Guy de Maupassant e seu Bel Ami


Henry RenĂ© Albert Guy de Maupassant foi um escritor francĂªs pertencente Ă  corrente realista (e muito particularmente Ă  emergente corrente naturalista) que viveu e faleceu na segunda metade do sĂ©culo XIX. Fortemente influenciado pelo “fundador” do Realismo e seu mestre, Gustave Flaubert, Maupassant Ă© particularmente conhecido por ter escrito mais de 300 contos e cinco romances (entre eles Bel-Ami) no curto espaço de dez anos. Sua obra Ă© conhecida por retratar situações psicolĂ³gicas e fazer crĂ­tica social com tĂ©cnica naturalista.



Maupassant teve uma infĂ¢ncia e uma juventude aparentemente felizes no campo, em companhia da mĂ£e, uma mulher culta e depressiva, que foi abandonada pelo marido.


Na dĂ©cada de 1870, ele se dirigiu a Paris, onde se firmou como contista e teve contato com os grandes escritores realistas e naturalistas da Ă©poca: Zola, Flaubert e o russo TurguĂªniev.

Entre 1875 e 1885, produziu a maior parte de seus romances e contos. Maupassant talvez tenha sido, nos Ăºltimos anos do sĂ©culo XIX, o escritor mais lido no mundo.


Rico e famoso, ele teve muitos casos amorosos, mas a sĂ­filis o atormentou por mais de uma dĂ©cada, ocasionando-lhe pesadelos, angĂºstia e de alucinações.

Em 1892, Guy de Maupassant tentou o suicĂ­dio. Morreu, porĂ©m, no ano seguinte, em um manicĂ´mio, aos 43 anos de idade, em consequĂªncia de complicações da sĂ­filis. Foi enterrado no cemitĂ©rio de Montparnasse, em Paris.


Bel Ami

<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
<>
</>
TĂ­tulo
Bel-Ami
Autor
Guy De Maupassant
Editora
EstaĂ§Ă£o Liberdade
ISBN
9788574481852
PĂ¡ginas
364
EdiĂ§Ă£o
1
Tipo de capa
BROCHURA
Ano
2010
Assunto
Literatura Estrangeira
Idioma
PortuguĂªs
CĂ³digo de Barras
9788574481852

(capa antiga)

Bel ami Ă© um romance realista com sĂ³lidas influĂªncias naturalistas. O narrador relata a histĂ³ria de vida de Georges Duroy, um oficial do exĂ©rcito devolvido Ă  vida civil que inicialmente trabalha como empregado de escritĂ³rio nos caminhos-de-ferro. Este, atravĂ©s do seu amigo e ex-camarada, Charles Forestier, anseia pertencer Ă  classe alta de Paris nos anos 80 do sĂ©culo XIX. Para isso, o charmoso e galanteador homem com “um encanto irresistĂ­vel no bigode” conta tambĂ©m com a ajuda da mulher do amigo, Madeleine, que para alĂ©m de o "auxiliar" na escrita dos textos para o jornal “Vie Française”,o apresenta Ă s pessoas mais influentes da sociedade burguesa da altura. Entre elas estĂ¡ a resoluta Clotilde de Marenne, a conservadora Virginie Walter e a sua inocente filha Suzanne, com quem desenvolverĂ¡, ao longo da trama, relações Ă­ntimas distintas e complexas que originarĂ£o a ascensĂ£o social que Georges, futuro Du Roy de Cantel, sempre haverĂ¡ ansiado e aspirado.
Charles Duroy Ă© a encarnaĂ§Ă£o do erotismo, um erotismo de bigode, de olhos azuis, que envolve, sobretudo as mulheres e nĂ£o conhece escrĂºpulos. O protagonista, criado por Maupassant, Ă© um verdadeiro anti-herĂ³i, ele passa por cima de todos para alcançar seus objetivos. Bel-Ami, apelido de Duroy, Ă© um chantagista, mulherengo, enganador; enfim, ele Ă© um homem que encara a sociedade como um local onde sĂ³ o mais forte pode vencer.
A obra, recheada de cenas sensuais, descreve Paris em detalhes: Ao longo do romance, Duroy frequenta locais famosos na cidade, como o cabaré Folies Bergère e o Bois de Boulogne, além das regiões campesinas em torno da capital francesa, e certas cenas se passam nas igrejas de Paris, como na Igreja da Trindade e na Igreja de Santa Madalena.
TĂ­tulo Bel-Ami
Autor Guy de Maupassant
Editora Landmark
ISBN 9788580700169
PĂ¡ginas 432
EdiĂ§Ă£o 1
Tipo de capa CAPA DURA
Ano 2012
Assunto Literatura Estrangeira-Romances
Idioma PortuguĂªs
CĂ³digo de Barras 9788580700169
“Pensava nas moscas que vivem algumas horas, nos insectos que vivem alguns dias, nos homens que vivem alguns anos, nos mundos que vivem alguns sĂ©culos. Que diferença havia, no entanto, entre uns e outros? Algumas auroras a mais, eis tudo.” (PĂ¡g. 158)

Bel-Ami Ă©, sem dĂºvida, um dos melhores livros que jĂ¡ li. Embora tenha como plano de fundo a sociedade francesa da Ă©poca, distingue-se claramente desta por ser um livro leve que pela sua escrita e calculismo do personagem principal deixa o leitor constantemente maravilhado e surpreendido sem saber o que irĂ¡ acontecer a seguir.

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!