Resenha da Dani: Um drink antes da guerra, Dennis Lehane - Companhia das Letras


   
Um drink antes da guerraTĂ­tulo original: A drink before the war
TraduĂ§Ă£o: Luciano Vieira Machado
Capa: JoĂ£o Baptista da Costa Aguiar
PĂ¡ginas: 304
Formato: 13.00 x 21.00 cm
Peso: 0.32300 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 27/11/2001
ISBN: 9788535901955
Selo: Companhia das Letras




Dennis Lehane estreou no gĂªnero policial com “Um drink antes da guerra”, romance em que os leitores sĂ£o apresentados a uma formidĂ¡vel dupla de detetives: Patrick Kenzie e Angie Gennaro, versĂ£o mais neurĂ³tica do par Nick & Nora, de Dashiell Hammet, de quem Lehane herdou a agilidade para narrar cenas de aĂ§Ă£o e a crĂ­tica aguda Ă s imbricações entre crime e poder.
Nesta histĂ³ria, Kenzie e Gennaro sĂ£o contratados para descobrir o paradeiro de Jenna Angeline, faxineira do gabinete de um senador. Jenna teria roubado certos documentos que conteriam subsĂ­dios importantes para um projeto de lei polĂªmico, segundo o qual as gangues seriam qualificadas como "terrorismo de rua" - verdadeiro rastilho de pĂ³lvora para as relações raciais tensas de Boston. Ao descobrir que a faxineira tem ligações com os lĂ­deres de grupos rivais no gueto negro, Kenzie e Gennaro serĂ£o atirados no fogo cruzado de uma violenta guerra urbana. E, entre conflitos raciais, escĂ¢ndalos sexuais, trĂ¡fico de drogas e prĂ¡ticas polĂ­ticas mais que duvidosas, terĂ£o de descobrir o que fazer com sua relaĂ§Ă£o intensa de amizade e paixĂ£o.

O resumo e informações acima foram obtidos no site da Companhia das letras: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11296

Patrick Kenzie e Angie Gennaro detetives de Boston tĂªm como serviço encontrar pessoas para seus contratantes, seu preço nĂ£o Ă© barato, mas quem deseja encontrar “uma agulha no palheiro” nĂ£o recua ao ver os nĂºmeros. E nesta descriĂ§Ă£o estĂ£o os senadores Mulkern e Paulson que desejam pĂ´r as mĂ£os em Jenna Angeline, a faxineira que num golpe de sorte consegue documentos que podem afetar o gabinete do senador.

Kenzie consegue apĂ³s muita busca falar com Jenna e conquistar sua confiança, contrariando seu mĂ©todo de trabalho, ele se vĂª envolvido num caso maior. A prova que a faxineira tinha de inĂ­cio nĂ£o lhe parece importante, mas vasculhando bem os dados que surgem ele e Angie enxergam conexĂ£o entre o que tĂªm em mĂ£os e a possĂ­vel guerra entre gangues que estĂ¡ para estourar.

Com a ajuda de Bubba, um traficante de armas que nĂ£o teme o perigo e estĂ¡ disposto a proteger Kenzie e acabar com Phil (o marido pilantra da Angie) sem pensar por um segundo, a dupla se arrisca num plano que traz sĂ©rias consequĂªncias. 


No geral eu gostei bastante da histĂ³ria, a escrita Ă© bem Ă¡gil, as cenas bem descritas a ponto de vocĂª visualizar bem os cenĂ¡rios. O Patrick tem um humor que incomoda aos mais sensĂ­veis, e Angie nĂ£o fica atrĂ¡s. Nenhum foge da raia, e as faĂ­scas que rolam entre eles rendem bons momentos.

A guerra entre as gangues Ă© bem explicada, vocĂª começa a ter um vislumbre que nĂ£o te prepara o suficiente quando o real motivo Ă© exposto, Ă© um baque e tanto que sĂ³ lhe deixa mais Ă¡vido para concluir a leitura.

 O que me irritou foi a submissĂ£o da Angie quanto ao marido Phil, nĂ£o encaro como amor uma relaĂ§Ă£o em que vocĂª tenha de “aceitar” apanhar, especialmente ela que nĂ£o titubeia um segundo em bater em caras maiores do que ela.  E bem, se ela muda isso ou nĂ£o vocĂª vai ter de dar uma boa lida.

 SĂ©rie com Kenzie-Gennaro

  • Um Drink Antes da Guerra (1994)
  • Apelo Ă s Trevas (1996)
  • Sagrado (1997)
  • Gone, Baby, Gone (1998)
  • Dança da Chuva (1999)
  • Estrada Escura (2010)


Dennis Lehane teve trĂªs livros adaptados para o cinema: “Sobre Meninos e Lobos” ("Mystic River"); “Paciente 67” (“Ilha do Medo”) e Gone, baby, gone (“Medo da Verdade”)

   
"NĂ£o consigo entender por que ela nĂ£o quis um urso de pelĂºcia de 1,80 metro com um short de borracha amarelo-claro para decorar seu apartamento; como nĂ£o encontrei uma lata de lixo grande o bastante para recebĂª-lo, fiquei com ele em meu apartamento. Arrastei Harold do quarto para a cozinha escura e o sentei na cadeira junto da janela. A cortina estava fechada e, quando saĂ­, acendi a luz. Se alguĂ©m estivesse me espionando da sombra, iria pensar que Harold era eu. Embora minhas orelhas sejam menores." (Patrick Kenzie - Um drink antes da guerra - Dennis Lehane)
Quero agradecer ao JoĂ£o Victor que foi de enorme ajuda no desenvolvimento da resenha e na pesquisa sobre o autor.
E, claro, agradeço a Drica pelo convite, pela confiança em ceder um espaço no blog tĂ£o querido.
Espero que vocĂªs gostem, qualquer coisa, podem falar, aceito crĂ­ticas construtivas, leia-se: educadas e respeitosas.

Tenham uma Ă³tima leitura!!! =D

Dani!!!

6 comentĂ¡rios

  1. Apesar deste livro ser bem antigo, nunca tinha ouvido falar. No entanto, achei o enredo muito interessante, deve ser cheio de surpresas e cenas de aĂ§Ă£o. Fiquei curiosa para conhecer melhor os personagens e saber onde essa estĂ³ria irĂ¡ dar, deve ser uma leitura e tanto!
    Essa questĂ£o de submissĂ£o da personagem deve incomodar bastante mesmo, fiquei curiosa, mas espero que ela se liberte dessa relaĂ§Ă£o!
    Gosto muito de livros deste estilo, vou ver se leio este também.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Esse autora sabe bem como usar as palavras e o Patrick ficou impresso na minha mente, pq um ano depois eu ainda lembro da trama muito bem, pretendo correr atrĂ¡s e ler os outros da sĂ©rie.
      SĂ£o fortes sim, mas sĂ£o cenas que ocorrem na nossa realidade (infelizmente).
      Espero que possas ler e goste.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Parece ser muito bom, essa disputa entre as gangues deve dar muita aĂ§Ă£o a historia e muito problemas para os detetives, sĂ³ achei estranho o fato de Angie apanhar do marido e nĂ£o fazer nada, nĂ£o tomar nenhuma atitude, porque ela parece ser uma detetive daquelas que Ă© foda jĂ¡ que ela enfrenta outros caras, fiquei curiosa com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, sim esse fato sobre a Angie também me intrigou e irritou... mas acredito que o autor o desenvolva e explique melhor ao longo da série.
      E o livro Ă© mesmo muito bom com tanta aĂ§Ă£o.

      Excluir
  3. Fiquei surpresa por esse livro, ser um pouco antigo, e nunca ter ouvido falar dessa obra. Apesar da histĂ³ria ser bastante envolvente, por ter suspense, e muita aĂ§Ă£o, nĂ£o e tipo de gĂªnero que chama a atenĂ§Ă£o e me despertou interesse, porĂ©m para quem gosta quem sabe acaba se interessando pela leitura.

    ResponderExcluir
  4. Mais um que vou incluir na minha lista,gostei da resenha, parece uma histĂ³ria bastante envolvente, tem suspense, e muita aĂ§Ă£o, despertou muito meu interesse por esse livro.Partiu ler

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!