Resenha da Drica: Pegasus e o Fogo do Olimpo, Kate O'Hearn - Leya


1º Livro da SĂ©rie Olimpo em Guerra – Kate O’Hearn

TĂ­tulo Nacional: Pegasus e o Fogo do Olimpo

Ano de Lançamento: 2011

NĂºmero de PĂ¡ginas: 296 pĂ¡ginas

Editora: Leya

Tradutor: Cassius Medauar

TĂ­tulo Original: Pegasus and the Flame

Ano de Lançamento: 2011

NĂºmero de PĂ¡ginas: 352 pĂ¡ginas

Editora: Hodder Children’s Books

Sinopse: Quando Pegasus, o majestoso e mitolĂ³gico cavalo alado, Ă© atingido por um raio e cai em seu terraço durante uma violenta tempestade que deixa Nova York no escuro, a vida da jovem Emily transforma-se em uma lenda. Buscando ajuda para tratar os graves ferimentos de Pegasus, Emily recorre ao garoto estranho da escola, Joel. Trabalhando juntos, eles rapidamente descobrem que o cavalo alado tem mais do que ferimentos da tempestade.

“Os fĂ£s de mitologia grega encontrarĂ£o muita paixĂ£o em Pegasus e o Fogo do Olimpo. Kate OHearn narra uma vencedora mistura entre aventura moderna e fantasia clĂ¡ssica!” – Rick Riordan, autor da sĂ©rie Percy Jackson.

A paz dos deuses mĂ­ticos estĂ¡ ameaçada. Um exĂ©rcito de Nirads – monstros guerreiros com quatro braços – ataca o Olimpo com um Ăºnico propĂ³sito: apagar o fogo que mantĂªm a existĂªncia e o poder dos deuses gregos, o fogo do Olimpo. Enquanto a batalha Ă© travada no Olimpo, Nova York Ă© assolada por uma tempestade de raios e trovões, e a pequena Emily, garota comum, que perdeu a mĂ£e hĂ¡ trĂªs meses e agora compartilha sua profunda tristeza com o pai, Steve Jacobs, um policial dedicado e Ă­ntegro, observa a chuva da janela, no 20º andar de seu prĂ©dio.

Enquanto JĂºpiter, HĂ©rcules, Marte e Vulcano tentam impedir o avanço do exĂ©rcito inimigo, a deusa Diana decide enviar Pegasus para a Terra com dois propĂ³sitos: proteger o animal mĂ­stico da destruiĂ§Ă£o e encontrar a criança escolhida que guarda uma parte da chama mitolĂ³gica em seu coraĂ§Ă£o.

Depois de ser arremessado para a Terra, Pegasus é atingido por um raio Pegasus é atingido por um raio ao ter suas rédeas douradas roubadas pelo Olímpico Paelen, e cai no terraço acima do apartamento de Emily, ferido.

Assustada com a tempestade, principalmente depois que um raio atinge o Empire State Building, localizado diante de seu edifĂ­cio, provocando um blecaute generalizado na cidade, a jovem se depara com a bela criatura e sente um irresistĂ­vel desejo de socorrĂª-la, mesmo correndo o risco de se ferir sob o assombroso temporal.

Incapaz de retirar a lança cravada por um Nirad sob uma de suas asas, e de recolocar a outra no lugar, Emily convence Pegasus a aceitar a ajuda de seu misterioso colega de escola, Joel de Silva, uma vez que o garanhĂ£o a proĂ­be de contar sobre ele a seu pai. Ela nĂ£o consegue pensar em outra pessoa, jĂ¡ que o menino Ă© obcecado pela imagem do ser alado, presença constante nos desenhos que povoam seu caderno.

Nasce neste momento uma intensa amizade entre os trĂªs. E logo o trio se vĂª perseguido por Nirads que querem destruir Pegasus para impedi-lo de cumprir a missĂ£o que o trouxe ao Planeta.

O GaranhĂ£o foi incumbido por JĂºpiter de levar de volta o Fogo ao Olimpo, pois o Olimpo seria destruĂ­do se a chama que o mantinha vivo fosse apagada. Os Nirads somente derrotaram os OlĂ­mpicos porque a filha de Vesta, portadora do coraĂ§Ă£o do Fogo do Olimpo na Terra, permitiu que sua Chama enfraquecesse, mas agora ela Ă© a Ăºnica que pode reacender a concha vazia e apagada que permanece no Templo e salvar nĂ£o somente o Olimpo, mas tambĂ©m o mundo dos humanos.

Para isso, eles tĂªm que fugir dos Nirads e dos sombrios integrantes da UCP, uma agĂªncia secreta do governo norte-americano, habituada a caçar alienĂ­genas; eles aprisionam Paelen.

Pegasus, Emily e Joel precisam se esconder em Nova York e ao mesmo tempo ajudar os Olímpicos a manter o fogo aceso. Mas como encontrar a criança escolhida num planeta com mais de seis bilhões de habitantes?



Sobre a autora

Apesar de ter nascido no CanadĂ¡, Kate O'Hearn cresceu em Nova York. TambĂ©m morou em Chicago, Fort Lauderdale, Los Angeles, San Francisco e diversas outras cidades. Foi esse estilo de vida que alimentou sua imaginaĂ§Ă£o ativa e amor por tudo diferente. "Muitas vezes, eu estava em Nova York, descendo a Quinta Avenida, e imaginava que eu realmente estava voando entre os desfiladeiros da cidade, nas costas de um dragĂ£o selvagem." Embora ela tenha tido vĂ¡rios tipos de trabalho e carreiras, sempre foi o escrever que lhe dava mais prazer, e Ă© um prazer que ela gosta de compartilhar: contar histĂ³rias de aventuras selvagens em terras estranhas, e das famĂ­lias que enfrentam perigos terrĂ­veis e se unem em sua luta por um objetivo comum. Ela mora na Inglaterra.

Autora de livros de fantasia, suas primeiras obras falavam de Dragões e Feiticeiros – a sĂ©rie Shadow of the Dragon – e se tornaram best-sellers do The New York Times. Narrar aventuras em terras mĂ­ticas com herĂ³is que poderiam ser eu ou vocĂª – este Ă© o seu tema favorito.


Minha opiniĂ£o


Tecnicamente falando, a histĂ³ria tem uma narrativa concisa e precisa que surpreende a cada momento o leitor, e o conduz a um final surpreendente e emocionante. Os capĂ­tulos sĂ£o breves e narrados na terceira pessoa, revezam os pontos de vista de Emily e de Paelen. É atravĂ©s da Ă³tica destes personagens que a histĂ³ria se desenrola e as aventuras e peripĂ©cias do grupo sĂ£o descritas.

Pegasus e o Fogo do Olimpo Ă© quase uma versĂ£o feminina adolescente de Percy Jackson. Sendo assim, a narrativa Ă© mais sutil, emotiva. Ambos sĂ£o orfĂ£os, estĂ£o passando por dificuldades emocionais e sĂ£o pegos de surpresa por consequĂªncias inesperadas em suas vidas. Kate aborda o Olimpo pelo lado Romano, Zeus Ă© JĂºpiter, Hermes Ă© MercĂºrio e assim por diante.

Demorei muito para ler esse livro. Comprei ele no ano passado, mas como ainda nĂ£o tinha os outros dois, fui deixando ele de lado. Que arrependimento... Mas, afinal, me redimi: li o livro em 3 dias!!! Simplesmente adorei o livro. Como nĂ£o bastasse ser apaixonada por mitologia, seja ela de que origem for, amei a postura da Kate em enfatizar o problema dos maus tratos aos cavalos e da construĂ§Ă£o da personagem Diana como uma verdadeira protetora dos direitos dos animais. Ah, Diana, como esse mundo precisa de vocĂª...

- No que vocĂªs transformaram este mundo para tratarem seus animais desse jeito?

- Diana, ponha ele no chĂ£o, por favor! – Emily gritou. – Ele nĂ£o fez nada!

- Talvez nĂ£o, mas vive em um mundo que permite esse tipo de coisa. – Diana o abaixou atĂ© o chĂ£o. – Isso Ă© imperdoĂ¡vel.

Joel e Steve olharam para o cavalo morto.

- Sei que Ă© terrĂ­vel – Steve falou – e tenho vergonha do que nos tornamos e de como tratamos nossos animais, mas alguns de nĂ³s estĂ£o tentando mudar as coisas, fezĂª-las ficarem melhor.

- EntĂ£o estĂ£o falhando em seus esforços! - Diana atacou e apontou para o cavalo morto. – Fiquei longe tempo demais. Quando tudo isso acabar e o meu mundo for restaurado, retornarei e nĂ£o permitirei que isso se repita. Lugares como este conhecerĂ£o a minha fĂºria! – EntĂ£o olhou para Joel. – VocĂª disse que me conhece dos livros? Nesse caso deve saber como me sinto em relaĂ§Ă£o aos animais. NĂ£o vou tolerar esse tipo de abuso. – Ela foi atĂ© outra cocheira e começou a abrir a porta. Esses cavalos tĂªm que ser libertados; isso nĂ£o Ă© vida para eles.

Pegasus e o Fogo do Olimpo Ă© apenas o primeiro livro da sĂ©rie Olimpo em Guerra, e Ă© com ansiedade que aguardo o prĂ³ximo volume, jĂ¡ que os personagens desta saga sĂ£o simplesmente apaixonantes e inesquecĂ­veis.

4 comentĂ¡rios

  1. Se o Rick Riordan assina embaixo, eu confio!!!
    Ah mitologia... grega, romana... eu adoro... me perco na histĂ³ria, me envio para lĂ¡...
    Adorei a resenha, fiquei curiosĂ­ssima para ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog Ă© muito legal , divulgando qualquer novidade me lembra ! Bjs
    Gostaria que seguisse o meu!

    ResponderExcluir
  3. Interessante - pretendo lĂª-lo, um amigo tem, posso emprestar dele, rsrs

    Enfim! É mesmo, nĂ³s adoramos insistir em erros, pensando que com a gente vai ser diferente :T Um dia a gente aprende, nĂ©? :')
    Magina *-*

    Estou doida pela sorteio (yn)'
    Quem sabe,né?
    Um beeijo!
    PĂ¢m
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que capa linda! Amei!
    O enredo, por sua vez, pareceu bem interessante. TambĂ©m adoro livros com algum tipo de mitologia e este parece ser Ă³timo, com muita aventura e surpresas ao longo da estĂ³ria. Os personagem parecem cativantes, muito bom saber que o livro Ă© narrado pelo ponto de vista dos trĂªs, deve prender bastante o leitor.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!