• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Como é feito um livro???

    Se transformar palavras e idéias em um livro já é um troço bem complicado e trabalhoso, encontrar alguma editora que aceite publicá-lo é tarefa ainda mais difícil, especialmente para escritores novatos. E não é por falta de editoras. Apenas na Bienal do Livro de São Paulo do ano passado, foram quase 300 expositores. Quer mais? Segundo pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, existem cerca de 530 editoras no país que publicaram ao menos cinco livros no período de um ano e, só em 2002, foram lançados mais de 39 mil títulos.

    Os números parecem animadores, mas a verdade é que o mercado editorial brasileiro ainda precisa crescer muito se comparado ao de outros países. E exatamente por isso é tão difícil achar espaço para quem quer fazer e publicar um livro. No Brasil, a média de leitura por habitante é de 1,8 título por ano. Nos Estados Unidos são 5,1 e na França, a campeã nessa área, a média por pessoa é de 7 livros anuais. Por aqui, 61% dos adultos alfabetizados (aproximadamente 26 milhões de pessoas) têm muito pouco ou nenhum contato com livros.

    Com um mercado tão restrito, só poderia ser mesmo muito difícil arrumar editora para lançar uma nova obra. Muitos autores que não conseguem uma acabam pagando do próprio bolso a impressão de um manuscrito.

    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!