Resenha da Drica: Destino - Matched, Livro 1, Ally Condie - Suma


TraduĂ§Ă£o: LĂ­via Almeida

FicĂ§Ă£o

Lançamento: 04/04/2011

Formato: 16 x 23

Peso: 320 gramas

240 pĂ¡ginas
Sinopse

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema Ă© um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudĂ¡vel, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma famĂ­lia. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual serĂ¡ anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, Ă­ntimo dela hĂ¡ tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pĂ©s. Agora, Cassia vĂª a Sociedade com novos olhos e Ă© tomada por um inĂ©dito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensĂ­vel Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeiĂ§Ă£o e a paixĂ£o. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Um mundo onde nĂ£o escolhemos o que comer, nĂ£o escolhemos o que vestir, nĂ£o escolhemos para onde ir e nem escolhemos com quem se relacionar, Ă© o cenĂ¡rio da histĂ³ria desse livro.

 Cassia sempre viveu obedecendo a regras de um mundo futurĂ­stico, sem a opĂ§Ă£o de questionar. Mas as coisas começam a mudar quando ela Ă© apresentada Ă  pessoa que serĂ¡ o seu Par para o resto da vida, que durarĂ¡ exatos 80 anos.

A histĂ³ria começa no dia do Baile do Par, Ă© uma cerimĂ´nia que ocorre aos 17 anos, quando cada um conhecerĂ¡ o seu par. Na hora do anĂºncio do par da CĂ¡ssia, algo inusitado acontece, a tela fica preta e depois de silĂªncio e expectativa, aparece a foto do Xander, seu vizinho e melhor amigo hĂ¡ anos. Ao chegar em casa e verificar as informações do seu par, que lhe foram entregues em um chip, CĂ¡ssia se depara com a foto de uma outra pessoa, Ky. SĂ³ que Ky nunca se destacou em nada e, antes desse incidente, ele mal era notado pela prĂ³pria CĂ¡ssia. Isso Ă© o suficiente para começarmos um dilema que darĂ¡ um bom livro.

 Destino foi um livro que comecei a ler sem pretensões. Havia ganhado Travessia, que Ă© a sua sequĂªncia e nĂ£o podia lĂª-lo sem saber como tudo começou. Primeiro ponto positivo: o livro Ă© uma distopia, gĂªnero pelo qual me apaixonei. Primeiro ponto negativo: senti que lĂ¡ vinha mais um triĂ¢ngulo amoroso... serĂ¡ que as personagens nĂ£o conseguem mais se apaixonar por uma outra personagem sem ter que ficar sempre dividida???

Em termos de distopia, o livro nĂ£o apresenta nada de muito inovador. O que me chamou a atenĂ§Ă£o foram os grupos de cem das artes. Foram escolhidos os cem melhores de tudo: Cem MĂºsicas, Cem Livros, Cem Poemas, Cem Quadros que podem ser apreciados, todo o resto foi destruĂ­do. SerĂ¡ mesmo? VocĂª vai ter uma doce descoberta ao longo do livro a esse respeito.


''- Cassia - ele diz mais uma vez, suavemente, tĂ£o perto que os lĂ¡bios dele se encontram com os meus, finalmente. Finalmente.

Acho que talvez ele quisesse dizer mais alguma coisa, mas quando nossos lĂ¡bios se encontram nĂ£o hĂ¡ mais necessidade, uma vez na vida, de qualquer palavra.'' PĂ¡g. 206

Juro que torço pelo Xander, mas a histĂ³ria do amor que vai se desenrolando aos poucos entre Cassia e Ky Ă© fantĂ¡stica. Sabe aquele amor doce, despretensioso, que vai nascendo Ă  medida em que conhecemos a pessoa? SerĂ¡ que tem um dedo do Nicholas Sparks ai?

''Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar. Sopra Ă  minha volta e desarruma meu cabelo, molha meu rosto, me faz saber que eu estou viva, viva, viva. HĂ¡ momentos de calma e de pausa, como em todas as tempestades, e momentos em que nossas palavras provocam relĂ¢mpagos, pelo menos um para o outro'' PĂ¡g. 176

Acredito que o livro possa ser classificado como um distopia para adolescentes, graças ao fato de nĂ£o apresentar muitas passagens de rebeldia, desejo de liberdade, na verdade, tudo parece muito certinho com essa vida controlada; e pelo lindo romance. NĂ£o quero dizer que o livro Ă© ruim, eu, particularmente, amei tanto que jĂ¡ estou quase no fim de Travessia. NĂ£o Ă© isso, o livro Ă© muito bom, te prende sim, mas muito mais pelo romance do que pela distopia. Ah, sem falar do final inusitado que nĂ£o vou contar, nĂ£o Ă©?
Ally Condie Ă© ex-professora de InglĂªs do ensino mĂ©dio. Abandonou a profissĂ£o para se tornar mĂ£e em tempo integral e, a partir daĂ­, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, publicou cinco outros romances para jovens. Atualmente vive com o marido e seus trĂªs filhos nos subĂºrbios de Salt Lake City, Utah.

10 comentĂ¡rios

  1. Foi um livro que me agradou. NĂ£o foi lĂ¡ altamente emocionante, mas eu gostei da leitura e dos personagens. Tb adorei a relaĂ§Ă£o com o Ky, espero poder ler logo a continuaĂ§Ă£o.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre um triĂ¢ngulo. hahaha.
    Eu tava suuuper ansiosa por este livro, mas a medida que o tempo passou eu atĂ© jĂ¡ o tinha esquecido, agora que vai sair o terceiro talvez eu procure ler. Esse tal final inusitado me pegou de jeito. =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinopse, da resenha e da estoria mesmo com o trio amoroso...kkkk agora Ă© moda mesmo!!! kkkkkk os trios sĂ£o dĂ£o uma aflorada na estoria deixando-a tensa e ao mesmo tempo divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mais adepta da frase de Cazuza: "Eu quero a sorte de um amor tranquilo..."

      Excluir
  4. Eu gosto de sofrer um pouco com os triĂ¢ngulos amorosos dos livros! Mesmo que as vezes o escolhido nĂ£o Ă© o meu favorito!! KKKK Esse livro seria uma compra pela capa, mas foi riscada da minha lista, mesmo tendo uma capa perfeita! u.u'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vocĂª gosta de sofrer com os triĂ¢ngulos te indico As Peças Infernais da Cassandra Clare. É minha sĂ©rie favorita, os melhores livros que jĂ¡ li quando se trata de um bom romance e um bom triĂ¢ngulo :)

      Excluir
  5. Um dos meus livros favoritos! Me apaixonei pela sinopse desde a primeira vez que eu li. NĂ£o resisti e tive que baixar esse livro (ai minha vista) e li todo em apenas dois dias... e pelo PC ainda! Mas eu nĂ£o podia parar. Ou melhor, eu nĂ£o conseguia parar! A cada capĂ­tulo, me apaixonava ainda mais por Ky e CĂ¡ssia <3 Ainda nĂ£o tive a chance de ler Travessia.
    :( Mas quando tiver, lerei Destino outra vez e "reativarei" a minha quedinha pela minha primeira paixĂ£o literĂ¡ria: Ky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada incondicionalmente por Destino, mas acho q Travessia é um pouco menos empolgante.

      Excluir
  6. Li sua resenha do segundo livro desta sĂ©rie tinha me interessado bastante, mas agora, vendo que a estĂ³ria possui triĂ¢ngulo amoroso, me desanimei um pouco. NĂ£o curto muito isso, entĂ£o acho que nĂ£o leria por enquanto rsrs
    Mesmo assim, o enredo do livro parece ser bom, apesar de a distopia nĂ£o possuir muitas inovações, como vocĂª comentou.
    Mas achei um ponto muito positivo o livro prender o leitor mais pelo romance do que a distopia. Geralmente, os livros deste gĂªnero deixam o romance em segundo plano.
    NĂ£o posso negar que fiquei curiosa para saber que final inusitado Ă© este que o livro leva!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!