Lançamento e promoção - Apaixonada por Palavras



Muito antes de se tornar conhecida por seus romances juvenis das séries Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, Paula já escrevia crônicas, muitas publicadas em sites literários. Agora, várias delas estão reunidas nesta obra, em que a protagonista não é Fani nem Priscila: desta vez, é Paula Pimenta por Paula Pimenta. Narrado em primeira pessoa, o livro reúne 55 crônicas, que descrevem seus sentimentos, suas experiências e suas reflexões. Com a mesma eloquência e fluidez que caracterizam seus romances, Paula Pimenta revela aqui a si própria, com relatos, ideias e comentários, de forma clara e envolvente.


A Editora Gutenberg está lançando Apaixonada por Palavras, livro superlegal da escritora brasileira Paula Pimenta. E nos juntamos a ela para fazer um sorteio do livro. Basta seguir as regras para participar e torcer muito para ganhar:


1. Seguir o blog Minha velha estante pelo GFC (caixinha de seguidores aqui ao lado)

2. Seguir o twitter do blog @dricamedeiros;

3. Seguir o twitter da @gutenberg_ed;

4. Deixar um comentário nesse post com nome de seguidor do blog e de seguidor no twitter;

5. E twittar quantas vezes quiser a seguinte frase, sem alterações:


“A @gutenberg_ed e @dricamedeiros se juntaram para me presentear com o livro Apaixonada por Palavras da @ppimenta_ofic http://kingo.to/1b1i.”


- A promoção começa hoje (26/08) e vai até o dia 08/09.

- O sorteio será feito pelo sorteie.me.

- O ganhador será divulgado no twitter e aqui no blog, e o mesmo terá 48 horas para responder a DM enviada ou será realizado outro sorteio.

- O livro será enviado ao ganhador pela Editora Gutenberg em até 30 dias.


Enquanto o resultado da promoção não chega, se delicie com essa crônica da Paula Pimenta.


"Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras.


No caminho de casa, passo por uma pista de cooper onde têm barras e aparelhos de ginástica. Em qualquer hora do dia ou da noite, rapazes de se fazer inveja aos galãs globais puxam ferros, correm mais do que para tirar a mãe da forca, levantam pesos, malham até o dedão do pé. Ao lado deles, garotas soltam suspiros para cada flexão de braço, lançam exclamações para cada bíceps trabalhado, fazem votação para definir qual peitoral é o mais sarado. Deixo tudo para elas. Tais rapazes não merecem um segundo olhar meu. Para mim, músculo em excesso é inversamente proporcional à inteligência.


Fim de semana. Depois de muita insistência, aceito o convite das minhas amigas para ir dançar, mesmo sabendo que me arrependerei. Lugar dos infernos. Quente, barulhento, enfumaçado. E ainda por cima tenho que escutar aquela mesma frase: "E aí, gata, vem sempre por aqui?". Fico na dúvida entre vomitar, sair correndo ou fingir que sou surda.

Outra situação: O moço é lindo. Toca violão. Minha família gosta dele. Já estou quase convencida de que é minha alma-gêmea. E então ele me manda um cartão: "Não me canço de te olhar". É, querido, vai ter que olhar para o outro lado. Cansada estou eu de quem não sabe escrever nem em português.


Mas por que eu sou tão viciada em palavras? Por ter crescido lendo enquanto minhas amigas brincavam de pique-esconde? Por minha primeira paixão ter sido o Cebolinha, nos gibis da Turma da Mônica? Por amar poesia desde que nasci? Não sei. O fato é que me desperta curiosidade quem sabe escrever o que pensa.


Garotos que escrevem bem têm um charme diferente. Suas palavras me acariciam de tal forma, que se tornam vitais para minha sobrevivência. Se eles têm tanto cuidado com a escrita, imagine o carinho que teriam comigo... Ah, os homens que sabem escrever! Alguns conseguem ser tão sinestésicos, que chego a perceber a voz deles por entre as linhas.


Os que mais me impressionam são os que adivinham meu pensamento, mesmo sem me conhecer. É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu.


Infelizmente, a recíproca não é verdadeira. O sexo masculino, no geral, ainda se sensibiliza mais com um corpo esculpido do que com a forma que as escritoras dão às suas frases.


No dia em que eu encontrar um que se importe mais com o que eu escrevo do que com a minha embalagem, eu me caso. Desde que a proposta seja feita por escrito. E que por trás daquelas palavras, existam óculos em vez de músculos."

25 comentários

  1. Elis Miranda
    @elismiranda
    @codinomeleitora

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Júlia Mueller
    @JliaMueller
    @fani_pimentinha

    ResponderExcluir
  4. H2O Meninas Sereias Fã Club
    @nathiiirocha

    ResponderExcluir
  5. paula peres costa dos santos27 de agosto de 2012 às 19:45

    Oba!!! Quero ganhar, pois sou uma professora Apaixonada por palavras!!! Paula Peres Santos.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito!
    Seguidora: EricaMarts
    @EricaMarts

    Bye

    ResponderExcluir

  7. Seguidora: Jordana Broering
    @Jordanabroering

    ResponderExcluir
  8. PArticipando!

    seguidor Gabriela Martins
    twitter @ga_brielamartin

    ResponderExcluir
  9. Ah, a cronica é linda...me identifico mtu! Adoro as palavras...odeio as embalagens! Pra mim só um conto ou uma crônica pode ser mais bonito que um poema. Acho que falta isso nas pessoas.

    disturbando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Liliane Santana de Almeida
    @_almeidaliliane

    ResponderExcluir
  11. Participando Dri!!!! Tem promoções rolando lá no blog tb! Te espero por lá! =)
    Beijos,
    Nica
    @DraftsdaNica

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ganhar esse livro!

    Ricardo Pereira
    @ricardoemprosa

    ResponderExcluir
  13. Quero muito!
    Nome de seguidor: Neyara Furtado
    @neyaraf

    Torcendo! *.*

    ResponderExcluir
  14. Quero tanto!!!rsrs
    Participando.
    Seguidora: Dani Lobo
    Twitter: @Dani_Marjorie

    ResponderExcluir
  15. participando :D
    Thatah (GFC)
    @thataperrone

    ResponderExcluir
  16. Participando!
    Seguidora: Greiciely Silva Santos
    @GreicySantos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!