Resenha da Ju: Persuasão, Jane Austen - Martin claret


Quando a editora Martin Claret nos permitiu escolher um livro para resenhar eu logo pensei em alguns dos livros que faltam eu ler de Jane Austen, autora de títulos como ''Orgulho e Preconceito'' e ''Razão e Sensibilidade'' (ou Razão e Sentimento, na nova tradução). 

E não me enganei na escolha, como sempre ela arrasa em mais uma história de amor que vai muito além desse tema.

Persuasão foi escrito em 1816 e como a maioria dos livros de Austen trata de como se desenrolavam os relacionamentos nessa época. Ela desnuda ironicamente as questões familiares, os relacionamentos amorosos baseados no dinheiro e os interesses sociais.


O livro tem como personagem principal Anne Elliot, apaixonada por Frederick Wentworth, foi obrigada a romper com ele no passado.  Tendo como pano de fundo as relações familiares e sociais de Anne, vamos vendo como ela tenta lidar com esse amor que, embora ela pensasse acabado, não terminou.


Persuasão trata de vários temas interessantes, como classes sociais, relacionamentos por interesses, casamento, o papel da mulher na sociedade. Aliás, esse ultimo tema levou Austen a ser tema de exaustivas pesquisas na tentativa de entender quem é essa mulher dentro da  literatura da autora. A principio pode parecer q Jane Austen é puramente fruto da época em que vivia, se baseando na ideia de que a mulher se realiza somente através do casamento, que só lhes é reservado histórias de amor. Mas uma olhada mais aprofundada revela muitas nuances dessa ideia.


As obras de Austen já foram adaptadas muitas vezes para o cinema e televisão, e essa obra em especial já foi adaptada 4 vezes. Eu indico fortemente uma das adaptações da BBC que sempre faz um trabalho espetacular nas adaptações dos livros de autores britânicos e irlandeses.

Um comentário

  1. Amo os clássicos e Jane Austen é uma autora de grandes qualidades, seu modo de escrever combina elegância e ironia e é delicioso de se ler. Todos os livros dela são maravilhosos e embora eu ainda não tenha lido Persuasão recomendaria essa leitura sem medo.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!