Dezesseis Luas, o filme



 
TĂ­tulo original: Beautiful Creatures



Dirigido por: Richard LaGravenese 

Com: Alden Ehrenreich, Alice Englert, Jeremy Irons mais 

GĂªnero: Fantasia, Romance 

Nacionalidade: EUA

Distribuidor: PARIS FILMES

Sinopse e detalhes 

Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) Ă© um estudante do terceiro ano do colegial, que nĂ£o vĂª a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vĂª preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que nĂ£o deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. JĂ¡ hĂ¡ alguns meses Ethan Ă© atormentado por sonhos misteriosos, onde vĂª uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que estĂ¡ morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da famĂ­lia que fundou Gatlin. O problema Ă© que Macon e seus familiares tĂªm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da populaĂ§Ă£o da cidade se volte contra eles. NĂ£o demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua famĂ­lia possuem poderes. Eles precisarĂ£o lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido Ă  uma maldiĂ§Ă£o que assombra a uniĂ£o.


Baseado no primeiro livro da quadrilogia escrita por Margaret Stohl e Kami Garcia. Os demais livros se chamam Dezessete Luas, Dezoito Luas e Dezenove Luas.

"Dezesseis Luas" Ă© mais uma histĂ³ria de jovens ‘diferentes’(?)atraĂ­dos por amor que parece impossĂ­vel, entre um humano(Ethan Wate) e uma feiticeira(Lena Duchannes). Ethan vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos e tem sonhos recorrentes com uma bela jovem, que logo ele descobre ser a novata Lena, que vai estudar em sua escola. Em meio a muita ironia e sarcasmo, os dois vĂ£o se aproximando e daĂ­ para a paixĂ£o, Ă© um pulinho.

Lena Ă© uma feiticeira, e em seu aniversĂ¡rio de 16 anos seus poderes serĂ£o reclamados ou pela Luz ou pela EscuridĂ£o. EmissĂ¡rios dos dois lados a querem para si, jĂ¡ que a moça pode ser a feiticeira mais poderosa de todos os tempos. Entra em cena, mais uma vez, a luta por poder.

O filme Ă© muito fofo, uma perfeita mistura de romance adolescente com ares de primeiro amor, seres fantĂ¡sticos, um conflito que atrapalha esse amor e muito romantismo. Assim Ă© Dezesseis Luas!




Sangue do meu coraĂ§Ă£o, a proteĂ§Ă£o Ă© tua.
Vida da minha vida, tira a tua, tira a minha.
Corpo do meu corpo, essĂªncia e mente,
Alma da minha alma, una os nossos espĂ­ritos.
Sangue do meu coraĂ§Ă£o, minhas marĂ©s, minha Lua.
Sangue do meu coraĂ§Ă£o, minha salvaĂ§Ă£o, minha perdiĂ§Ă£o.



A fotografia Ă© linda, a trilha sonora Ă© perfeita, os efeitos visuais estĂ£o bem dosados e tem um elenco de peso com Jeremy Irons, Viola Davis e, principalmente, Emma Thompson. NĂ£o desmerecendo o desempenho de Alden Ehrenreich e Alice Englert, como o casal protagonista. Ehrenreich consegue fazer um Ethan Wate com vivacidade e curiosidade necessĂ¡rias a alguĂ©m que deseja saber mais, conhecer mais, ir alĂ©m na vida, e serĂ¡ essa inquietaĂ§Ă£o pessoal que que farĂ¡ nascer a aproximaĂ§Ă£o entre ele e Lena. JĂ¡ Alice Englert interpreta muito bem a adolescente cheia de dĂºvidas e anseios diante de um amor cheio de empecilhos.

AlĂ©m do tema central, o filme fala do fanatismo religioso da maioria populaĂ§Ă£o de Gatlin, onde tudo que Ă© diferente Ă© obra do demĂ´nio. Destaque para a cena em que a principal carola da cidade, a senhora Lincoln, vivida por Emma Thompson, Ă© possuĂ­da por uma bruxa mĂ¡ que a torna uma mulher extremamente sensual.
NĂ£o li o livro, ainda. Mas recomendo o filme.

Curiosidades:

     A canĂ§Ă£o que toca quando Lena faz nevar chama-se "Needle and Thread". Ela foi composta e gravada pela protagonista Alice Englert no quarto de hotel em que estava em Nova Orleans, durante a prĂ©-produĂ§Ă£o. O diretor Richard LaGravenese gostou tanto que resolveu incluĂ­-la no filme.

     A personagem interpretada por Viola Davis na verdade Ă© a compilaĂ§Ă£o de duas personagens presentes no livro: Amma, a dona de casa, e Marian, a bibliotecĂ¡ria que foi a melhor amiga da mĂ£e de Ethan. O diretor Richard LaGravenese decidiu reunir as personagens no intuito de convencer uma grande atriz a interpretĂ¡-lo.

     A coleĂ§Ă£o de poesias de Lena contĂ©m versos compostos por William Blake, Alfred Lord Tennyson, Edna St. Vincent Millay e Rumi.

13 comentĂ¡rios

  1. Oie!!!
    NĂ£o fiquei interessada em ver este filme, apesar do elenco achei o casal meio sem sal, mas pode ser minha impressĂ£o. Vou esperar sair do cinema pra ver rsrsrs
    Bjos e Feliz PĂ¡scoa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme atĂ© que Ă© legalzinho, mas, quero ler os livros, achei que neste 1° filme faltou muita coisa... Espero que os prĂ³ximos lançamentos sejam melhores!

    ResponderExcluir
  3. Ainda nĂ£o vi o filme, mas confesso que estou curiosa.
    Amei, amei , amei o teu blog ! continue assim.
    Seguindo, segue de volta linda ? *--*

    Blog: (http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/)-> tire os parenteses.

    FĂ£ page: http://www.facebook.com/pages/Blog-Lendo-e-aprendendo/424247894333995?ref=hl

    Beijos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. eu vi esse filme sabe
    eu gostei apesar de mt gente falar q Ă© bem diferente algumas coisas

    ResponderExcluir
  5. Eu pretendo vĂª o filme, apesar dos comentĂ¡rios ruim que li sobre ele.
    NĂ£o sei se pretendo ler o livro, dependendo do que eu vou achar do filme eu decido se vou ou nĂ£o ler o livro.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, por favor, nĂ£o julgue o livro pelo filme. O filme leva o nome do livro Dezesseis Luas, mas quando vocĂª ler a obra literĂ¡ria vc verĂ¡ que o filme estĂ¡ TOTALMENTE DIFERENTE. As vezes parece que o roteirista do filme nĂ£o leu nem um pouco do livro e ponto final.
      Eu li primeiro o livro do que o filme, e juro, o livro Ă© bem melhor que o filme. A adaptaĂ§Ă£o ta fofa, mas muito Ă¡gua com aĂ§Ăºcar e o livro nĂ£o. O livro Ă© mil vezes melhor que o filme. Perto do filme eu fiquei com a cara de WTF?! Porque nada Ă© como no livro. ABSOLUTAMENTE NADA que acontece no livro Ă© mostrado no filme. Achei uma das piores adaptações de longa metragem.

      Beijos,
      J.S.Freitas
      @Miaka_kamura
      http://umsofaalareira.blogspot.com.br/
      http://blogdamiaka.blogspot.com.br/
      http://maclubedolivro.blogspot.com.br

      Excluir
  6. Oi, Adri!
    Ainda nĂ£o li o livro e nem mesmo vi o filme. O livro possui uma premissa muito interessante e a capa Ă© maravilhosa! Espero lĂª-lo ainda este ano e ver como a narrativa das autoras se entrelaça. Creio que escrever um livro a dois, Ă© um trabalho Ă¡rduo e deveras cansativo, porĂ©m compensador. Por fim, devo dizer que a sua resenha sobre o filme ficou maravilhosa e ressaltou inĂºmeros pontos interessantes.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Leo.

      NĂ£o sou de escrever nem sozinha, mas imagino que realmente seja uma tarefa Ă¡rdua escrever a dois, afinal sĂ£o duas cabeças, dois mundos, duas experiĂªncias de vida... vamos ver.

      Excluir
  7. Eu ganhei esse livro num sorteio. Quero muito ler e correr para ver o filme, que infelizmente, muita gente detestou!!

    Beijos.
    PĂ¡ginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  8. Sabe, o filme estĂ¡ fofo e tudo mais, porĂ©m, quando ler o livro vocĂª sabe que tudo apresentado no longa foge da realidade escrita no livro.
    Ă© ruim, eu sei. Mas fazer o que? As vezes parecem que os diretores nĂ£o lĂª os livros que devem fazer a adaptaĂ§Ă£o e dĂ¡ em pĂ©ssimas adaptações que chegam a assustar possĂ­veis leitores do livro.
    No meu blog eu fiz uma resenha do livro e um FilmeXLivro de Dezesseis Luas.

    Beijos,
    J.S.Freitas
    http://umsofaalareira.blogspot.com.br/
    http://blogdamiaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara q n~qo me decepcione muito, comecei a ler um filmo, chega tĂ´ com um frio na barriga...

      Excluir
  9. Eu nĂ£o li o livro e ainda nĂ£o vi o filme. Minha amiga da faculdade que nĂ£o leu o livro disse que nem pirata(R$4,00)vale a pena! Fiquei com medo de pegar pra assistir, mas o livro ainda tenho vontade sim! ^^

    ResponderExcluir
  10. nĂ£o fiquei muito interessada tambĂ©m em ver o filme mais deve ser bonzinho, gosto mais romance com drama

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!