Resenha da Drica: Estilhaça-me, Tahareh Mafi - Novo Conceito



Autor: Tahereh Mafi

Selo: NOVO CONCEITO

Ano: 2012

Edição: 1

Número de páginas: 304

Área Principal: FICÇÃO

Assuntos: ROMANCE FANTASIA

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.

Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.


O livro nos apresenta Juliette, uma garota de dezessete anos que descobriu desde pequena que pode, com o simples toque de suas mãos, matar outras pessoas, e por causa disso foi abandonada pelos pais. Encontramos Juliette presa pelo Restabelecimento, um novo tipo de sociedade que vem dominando o mundo, e no que ela acredita ser um manicômio.


“Sem mais imaginações perigosas, sem mais remédios controlados. Uma nova geração composta apenas por indivíduos saudáveis iria nos sustentar. Os doentes devem ser trancafiados. Os velhos devem ser descartados. Os problemáticos devem ser abandonados em manicômios. Apenas os fortes devem sobreviver.”

Pág. 56

Após estar trancafiada sozinha por 264 dias, sem nenhum contato humano, ele ganha um companheiro de cela, Adam, o garoto que a defendia na infância, o único que não tinha medo dela e até a defendia das outras crianças. A partir daí começam as surpresas, as quais não revelarei nem sob tortura. 

Apesar de ser considerado distopia, ficção, na minha opinião, um dos pontos altos do livro é o amor de Juliette e Adam, (ih, falei!!!). Simplesmente lindo, corajoso, inspirador, aquele amor que passaria por cima de qualquer coisa, arriscaria qualquer coisa pelo outro.

“... Ele é um banho quente, uma falta de ar, cinco dias de verão calcados em cinco dedos que escrevem histórias em meu corpo. Sou uma constrangedora confusão de nervos indo de encontro a ele, controlados por uma corrente de eletricidade que flui através de meu íntimo. Sua essência está assaltando meus sentidos.”

Página 183

“E permanecemos assim até que estou velha demais para me lembrar de um mundo sem o seu calor.”

Página 198

Estilhaça-me é um livro fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente. Devo confessar que pensei em largar o livro... sério!!! Ainda bem que não o fiz. Desejei Estilhaça-me por muito tempo, mas ele me deixava por vezes sem ar, a confusão na cabeça de Juliette era tão real que me sentia como ela, tentando encontrar respostas e saídas. E é por me despertar sentimentos tão antagônicos que recomendo: LEIA, SIM!!!
Veja as capas do livros em inglês:

10 comentários

  1. O quê? Tu quis largar o livro?
    Eu senti o oposto, não queria largar por nadinha, pena que tive de parar algumas vezes. Mas li super rápido, em um dia tinha devorado. =D
    É tão angustiante, tenso, e tãooo fofo. E o final ficou bem legal. Eu quero o próximo.
    E num é que agora o segundo só em abril? Magoei. =(
    E concordo: Leiam siiiim.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler o livro.
    Tenho certeza que vou gostar muito dele, curto muito história assim.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Eu senti uma angústia tremenda lendo esse livro. E isso foi maravilhoso! Eu me encantei por cada página dele e foi um dos melhores que li no ano passado. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, li esse livro logo que a NC lançou e amei cada frase dele, e sim vc tem razão as vezes chega a ser angustiante mesmo. Me apaixonei pelo Adam e odiei o Warner com toda a minha força rs, mas confesso que aquele vilãozinho tbm encantou apesar de ser mal além da conta. Gostei dos trechos que você separou, retratam muito bem o que foi dito na resenha e o que está inserido na história. Bjos Júh - LiteRata

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Li este livro em 3 ou 4 dias. Não me lembro, apenas lembro de não querer largar.

    Tinha um pé atrás com ele, por causa dos elogios, mas o livro é tudo aquilo que falaram e mais.

    www.catalinaterrassa.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada, vc já leu Liberta-me???????? Próxima semana tem resenha aqui no blog!

      Excluir
  7. Vim ler a resenha do primeiro livro, para poder entender melhor a resenha do livro dois. Eu ja tinha visto que este livro bombou na blogosfera, mas, como comecei a pesquisar em blogs depois dos lançamentos, nao havia lido uma resenha dele ainda. Caramba, que intenso, como uma pessoa que nao pode tocar ninguem, consegue se apaixonar e viver uma historia de amor ? Ta certo que é distopia, mas enfim, como se desenrola isso tudo? E sabe que eu gostei das capas antigas ? rsss, sou do contra.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Estou louca para ler este livro também e agora, vendo comentários tão positivos, fiquei com mais vontade ainda. Bem interessante o enredo, fiquei curiosa para saber mais sobre esse poder fatal da personagem!
    Parece ser uma leitura cheia de mistérios, tensão e reviravoltas! Bom saber que na estória tem romance também. Preciso ler este livro para ontem!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Outra série que descobri que amo. Os personagens são perfeitos juntos e a história é viciante. Não tem como largar depois que começa. rsrsr Agora quero ler este pra terminar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!