Resenha e promoção: John Carter - Entre Dois Mundos

Lançamento de estreia do selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra,  John Carter – Entre Dois Mundos é uma versão literária da Disney que reúne elementos de vários livros de E.R.Burroughs. Em breve, estarão lançando também Ruas Estranhas – coletânea organizada por George R.R. Martin com autores como Diana Gabaldon, Conn Iggulden, Charlaine Harris (True Blood) e Glen Cook.



John Carter é um personagem criado em 1912, pelo mesmo autor de Tarzan. Na história, ele é um veterano confederado da Guerra Civil Americana que é transportado misteriosamente para Marte, onde passa a viver aventuras com os habitantes daquele planeta, entre paisagens fantásticas.


Edgar Rice começou sua história em forma de contos, denominados "Under the Moons of Mars", que depois foram reunidos no livro Uma Princesa de Marte, em 1917.



A série continuou em mais livros e John Carter foi protagonista em apenas 5 deles:

·         O segundo livro, The Gods of Mars (1918);

·         O terceiro, The Warlord of Mars (1919);

·         O oitavo, Swords of Mars (1936);

·         O décimo, Llana of Gathol (1948) e o décimo primeiro John Carter of Mars (1964).

John Carter foi o principal coadjuvante no quarto livro da série, Thuvia, Maid of Mars (1920) e o nono, Synthetic Men of Mars (1940).

O personagem também ganhou versões quadrinizadas à partir de 1939, pela revista The Funnies e adaptado para páginas dominicais coloridas de jornais em 1943, produzidas por John Coleman Burroughs. Foi também publicado na revista Four Color, e em 62, quando foi criado o selo Gold Key Comics pela Western Publishing. Em 64 a revista Joh Carter of Mars, foi publicada, composta de republicações de histórias da Dell Comics, sua primeira editora.

O aventureiro de Marte teve suas histórias publicadas em 1972, pela DC Comics, logo após Tarzan também ter sido publicado pela editora, e nas edições de 1 a 7 da revista Weird Worlds. John voltou a ser adaptado para os quadrinhos em 1977, pela Marvel Comics sob o título John Carter Warlord of Mars e teve 28 números

Sinopse:

Perdido em um mundo, encontrado em outro.

Guerra Civil, EUA. John Carter, um soldado veterano, é misteriosamente transportado para Barsoom, o planeta vermelho, conhecido como Marte. Envolvido em um conflito de proporções épicas, em meio a uma guerra alienígena, Carter precisa lutar para manter vivos dentro de si dois dos sentimentos humanos mais conhecidos: a esperança e o amor.

Fragmento:

Marte… É assim que vocês o chamam e acham que o conhecem. O planeta vermelho. Sem ar, sem vida. Mas vocês não conhecem Marte, pois seu nome verdadeiro é Barsoom. E não é sem ar e nem é morto.”

Resumo:

Ao fugir de índios apaches no Arizona, John Carter se esconde em uma caverna e é misterio­samente transportado para Barsoom, um planeta habitado por outras raças. Nesse novo local, John é capturado por quatro criaturas primitivas e passa de prisioneiro à protagonista de uma guerra entre duas nações em um planeta destruído.

Em meio ao caos, a milhões de quilômetros da Terra, Carter redescobre sua humanidade e resgata sua esperança através de um profundo sentimento pela princesa Dejah Thoris. Uma esperança dividida com toda uma raça alienígena, capaz de reconhecer, na figura daquele terrá­queo, um legítimo líder.

Autores:

Stuart Moore escreveu a romantização do filme John Carter – entre dois mundos. É editor e escritor de quadrinhos e romances. Escreveu para as séries de ficção Homem de ferro, Os vingadores, Transformers e Wolverine. Em 1996 recebeu o prêmio Comic Industry de melhor editor por Monstro do pântano, Os invisíveis e Preacher. Atualmente ele mora em Nova York e trabalha na JLA/The 99, uma cross company entre a DC Comics e a Teshkeel Comics.

Edgar Rice Burroughs, renomado por suas obras de aventura fantástica, ficou conhecido pelo personagem Tarzan e pela série de 11 livros sobre o planeta Marte protagonizada, em grande parte, por John Carter. Uma princesa de Marte é um dos livros dessa série e serviu como base para o filme John Carter – entre dois mundos. Nascido em Chicago, em 1875, apenas aos 35 anos de idade Edgar passou a dedicar-se à escrita. Na época de sua morte, em 1950, seus livros já haviam sido traduzidos para 32 idiomas.

Para participar do sorteio do livro basta preencher o formulário abaixo. A promoção começa hoje e termina no dia 31 de maio.




a Rafflecopter giveaway

7 comentários

  1. Que ótima promoção!
    Eu estou participando!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e agora quero ler o livro!

    Bye

    ResponderExcluir
  3. ah eu já assisti o filme, o qual este livro foi baseado, achei super engraçado, muito bom mesmo. Não sabia que havia um livro, gostei bastante da resenha e fiquei com vontade de ler. É muito legal acompanhar o personagem neste novo planeta!
    A postagem foi ótima, muito bom você ter incluído mais informações sobe o autor e a obra.
    beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!