Resenha da Drica: Frankenweenie - mais Tim Burton


Elenco: Vozes de Winona Ryder, Martin Short, Catherine O’Hara, Martin Landau, Charlie Tahan, Atticus Shaffer

Distribuidora: Walt Disney

Estreia: 2 de Novembro de 2012

Sinopse: 'Frankenweenie' Ă© um conto acolhedor sobre um menino e seu cĂ£o. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cĂ£o Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciĂªncia para trazer de volta Ă  vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criaĂ§Ă£o feita Ă  mĂ£o, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.


Frankenweenie, longa-metragem da Disney em stop motion 3D e preto e branco, que adapta o curta de 1984 do diretor Tim Burton, acompanha um menino que decide trazer seu cachorro de volta Ă  vida no melhor estilo Frankenstein.

No novo filme, Burton amplia o universo do jovem Victor Frankenstein, colocando em cena outros "monstros", como DrĂ¡cula e Lobisomem. "Quando fizemos o curta, pensamos 'sem muitos problemas isso poderia ser transformado em um longa'. Foram alguns anos atĂ© se adicionar a mistura Abbott and Costello Meet Frankenstein [filme de 1948 onde a famosa dupla encontra alĂ©m do monstro do tĂ­tulo, DrĂ¡cula e o Lobisomem], que Ă© algo que veio naturalmente, provavelmente depois do curta. O nĂºcleo sempre foi o mesmo, e eu queria manter o nĂºcleo. É o centro da histĂ³ria. NĂ³s sĂ³ tentamos adicionar outras coisas, o mais naturalmente possĂ­vel. Uma das coisas que eu tinha interesse em fazer era dar mais atenĂ§Ă£o Ă  sala de aula e Ă s crianças, as polĂ­ticas das crianças, a rivalidade e os experimentos entre as crianças. Aquele mundo parecia combinar com esse mote de House of Frankenstein [filme de 1944 que tambĂ©m reĂºne Frankenstein, DrĂ¡cula e Lobisomem]. Mas tentamos desenvolver isso naturalmente, para que nĂ£o parecessem duas histĂ³rias separadas. A raiz de tudo Ă© a histĂ³ria original do menino e seu cachorro", declarou.

Segundo Burton, o filme Ă© um dos seus trabalhos mais pessoais, unindo sua experiĂªncia com animais de estimaĂ§Ă£o e seu amor por histĂ³rias de monstros: "Lembro daquela primeira relaĂ§Ă£o com um animal de estimaĂ§Ă£o, onde hĂ¡ aquele amor incondicional. VocĂª sai da sala e quando vocĂª volta Ă© como se tivesse longe hĂ¡ anos. E entĂ£o, pois animais geralmente nĂ£o vivem muito, foi minha primeira experiĂªncia pura e minha primeira experiĂªncia com a morte. Foi uma combinaĂ§Ă£o poderosa das duas coisas. Foi daĂ­ que surgiu a histĂ³ria. A ideia de nunca esquecer o trauma emocional de perder aquela relaĂ§Ă£o, mas facilmente relacionando-a com a histĂ³ria de Frankenstein, que Ă© outro amor. Foi fĂ¡cil casar as duas coisas sem parecer forçado".

Por se tratar de um filme pessoal, o diretor reuniu no elenco de vozes atores com quem jĂ¡ havia trabalhado anteriormente, como Martin Landau (Ed Wood), Martin Short (Marte Ataca!), Catherine O’Hara (O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem) e Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward MĂ£os de Tesoura), apesar de nĂ£o contar com seus habituais parceiros, Johnny Depp e Helena Bonham Carter: "É uma coisa tĂ£o pessoal que quis fazer o possĂ­vel para deixar mais pessoal ainda. Sempre, as vozes precisam ser as certas. Com Martin e Catherine, eles sĂ£o tĂ£o bons. Foi por isso que fiz com que fizessem trĂªs vozes cada. Para mim, hĂ¡ uma grande energia nisso. E Winona, eu nĂ£o a via hĂ¡ anos. A mesma coisa com Martin. Uma coisa assim sĂ³ pode tornar a coisa mais pessoal".

Quanto Ă  tĂ©cnica escolhida, stop motion ao invĂ©s de computaĂ§Ă£o grĂ¡fica, Burton diz que as imperfeições da tĂ©cnica analĂ³gica servem para dar personalidade ao filme. "A tecnologia pode suavizar as linhas. TĂ­nhamos bonecos tĂ£o bons em A Noida CadĂ¡ver que as pessoas acharam que eram feitos no computador, o que nĂ£o Ă© verdade. Tentamos fazer com que nossas limitações de orçamento trabalhem a nosso favor".

Com roteiro de John August, Frankenweenie estreia em 5 de outubro nos EUA e em 2 de novembro no Brasil.

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!