Mensagem do dia

O recorde do livro dos recordes


O Guinness World Records, o compêndio dos recordes, detém ele próprio uma marca: é o livro mais vendido no mundo. A Bíblia e o Alcorão podem até vender mais, mas ninguém detém direitos autorais sobre as obras e, por isso, não competem nessa categoria. Desde sua primeira publicação, em 1955, o Guinness vendeu mais de 100 milhões de cópias em mais de 100 países e foi traduzido para 37 línguas.

A ideia de fazer a publicação nasceu de uma discussão entre o então diretor da cervejaria Guinness, sir Hugh Beaver, com amigos que participavam de uma caçada na Irlanda. Seria a tarambola-dourada a ave de caça mais veloz da Europa? Ele percebeu que um livro que respondesse a esse tipo de pergunta teria forte apelo popular. Curiosidades como essa seriam alvos de debates acalorados nos pubs ingleses – regados, é claro, a muita cerveja Guinness. Foi assim que, em 27 de agosto de 1955, foi lançada a primeira edição do The Guinness Book of Records. O livro logo se tornou um best-seller e, mais tarde, passou a chamar-se Guinness World Records.

De acorod com a Revista SUPERINTERESSANTE.

Tim Burton transforma Johnny Depp em vampiro em 'Sombras da Noite'

Longa é a oitava parceria entre o ator e o diretor de 'Edward Mãos de Tesoura'



Elenco: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Jackie Earle Haley, Jonny Lee Miller, Chloë Moretz, Gulliver McGrath, Christopher Lee, Alice Cooper.

Direção: Tim Burton

Gênero: Terror

Distribuidora: Warner Bros.

Orçamento: US$ 120 milhões

O galã Johnny Depp aparece cinzento e dentuço em Sombras da Noite, sua oitava parceria com o amalucado diretor Tim Burton, que agora o transforma em vampiro. No filme, o ator interpreta Barnabas Collins, um rico empresário do século XVIII convertido em vampiro por uma bruxa.

Apaixonada por Collins, a vilã já havia enfeitiçado o amor da vida do empresário, Josette, que levou a cometer suicídio. Trancado em um caixão, Collins passa anos afastado do mundo, até ser libertado por operários em 1972 e descobrir que sua rica e poderosa família está a ponto de ser engolida pela ambição desmedida de Angelique Bouchard, na verdade Eva Green (Michelle Pfeiffer), a bruxa que o transformou em vamp.

O longa se baseia em uma série de televisão americana muito conhecida no final dos anos 1960 e início dos 70, protagonizada pelo ator recentemente falecido Jonathan Frid. No Brasil, o lançamento do filme está previsto para 22 de junho.

Assista ao trailler:


Mensagem do dia

O tempo passa? Não passa, Carlos Drummond de Andrade

O tempo passa? Não passa

O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade
.

O tempo passa? Não passa, Carlos Drummond de Andrade

O tempo passa? Não passa

O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade
.

As 10 maiores bilheterias do cinema

Confira as bilheterias bilionárias da história do cinema. Os filmes estão ordenados de acordo com a receita, do maior para o menor faturanento – embora nenhum seja pequeno.

1. Avatar


A história da luta entre humanos e alienígenas da tribo Na’vi pelas riquezas naturais de Pandora - o que levou o filme a ser visto como metáfora da invasão americana no Iraque - quebrou recordes. Ao todo, Avatar arrecadou 2,78 bilhões de dólares. O faturamento do longa ultrapassou o valor ganho por Titanic (1997), até então o longa mais visto da história. O detalhe curioso é que ambos são projetos do canadense James Cameron, um cineasta que certamente não tem problemas financeiros.
2. Titanic


A reestreia de Titanic na versão 3D, com gancho no centenário do naufrágio do navio, fez o longa voltar à disputa pelo primeiro lugar na lista das maiores bilheterias de todos os tempos. O retorno da trilha que causa engulhos na atriz Kate Winslet, no entanto, não permitiu a Titanic superar Avatar. Em sua estreia em 1997, o filme de James Cameron sobre a história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) arrecadou 1,8 bilhão de dólares. Em 2012, com os recursos em 3D, chegou a 2,04 bilhões de dólares.
3. Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2


Depois de sete filmes, o capítulo final da da saga Harry Potter, dirigido por David Yates, confirmou o sucesso do bruxinho. O longa Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 faturou ao todo 1,32 bilhão de dólares. Não apenas os atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram com a franquia, mas também suas contas bancárias, uma vez que todos os filmes baseados na série de J.K. Rowling foram um fenômeno comercial: eles estão entre as 33 maiores arrecadações de todos os tempos.
4. Transformers - O Lado Oculto da Lua


As eternas cenas de ação entre robôs gigantes alienígenas que se transformam em carros de Transformers – O Lado Oculto da Lua conquistaram o público e deram ao longa o quarto lugar na lista das maiores bilheterias, com 1,12 bilhão de dólares. O terceiro filme da saga dirigida por Michael Bay custou 195 milhões de dólares e apresentou melhorias em relação aos dois primeiros da franquia, tanto em relação à animação como à história. Em sua estreia, em junho de 2011, o filme se tornou a terceira maior arrecadação no fim de semana de estreia.
5. O Senhor do Anéis - O Retorno do Rei


A viagem final de Frodo, Sam e Gollum à Montanha da Perdição para destruir o Anel rendeu ao último capítulo da saga fantástica O Senhor dos Anéis 1,11 bilhão de dólares nos cinemas. Além da notável arrecadação, o desfecho da trilogia igualou o recorde de Titanic no Oscar: o longa levou 11 estatuetas na festa de 2004, incluindo o prêmio de melhor filme. Os três longas da série baseada nos livros de J.R.R. Tolkien foram dirigidos pelo neozelandês Peter Jackson.
6. Piratas do Caribe - O Baú da Morte


O segundo filme da saga Piratas do Caribe traz o ator Johnny Depp no papel do amalucado capitão Jack Sparrow, aqui encrencado com Davy Jones, comandante de um poderoso navio fantasma, o Flying Dutchman. No total, o longa arrecadou 1,066 bilhão de dólares desde sua estreia em 2006. O primeiro filme da série havia atingido uma receita de 654,24 milhões de dólares.
7. Toy Story 3

Prestes a ir para a faculdade, o jovem Andy, de 17 anos, resolveu arrumar seu quarto e descartar coisas de que não precisaria mais, como seus brinquedos. É aí que o boneco do caubói Woody entra em ação para salvar os amigos Buzz, Jessie e Sr. Cabeça de Batatas, condenados a ir para o lixo. E assim começa mais uma – a última – aventura cômica da franquia Toy Story. A série teve início em 1995 e ganhou uma sequência quatro anos depois. No entanto, foi apenas com o terceiro filme que a Disney ultrapassou a marca do bilhão com uma animação, faturando 1,063 bilhão de dólares.
8. Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas


De todas as sagas presentes no top 10 das maioers bilheterias do cinema, Piratas do Caribe é a única que possui dois longas na lista. O último filme da série de histórias sobre o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) arrecadou 1,04 bilhão de dólares, cerca de 20 milhões a menos do que o segundo capítulo da franquia. No Brasil, Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas se tornou a maior bilheteria da Disney na história do país.
9. Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma
Assim como Titanic, o quarto filme da série Star Wars voltou aos cinemas mais de uma década depois de sua estreia, mas na versão 3D. O sucesso de bilheteria do longa na época, somado ao faturamento da reestreia, o fez passar da marca do bilhão, com 1,026 bilhão de dólares. Na ordem cronológica da história, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, dirigido por George Lucas, é o filme número 1. Ele conta a vida do aprendiz de Jedi Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) e seu tutor, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson). Os dois são responsáveis pela segurança da rainha Amidala (Natalia Portman) em seu caminho para uma reunião de líderes em busca de paz no espaço.
10. Alice no País das Maravilhas
A transformação da atmosfera dos sonhos de Alice no País das Maravilhas, história escrita por Lewis Carroll em 1865, em um ambiente mais parecido com um pesadelo narrado por Tim Burton rendeu boas críticas e 1,024 bilhão de dólares em bilheteria. Ao lado das outras três produções da Disney, o longa, lançado em 2010 e com Johnny Depp no papel do Chapeleiro Louco, entrou para as bilheterias bilionárias.

Mensagem do dia

Mensagem do dia

O Tempo

Não gosto muito de novelas, na verdade, tenho dificuldades em passar seis meses acompanhando uma mesma história que não seja a minha nem a das pessoas que amo. Mas tenho que confessar o quanto me emocionou o final da novela A Vida da Gente, de Lícia Manzo. Primeiro por ter visto, em parte, um lado ruim da minha vida retratado por uma das personagens... (nada é perfeito.) e pela fantástica atuação e conselhos dados pelo personagem da Nicete Bruno.


Se deliciem com parte do último capítulo.

Promoção Kit House of Night

Olá, queridos,




é com uma imensa satisfação que venho a público comunicar que, após uma incessante peregrinação, o Minha Velha Estante tem um blog parceiro: o Codinome: Leitora, da querida Elis Miranda. Blog já crescido, conhecido e reconhecido pelo talento da dona e de sua colunista.



Bem, para celebrar essa parceria, decidimos fazer uma MEGA  SUPER  HIPER  PROMOÇÃO!!!!


O Minha velha estante em parceria com o Codinome: Leitora irão sortear 3, isso mesmo, os 3 primeiros livros da série House of Night: Marcada, Traída e Escolhida. Ou você achou que toda aquala preparação com as resenhas dos 3 livros foi por nada?

Leia qui as resenhas:

Marcada: clique aqui.

Traída:  clique aqui

Escolhida: clique aqui.




a Rafflecopter giveaway
A promoção será feita pelo Rafflecopter e basta preenchê-lo. O sorteio será no dia 07/07e será divulgado nos dois blogs. Volte no dia 10/07 para conferir o resultado.


Os livros serão enviados em até 30 dias após o sorteio. O Minha Velha Estante enviará os exemplares de Marcada e Traída, e o Codinome: Leitora será o responsável pelo envio de Escolhida.

Parabéns, Dani!!! Obrigada por participar da promoção e por nos ajudar a divulgar o blog. Mande um email com os seus dados para: minhavelhaestante@gmail.com até o dia 1o/07 para garantir o seu prêmio!!!

Mensagem do dia

Leila Kruger, uma nova(?!) escritora

Publico hoje um texto que gosto muito da escritora Leila Kruger, nascida em IjuÍ, Rio Grande do Sul. Foi classificada em quarto lugar no XXXIII Concurso Internacional Literário, em 2011, nas categorias Conto e Poesia, tendo seus escritos publicados na coletânea «;Amanhã, Outro Dia», da AG Publicações. Também foi selecionada para a antologia "Tempo de Tudo - Contos" e para a "Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos Volume 83", em 2011, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Tem poesias e contos publicados em sites e revistas, e publicou seu primeiro romance, Reencontro.

Você só tem um coração; não o entregue a quem não saberá carregá-lo com ternura. Não o entregue aos leões, para que o dilacerem a dentadas selvagens que ficam marcadas por muito tempo. Às vezes para sempre. Não se entregue a quem não te devolve. Não se negue...

Você só tem um coração, e ele está só dentro de você; não o perca de vista... É necessário alcançá-lo entre o êxtase e a razão, em pontos de equilíbrio raros e fundos. Mas coração é pena, um ventinho de amor o leva às estrelas...

Você só tem um coração, segure-o firme na sua mão. Diga-lhe que é seu – embora ele não vá escutar. Mime-o, converse com ele sobre os novos verões que poderão mudar tudo. Ensine a ele poesia, quem sabe Vinícius de Moraes e um pouco de Clarice Lispector. E também a música, já que ela tem a capacidade inacreditável de compreender o invisível.

Você só tem um coração, não o esqueça por nada neste mundo. Não o venda, não o hipoteque, não o empreste e muito menos o dê – a não ser que receba outro coração em troca, um que você queira. Não o dê assim para qualquer um, um embrulho estranho sem destino certo. E o mais importante: dê! Um dia...

Preserve-se. Não demais, não de menos. Você só tem um coração e nele cabe o amor. Ainda que transborde. Ainda que amoleça, endureça e depois transforme. Amor é matéria de mistério, coração é matéria de infinito. Sem mais explicações!

Mas sabemos que todos estes milhares de fórmulas sobre o coração já se provaram falhos... Apenas então tente salvá-lo. Descubra sua própria salvação, guarde-a com sua chave e com seu nome ainda que esse nome não seja “amor”. Embora vá provavelmente ser, sem talvez você saber.

Leila Krüger. 2011.

Obs.: Hot site do meu "Reencontro", pela Editora Novo Século, com primeiro capítulo:

Mensagem do dia

De Bruno Palma

Encontrei esse texto lindo no meu Facebook e resolvi compartilhá-lo com vocês.Tentei encontrar o autor, mas só sei que o nome dele é Bruno Palma, dei os créditos devidos, mas, se alguém conhecê-lo, favor me avisar. Aliás, avisem à ele: ele é fantástico!!!


rrou a novela com o seguinte texto....Por sinal belíssimo. Não deixem de ler.

"Quem teve o privilégio de viver muito sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso. Às vezes, as suas lições são tão repentinas que quase nos afogam. Outras vezes, elas se depositam devagar como a conta gotas diante da avidez das nossas perguntas. E, por isso, quem teve o privilégio de viver muito tempo, aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida.

Amores ardentes se extinguem. Urgências se acalmam. Passos ágeis, alentam.

Enfim, tudo muda. Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família, só o tempo permanece do mesmo modo, sempre passando.

Um brinde ao tempo que esculpiu no meu rosto e na minha alma a sua marca que tanto me orgulho.

Ao Tempo!.... Ao Tempo....."Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.
Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
 

Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.
Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo – e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.
Namore um cara que lê, ele vai entender um pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e – talvez não admita – sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem uma grande heroína. Um cara que lê enxerga em você todas as personagens de todos os romances.
Um cara que lê não tem pressa, sabe que as pessoas aprendem com os anos, que qualquer um dos grandes tem parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem sentido e que os russos precisam de paciência.
Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.
E você também ganhará um ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre.
Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar – com o coração aquecido – para o seu lado.

Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em silêncios cheios de significados; nem todo silêncio é vazio.


Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.
 
Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do “e eles viveram felizes para sempre”, namore um cara que lê.

Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve.

Livro para quem gosta de cachorro!

4 vidas de um cachorro

W. Bruce Cameron



Em "4 vidas de um cachorro", você vai conhecer Bailey, um cãozinho muito esperto, que busca um propósito para sua vida. Depois de vir ao mundo diversas vezes, ele se pergunta se algum dia encontrará sua verdadeira missão na terra.

Muito mais do que uma história apaixonante sobre animais de estimação, "4 vidas de um cachorro" é um livro emocionante e recheado de humor, que vai provar que o amor nunca morre e que todos nós temos um propósito.

“Um livro para todos aqueles que admiram a coragem dos cães, Bruce Cameron consegue também capturar a preciosa capacidade canina de amar e proteger.”
– Publishers Weekly

“Esta história vivaz e emocionante encantará a todos os apaixonados por cachorros.”
– Booklist

Mensagem do dia



Resenha da Drica: Escolhida - Série House of Night, P. C. e Kristin Cast - Novo Século


Escolhida

Título: Escolhida

Autor: Kristin Cast; e P.C. Cast

ISBN: 9788576792857

Páginas: 296

Editora: Novo Século Editora

Ano: 2009


Neste terceiro livro da série House of Night os acontecimentos tomam um rumo misterioso e perturbador. Zoey tenta encontrar uma solução para ajudar Steve Rae, que luta para manter sua frágil humanidade, antes que ela se transforme em um monstro. Entretanto, salvar sua melhor amiga significa ir contra Neferet, e para conseguir o que quer, Zoey acaba se aliando a uma inesperada pessoa, tornando-se sua confidente e parceira. Para complicar, o horror atinge a Morada da Noite quando dois assassinatos ocorrem. Zoey se vê num drama pessoal e numa posição realmente delicada. Deve guardar segredos, até mesmo de seus amigos, tomar decisões muito importantes, e agora que acabou se envolvendo com um terceiro cara, deverá lidar com os três, já que não consegue se decidir entre eles.
Em Escolhida a protagonista se depara com paisagens ainda mais sombrias e dilemas que podem cobrar um preço alto, inclusive o status conquistado junto à Deusa Nyx. Zoey está dividida entre três amores de graus e naturezas distintas, ao mesmo tempo em que é obrigada a se aliar a uma antiga adversária para tentar salvar sua melhor amiga.

Como se todos estes problemas não bastassem, Zoey se encontra repentinamente no epicentro de assassinatos horripilantes que desabam sobre a Morada da Noite, os quais atingem justamente os professores da escola. Para piorar, a jovem suspeita que o padrasto esteja envolvido nestas mortes, que contrapõem humanos e vampiros. Uma guerra inesperada é declarada, embora à revelia dos desejos da Deusa. No desenrolar deste turbilhão de acontecimentos, questões como lealdade, amizade, fidelidade e confiança são colocadas à prova, enquanto Zoey vivencia um doloroso aprendizado e um amadurecimento precoce. Aos poucos a garota percebe que a missão conferida a ela por Nyx envolve necessariamente segredos e atitudes que dificilmente serão compreendidos até mesmo pelos seus melhores amigos.

Mais que nunca luzes e sombras se confundem, valores são questionados, os personagens revelam suas fragilidades, endurecem os corações, tornam-se irredutíveis diante dos erros, ao mesmo tempo em que antigas inimizades se transformam em afeições recíprocas, e velhos deslizes são compreendidos à luz de uma nova percepção.

Transições e transformações, principalmente as que ocorrem no período da adolescência, são abordadas sob uma perspectiva diferente pelas autoras, que procuram demonstrar o quanto pode ser complexa e surpreendente a metamorfose humana nesta etapa da vida, rica em emoções conturbadas e confusas.

Zoey, no centro deste furacão, não amadurece sem as inevitáveis desilusões, decepções, dores e surpresas. Ela segue adiante, guiada pela intuição, pelos poderes e dons a ela atribuídos por Nyx, pela fé que deposita na Deusa e nos seus desígnios. Mas a vida promete continuar a surpreendê-la – aliás, ao leitor também -, especialmente quando uma inesperada guerra entre vampiros e humanos se desenha no horizonte.

Resenha da Drica: Traída - Série House of Night, P. C. e Kristin Cast - Novo Século





Traída

Editora: Novo Século

Autor: P.C. CAST & KRISTIN CAST

ISBN: 9788576792505

Ano: 2009

Número de páginas: 344

Sinopse

Na continuação da série "House of Night" (Morada da Noite), Zoey Redbird vira líder das Filhas das Trevas. Após sua marca se espalhar pelo corpo, ela vira o centro das atenções. Mas toda a calma acaba no momento em que Chris Ford, um jogador do Union e conhecido de Zoey, é atacado perto da Morada da Noite. Neferet espalha pela escola que Aphrodite não tem mais do dom de prever tragédias, o que a ex-líder das Filhas das Trevas acaba provando ser mentira para Zoey depois de um tempo. Outro jogador de futebol, Brad Hoglons, some perto da escola, o que leva os humanos a crer que os vampiros estão por trás disso. Os amigos de Zoey descobrem ter afinidade com determinados elementos, ajudando a terceira-formanda na formação do círculo dos elementos. Após Heath Luke, o ex-namorado de Zoey, desaparecer, e ela ter um sonho esquisito sobre ele, é hora da garota descobrir o que anda por trás das mortes. E o que ela descobre, não é o melhor. Com a morte de Stevie Rae, a traição de uma grande amiga e uma nova paixão, a Morada da Noite continuará sendo um lugar bom para se morar?

Resenha

Em Traída, segundo livro da consagrada série House of Night, Zoey está se adaptando à sua nova escola e a sua nova vida. Zoey se sente em casa na Morada da Noite, seus amigos passam a ser sua família. Ainda assim, Zoey não consegue se libertar do seu passado, que aparece para ela na forma de Heath, seu ex-namorado humano, que não parece ser assim tão ex. Zoey se decepciona com a reação de sua família á sua mudança, não sendo aceita em casa tenta refugio na Morada da Noite, onde mesmo tendo semelhanças não é parecida com ninguém que já esteve ali. E é no meio disso tudo que Zoey dá provas de porque foi escolhida pela Deusa Nix, ao salvar Heath de ser morto e com essa prova de coragem passa a ser a Líder das Filhas e Filhos das Trevas, e com sua liderança ela espera que as coisas mudem.



Zoey e seus amigos estão cada vez mais unidos e isso trará grandes surpresas à todos. Outra novidade é o novo professor, Loren (e claro que é absolutamente lindo), que faz Zoey ficar ainda mais confusa com seus sentimentos em relação à Heath (seu ex-namorado) e Erick (seu atual namorado, vampiro) e neste livro, vemos Zoey à flor da pele com sua sensualidade.



Mas nem tudo está bem na cidade, em Tulsa jovens humanos estão desaparecendo e cada vez há mais indícios que o problema está na Morada da Noite. Zoey terá muitos problemas para resolver neste livro, mas aparentemente Nyx está ao lado dela.


Nesta sequência da série House of Night, o universo do erotismo é convidado sutilmente a fazer parte da história de Zoey Redbird, uma novata vampira que tem afinidade com os cinco elementos e tem tatuagens preenchidas e expandidas, o que nenhum outro novato ou vampiro na história já teve. Zoey tenta escapar do assédio de seu ex-namorado Heath Luck e de seu professor Loren Blake, vampiro e poeta laureado, enquanto mantém, mesmo que precariamente, seu namoro com Erick.


Como se isso tudo não fosse suficiente, Zoey descobre que um clima de traição paira sobre a escola, onde ela acha ter visto mortos que não estão totalmente mortos. Ela pensa estar vendo fantasmas, mas vai acabar descobrindo que existe outro universo escondido na escola em que os mortos retornam. Apesar de tudo de ruim, como a sede de sangue de Zoey que acaba se manifestando cedo demais e que ela não sabe como lidar, o livro aborda diversas opiniões sobre a morte e como os novatos só tentam manter vivos em suas memórias seus amigos que renascem para outro tipo de transformação sem eles saberem.


O leitor é convidado a um universo em que o suspense impera e onde revelações aparecem cada vez mais aterrorizantes para a protagonista. A trama é envolvente e como o anterior consegue nos prender do início ao fim. Faz-nos trancar a respiração a cada cena de suspense e ler mais rápido para saber o que acontecerá a seguir. Com certeza é um dos meus favoritos.

Mensagem do dia



Resenha da Drica: Marcada - Série House of Night, P. C. e Kristin Cast

Editora: Novo Século

Autor: P.C. CAST & KRISTIN CAST

ISBN: 9788576792291

Ano: 2009

Número de páginas: 328

Gênero: fantasia e ficção





Sinopse

Em The House of Night você vai conhecer um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram e convivem tranquilamente com as pessoas normais. No primeiro volume, Marcada, Zoey, uma garota de 16 anos, acaba de receber uma marca que vai transformar a sua vida por completo. Zoey terá que se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte da sua vida até então. A menina vai se transformar em vampira e usufruir de poderes que ela nem imaginava possuir. Mas para isso ela precisa suportar o difícil período de transformação, caso contrário morrerá.


A série tem lugar num universo alternativo, mais precisamente em Tulsa, Oklahoma, onde os humanos e os vampiros sempre coexistiram juntos. Zoey Redbird é uma adolescente de 16 anos prestes a se tornar vampira. Aqui irá transformar-se ou morrer no processo. Mas a jovem não é igual aos outros e cedo as suas diferenças a fazem sobressair. Contudo as suas características carregam consigo vantagens mas também responsabilidades que se revelarão de grande importância ao longo da sua jornada…

As autoras criaram nesta obra uma visão completamente original da estirpe dos vampiros, associando-os a uma cultura espiritual mítica, ao mesmo tempo em que os situa, nos tempos modernos, em uma elite cultural e artística.



Personagens


Zoey Redbird: Zoey é a nova aluna da Morada da noite. Tem origem Cherokee. É diferente dos outros aluns pois foi escolhida pela deusa Nyx (deusa dos vampiros) para receber o dom dos cinco elementos: terra, fogo, ar, água e espírito. Sendo assim, ela consegue tirar Aphrodite do comando das Filhas das Trevas e passa a montar um novo círculo, com novos membros e ideais. É a preferida de Neferet.

Aphrodite LaFont: Afrodite era a líder das  Filhas das Trevas, até que Zoey chega e toma seu lugar por merecimento. Nyx lhe deu o dom de prever catástrofes, e seu pai é o prefeito de Tulsa.

Stevie Rae: Stevie Rae é colega de quarto e melhor amiga de Zoey. Adora seu estilo "Okie" e suas botas de vaqueira. Tem afinidade com o elemento Terra.

Erin Bates: Erin é uma das gêmeas, porém não tem nenhuma semelhança física com Shaunee Cole, a outra gêmea. Erin adora falar de moda e de garotos. É loira de olhos claros, e tem afinidade com o elemento água.

Shaunee Cole: Shaunee é a outra gêmea. É de ascendência jamaicana, e como a irmã/colega de quarto, adora moda e garotos. Tem afinidade com o elemento fogo.

Damien Maslin: Damien é um dos melhores amigos de Zoey. É muito inteligente e adora usar palavras complicadas para confundir as gêmeas. Ele foi rejeitado por seus pais por ser homossexual. Tem afinidade com o elemento ar.

Erik Night: Erik é o ex-namorado de Aphrodite. É ator e participou várias vezes do concurso de monólogos. Gosta muito de Zoey e começa a namorar com ela.

Neferet: Neferet é professora e Grande Sacerdotisa de Nyx. Promete a avó de Zoey que vai cuidar da menina, e acaba tornando-se sua mentora. Tem o dom da Cura e afinidade com felinos, além de uma ótima intuição.

Heath Luck: É um humano apaixonado por Zoey. Foi seu namorado e por mais que ela tenha terminado o namoro, os dois sempre acabam juntos outra vez. Ele fica carimbado por ela após ela beber o seu sangue.

Sylvia Redbird: É a avó de Zoey. Sylvia é a unica que a apoia. Compartilha com Zoey o desgosto pelo "padrastotário".

Resenha

O mundo de Zoey Montgomery é quase parecido com o nosso, apenas um detalhe faz toda a diferença: no seu mundo existem vampiros e as pessoas tem conhecimento de sua existência, e convivem de maneira relativamente pacífica.

Zoey é uma garota normal, com uma vida normal. Até que uma dia ela é marcada por um vampiro rastreador e tem que ir para a Morada da Noite, espécie de escola para vampiros como Hogwarts, ou então ela poderá morrer durante o processo de transformação de humana para vampira. Em casa, sua mãe e seu padrasto, John, não aceitam nada bem a noticia, eles são extremamente religiosos e acham que o que ela precisa é de uma boa corrente de orações e que tudo vai voltar ao normal, mas Zoey sabe que isso não resolverá seus problemas e foge de casa para encontrar a pessoa que mais a entende, sua avó.

Zoey se vê marcada como vampira, e sente neste momento que não pertence mais a tribo alguma, o que parece ser essencial não só para ela, mas para todos os seus companheiros. As autoras imprimem a esta marca um teor simbólico, através do qual elas discutem a adolescência, o temor da discriminação e de não fazer parte dos grupos sociais.

No mundo de Zoey a existência dos vampiros é cientificamente comprovada. Diversas pesquisas científicas constatam inclusive que no metabolismo hormonal do adolescente pode ocorrer uma séria eclosão em uma suposta vertente prejudicada do DNA, dando origem assim ao que se conhece como a Transformação, essa é a única forma de se tornar vampiro. Os jovens que sofrem este processo são rastreados por determinados vampiros e marcados com a tatuagem de uma lua crescente azul-safira na testa.

É neste contexto que Zoey, descendente dos nativos cherokees pela linhagem de sua avó materna, Sylvia Redbird, sua mentora espiritual, que a inicia nos segredos e conhecimentos milenares de seu povo, inicia sua nova jornada existencial, confusa e desorientada, prestes a penetrar os mistérios da deusa grega Nyx, representante da Noite.

Zoey começa sua Transformação sob a tutela da sacerdotisa Neferet. Mais uma vez, porém, ela sente o peso de ser diferente, pois a deusa Nyx a tatua com uma marca diferente, sinal dos dons extraordinários que ela lhe concede. Ou seja, quando tudo o que Zoey queria era simplesmente ser uma pessoa comum e se integrar, ela passa a ser diferente e especial.

A história nos leva a universo onde o moderno e o antigo convivem o tempo todo, povoado pela magia do feminino (o que me fez lembrar As Brumas de Avalon), pelo poder do matriarcado, pelas guerreiras amazonas, pela força que emana da Natureza e pelas crenças evangélicas modernas. Mas este clima sagrado é o tempo todo permeado por passagens muito bem-humoradas, engraçadas e muitas vezes sensuais.

Desde o começo, devo dizer que foi difícil não querer chegar logo ao fim de Marcada, pois uma vez que se mergulha neste ambiente de vampiros apaixonantes, ligados de uma forma ou de outra ao universo artístico e cultural (praticamente todos os famosos são vampiros?!), de felinos dotados de uma inteligência incomum, de uma atmosfera inebriante, a curiosidade é enorme para saber até onde a história vai.


 “– Zoey Montgomery! A noite escolheu-te; a morte será o teu nascimento. A noite chama-te; ouve a sua doce voz. O teu destino espera-te na Casa da Noite” (Primeiro Capítulo, página 13)


“Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem.” (Quinto Capitulo, página 48)