Filme - Oz, Mágico e Poderoso




Gênero: Aventura, Ação, Fantasia

Duração: 127 min.

Origem: Estados Unidos

Estreia: 08/03/2013

Direção: Sam Raimi

Roteiro: David Lindsay-Abaire, L. Frank Baum, Mitchell Kapner

Distribuidora: Walt Disney Pictures

Censura: 12 anos

Ano: 2013

Lançamento: 8 de março de 2013  (2h 7min) 

Sinopse:
Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa é afastado da poeirenta Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, ele acha que tirou a sorte grande - fama e fortuna o aguardam - isso até encontrar três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que Oz é o grande mágico pelo qual todos estão esperando. Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas através de ilusão, ingenuidade e até de um pouco de magia, Oscar se transforma não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz, mas também em um homem melhor.

A aventura fantástica da Walt Disney Pictures Oz, Mágico e Poderoso, retrata o que seriam as origens do personagem de L. Frank Baum, o Mágico de Oz. Nos 14 livros que escreveu entre 1900 e 1920, Baum nunca retratou o passado completo do personagem. O filme é portanto a versão cinematográfica da história pregressa de seus livros, com histórias que se passam no reino fantástico que criou. Embora alguns personagens de Oz Mágico e Poderoso sejam conhecidos da obra literária de Baum, eles foram reimaginados. Há ainda outros personagens que foram criados especialmente para integrar a história do filme, como China Girl e os quadlings. Quando Oscar Diggs (James Franco), mágico inexpressivo de circo e de ética duvidosa, foge do Kansas e seu balão é levado para a Terra de Oz. Sempre oportunista, ele acredita que encontrou fama, fortuna e mulheres bonitas, até que ele encontra três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande mágico que todos estão esperando.

A Terra de Oz não estaria completa sem os munchkins, então, os diretores de figurantes da produção encontraram mais de 36 pessoas de baixa estatura, a maioria da região de Detroit. Sua altura média de pouco mais de 1 metro contrastava acentuadamente com os mais de 40 winkies, os guardas do palácio empunhando lanças, que não mediam menos do que 2 metros, sendo que alguns chegavam a exceder 2,12 metros de altura.

Acredito que os amantes de releituras de histórias antigas produzidas para o cinema estejam tão decepcionados quanto eu em relação à Oz. O filme prima pelas qualidades técnicas, o mesmo não pode ser dito do roteiro, que tem humor, boas sequências, mas falta um motivo que envolva o espectador. O personagem Oz não cativa, fica difícil torcer por ele. E realmente não entendi como a Disney colocou um cafajeste, do começo ao fim (não consegui ver sinais de arrependimento e mudança em seu comportamento) como protagonista. Oz é colorido e grandioso, mas não deixa com gostinho de quero mais. Na verdade, a sensação é: quando vai acabar?

3 comentários

  1. Eu sempre tive vontade de ler sobre o mágico de oz, alguns livros, mas nunca comprei ou peguei com alguém pra ler. Achei que o filme seria envolvente e que fosse parecido, só que parece que é ao contrário! =/

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente nunca curti a estoria de O Magico de Oz... nem em livros ou filmes...mas este filme parece ser muito bom... vou conferir

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!