aparece para o feiticeiro e lhe dĂ¡ conselhos e uma missĂ£o para destruir o exĂ©rcito de Lilith, que deseja dominar o mundo. Morrigan Ă© realmente uma figura da mitologia irlandesa que aparenta ser uma divindade, embora nĂ£o seja referida como “deusa” nos textos antigos. Ela Ă© associada a guerra e a morte no campo de batalha.

Hoyt deve montar um cĂ­rculo com seis membros: ele mesmo, uma bruxa, um guerreiro, um sĂ¡bio, aquele que adota vĂ¡rias formas, e aquele que perdeu. Com a ajuda da deusa, ele se despede da famĂ­lia, deixando todos os membros dela com uma cruz de prata forjada pela prĂ³pria deusa, que protege quem a usa dos vampiros, e “parte” para a cidade que nunca dorme: Nova Iorque, nos dias atuais. LĂ¡ ele começa a reunir seu pequeno exĂ©rcito, começando pelo reencontro com seu irmĂ£o gĂªmeo, o vampiro que sobrevive atravĂ©s dos sĂ©culos.

É interessante ver como a autora detalha a fala de Hoyt com palavras mais rebuscadas, ressaltando a todo momento para o leitor que ele nĂ£o pertence aos nossos dias atuais. Hoyt veio diretamente do tempo em que seu irmĂ£o foi transformado para os dias de hoje, e, para ele, nĂ£o houve essa diferença temporal, da qual Cian vagou pelo mundo sozinho e isso influencia diretamente na dinĂ¢mica dos dois irmĂ£os. Para Hoyt Ă© como se o tempo nĂ£o tivesse passado, e, apesar de ter se tornado um vampiro, aquele ainda Ă© o irmĂ£o que ele tanto ama. Mas Cian Ă© indiferente aos laços familiares entre os dois, afinal, sĂ©culos se passaram e ele jĂ¡ nĂ£o tem mais a mesma Ă­ndole. É muito legal ver Hoyt tentando se aproximar do irmĂ£o, as tentativas, falhas e alguns isolados acertos.

A primeira mulher a se unir ao exĂ©rcito deles, Glenna, Ă© uma poderosa bruxa. Glenna tem a aparĂªncia frĂ¡gil do sexo feminino, mas na verdade se revela muito mais forte do que qualquer um pode imaginar. A personagem Ă© muito bem delineada e as referĂªncias da autora Ă  religiĂ£o Wicca sĂ£o muito bem estudadas e fundamentadas (concorda Thiago?). Pra quem gosta desse tĂ³pico de Wicca e bruxaria, esse livro Ă© super indicado. Temos tambĂ©m King, um humano que trabalha para Cian e que tem uma histĂ³ria super interessante, e temos Moira e Larkin. Ambos sĂ£o primos e vĂªm uma terra distante e mĂ¡gica chamada Geall, onde a rainha, mĂ£e de Moira, tinha acabado de morrer. Ao invĂ©s de realizar o processo de tomada do trono, Moira Ă© chamada por Morrigan, e ela e seu primo Larkin, que parece ser um tipo de metamorfo, se unem ao resto do exĂ©rcito.

Com personalidades tĂ£o fortes e diferentes, Ă© complicado demais para todos eles entrarem em consenso sobre qualquer assunto, do mais sĂ©rio ao mais banal. É interessante ver como alguns vĂ£o cedendo – e outros nem tanto – para eles conseguirem tornar o exĂ©rcito em uma sĂ³ unidade, pois o mundo depende disso.

A histĂ³ria ganha intensidade com o evoluir dos acontecimentos e, principalmente, com o surgir de novas personagens. A interaĂ§Ă£o entre todos, com as suas atribulações, cria momentos bastante interessantes e o processo de preparaĂ§Ă£o para a batalha (com todas as descobertas e fracassos) serve tambĂ©m para revelar as diferentes personalidades e pontos de vista das vĂ¡rias personagens. Cada um com as suas diferenças, todos tĂªm algo de interessante, no seu carĂ¡ter individual ou na interaĂ§Ă£o com os outros. E estas duas componentes conjugam-se de forma particularmente bem conseguida na personalidade de Cian: sarcĂ¡stico, algo sombrio, atormentado, Cian Ă© o elemento cuja posiĂ§Ă£o inspira dĂºvidas nos restantes, mas Ă© tambĂ©m o mais intrigante, com a sua natureza enigmĂ¡tica e os ocasionais grandes gestos a revelar muito de uma personalidade oculta.

Claro que o romance nĂ£o poderia faltar, mas, neste livro, Ă© um elemento bastante secundĂ¡rio ao restante da aĂ§Ă£o. O que acaba por resultar bem, jĂ¡ que, ao desenvolver o afeto entre o casal (ainda que os outros "pares" jĂ¡ se comecem a evidenciar) no contexto do treino e da batalha, a histĂ³ria ganha um foco bastante mais interessante do que teria com o romance como foco principal.

Fica muito em aberto na conclusĂ£o deste volume, mas Ă© tambĂ©m isso que contribui para que fique a curiosidade em ver o que acontecerĂ¡ nos outros livros da trilogia. Deste primeiro livro, fica a impressĂ£o final de uma histĂ³ria que começa de forma um pouco forçada, mas que ganha espontaneidade Ă  medida que as personagens se tornam familiares. Cativante e agradĂ¡vel.

2 comentĂ¡rios

  1. Nunca li um livro dela.. mais quero muito ler!! =)

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa pensei " ah nĂ£o, mais vampiros" hahaha
    Gostei muito da resenha, nĂ£o tinha ouvido falar deste livro e achei todo o enredo bem interessante, afinal, alĂ©m de vampiros tambĂ©m temos bruxas! Todo o enredo parece ser Ă³timo e bem construĂ­do, muito legal a autora ter mantido o modo de falar do personagem do mesmo jeito do qual ele fora criado, apesar dos anos terem passado. Outro ponto positivo, para mim, Ă© que o romance ficou em segundo plano. Isso deve garantir muitas cenas de aĂ§Ă£o.
    Pelos seus comentĂ¡rios no final da resenha, o desfecho deve deixar o leitor louco de ansiedade pela continuaĂ§Ă£o. Parece ser uma boa leitura, bem diferente.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!