• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Drica: Frankenweenie - mais Tim Burton


    Elenco: Vozes de Winona Ryder, Martin Short, Catherine O’Hara, Martin Landau, Charlie Tahan, Atticus Shaffer

    Distribuidora: Walt Disney

    Estreia: 2 de Novembro de 2012

    Sinopse: 'Frankenweenie' é um conto acolhedor sobre um menino e seu cão. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.


    Frankenweenie, longa-metragem da Disney em stop motion 3D e preto e branco, que adapta o curta de 1984 do diretor Tim Burton, acompanha um menino que decide trazer seu cachorro de volta à vida no melhor estilo Frankenstein.

    No novo filme, Burton amplia o universo do jovem Victor Frankenstein, colocando em cena outros "monstros", como Drácula e Lobisomem. "Quando fizemos o curta, pensamos 'sem muitos problemas isso poderia ser transformado em um longa'. Foram alguns anos até se adicionar a mistura Abbott and Costello Meet Frankenstein [filme de 1948 onde a famosa dupla encontra além do monstro do título, Drácula e o Lobisomem], que é algo que veio naturalmente, provavelmente depois do curta. O núcleo sempre foi o mesmo, e eu queria manter o núcleo. É o centro da história. Nós só tentamos adicionar outras coisas, o mais naturalmente possível. Uma das coisas que eu tinha interesse em fazer era dar mais atenção à sala de aula e às crianças, as políticas das crianças, a rivalidade e os experimentos entre as crianças. Aquele mundo parecia combinar com esse mote de House of Frankenstein [filme de 1944 que também reúne Frankenstein, Drácula e Lobisomem]. Mas tentamos desenvolver isso naturalmente, para que não parecessem duas histórias separadas. A raiz de tudo é a história original do menino e seu cachorro", declarou.

    Segundo Burton, o filme é um dos seus trabalhos mais pessoais, unindo sua experiência com animais de estimação e seu amor por histórias de monstros: "Lembro daquela primeira relação com um animal de estimação, onde há aquele amor incondicional. Você sai da sala e quando você volta é como se tivesse longe há anos. E então, pois animais geralmente não vivem muito, foi minha primeira experiência pura e minha primeira experiência com a morte. Foi uma combinação poderosa das duas coisas. Foi daí que surgiu a história. A ideia de nunca esquecer o trauma emocional de perder aquela relação, mas facilmente relacionando-a com a história de Frankenstein, que é outro amor. Foi fácil casar as duas coisas sem parecer forçado".

    Por se tratar de um filme pessoal, o diretor reuniu no elenco de vozes atores com quem já havia trabalhado anteriormente, como Martin Landau (Ed Wood), Martin Short (Marte Ataca!), Catherine O’Hara (O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem) e Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward Mãos de Tesoura), apesar de não contar com seus habituais parceiros, Johnny Depp e Helena Bonham Carter: "É uma coisa tão pessoal que quis fazer o possível para deixar mais pessoal ainda. Sempre, as vozes precisam ser as certas. Com Martin e Catherine, eles são tão bons. Foi por isso que fiz com que fizessem três vozes cada. Para mim, há uma grande energia nisso. E Winona, eu não a via há anos. A mesma coisa com Martin. Uma coisa assim só pode tornar a coisa mais pessoal".

    Quanto à técnica escolhida, stop motion ao invés de computação gráfica, Burton diz que as imperfeições da técnica analógica servem para dar personalidade ao filme. "A tecnologia pode suavizar as linhas. Tínhamos bonecos tão bons em A Noida Cadáver que as pessoas acharam que eram feitos no computador, o que não é verdade. Tentamos fazer com que nossas limitações de orçamento trabalhem a nosso favor".

    Com roteiro de John August, Frankenweenie estreia em 5 de outubro nos EUA e em 2 de novembro no Brasil.

    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!