Resenha da Drica: A casa da poeira e dos sonhos, Brenda Reid - Lafonte

TĂ­tulo: A Casa da Poeira e dos Sonhos

Autora: Brenda Reid

TraduĂ§Ă£o: Patricia Rasmussen Chaves

Editora: Lafonte

Nº de pĂ¡g.: 352

Preço: R$ R$ 39,90


Sinopse:

Uma casa em ruĂ­nas, o mundo em guerra... num pequeno vilarejo, tudo o que ela realmente precisava para viver. Um jovem diplomata inglĂªs e sua esposa sĂ£o transferidos para Atenas. Hugh adora o estilo de vida glamoroso da embaixada, mas sua esposa começa a ficar cansada da rotina de festas interminĂ¡veis e eventos sociais. Quando ele Ă© enviado a Creta para resolver uma questĂ£o polĂ­tica, o casal muda para uma casa decadente, de propriedade da famĂ­lia dele. Evadne logo se apaixona pela ilha e pelos moradores locais e decide continuar lĂ¡ mesmo depois que o marido retorna a Atenas. Enquanto tenta reformar a casa que estĂ¡ caindo aos pedaços, ela inicia uma sĂ³lida amizade com Anthi, uma moça do povoado, e com Christo, um jovem empreiteiro que se torna um parceiro na tarefa de recuperar a casa. Mas as nuvens escuras da guerra estĂ£o se aproximando, e a pacĂ­fica ilha vai se tornar palco de violĂªncia nos dias que virĂ£o. Sem nada a perder, todos acabam tomando novas atitudes em relaĂ§Ă£o ao amor e Ă  amizade como se aquela fosse a Ăºltima oportunidade da vida deles.

Diferenciais/ComentĂ¡rios. Leitura fĂ¡cil e envolvente, porĂ©m sem deixar de abordar temas mais complexos, como a violĂªncia da guerra e o relacionamento entre personagens de diferentes classes sociais. A leitura faz com que o leitor tambĂ©m faça uma viagem pelas ilhas gregas.


Quando pedi para os parceiros da Larousse que me enviasse o livro "A Casa da Poeira e dos Sonhos", fui movida pela curiosidade em relaĂ§Ă£o aos nomes dos personagens Anthi e Christo, imaginei eu que haveria alguma conotaĂ§Ă£o religiosa nisso. Ainda bem que estava errada. 

O segundo ponto que me chamou a atenĂ§Ă£o foi o tĂ­tulo, que mesmo depois da leitura me remete e me confirma uma histĂ³ria de amores e sonhos. Mas nĂ£o Ă© apenas isso. “A casa da poeira e dos sonhos” conta uma histĂ³ria de vidas diferentes, com diferentes origens, que se entrelaçam e que influenciam e sĂ£o influenciadas pelos acontecimentos da Ă©poca.

A autora te leva para a GrĂ©cia, mais precisamente na Ilha de Creta, no ano de 1936. Logo de inĂ­cio somos apresentados a Evadne, uma inglesa que acabou de chegar a um vilarejo da ilha, com seu marido Hugh, um diplomata britĂ¢nico. Os dois estĂ£o indo para o que seria uma lua de mel, frustrada ao se depararem com a casa em que ficarĂ£o, herança da famĂ­lia dele, e que estĂ¡ em ruĂ­nas. Evadne, cansada do luxo e da futilidade da vida que levava, se apaixona pelo lugar. JĂ¡ Hugh nĂ£o se anima nem um pouco, prefere a vida agitada em Atenas. Com o passar do tempo, Evadne passa a ser chamada de Divina pelos vizinhos, talvez por causa da dificuldade de pronunciar o seu nome ou pela origem do nome Evadne, que era o nome da filha de Poseidon, deus grego.

Logo Divina faz uma grande amiga: Anthi. Mulher de personalidade forte, vive um casamento sem amor com um marido muito mais velho do que ela, mĂ£e de duas filhas, conhecedora e seguidora dos costumes locais, literalmente ‘pĂ© no chĂ£o e cabeça nas nuvens’.

A histĂ³ria Ă© contada alternadamente pelo ponto de vista de Divina e de Anthi, cada capĂ­tulo Ă© pontuado pelas caracterĂ­sticas pessoais de cada mulher sendo impossĂ­vel nĂ£o detectar de imediato a fala de cada uma delas atravĂ©s do seu modo particular de vivenciar as experiĂªncias da vida.

As vidas pessoais de Anthi e Divina e o dia a dia delas Ă© usado para nos contar os acontecimentos do mundo. A partir da narraĂ§Ă£o de Anthi conhecemos os costumes da ilha, a sua comida, os cheiros, as tradições e preconceitos arraigados. Com a narraĂ§Ă£o de Divina apreciamos as paisagens e o estranhamento para alguĂ©m que tem tudo aquilo como inusitado. AtravĂ©s da narraĂ§Ă£o das duas vemos tambĂ©m os horrores da guerra que, mesmo longe, provoca horrores na antes pacĂ­fica ilha.

21 comentĂ¡rios

  1. Estou chocada de nĂ£o haver conotaĂ§Ă£o religiosa nos nomes :O Realmente, isso foi a primeira coisa que me chamou atenĂ§Ă£o na sinopse.
    Sou louca com a GrĂ©cia! Principalmente a antiga. EntĂ£o, o livro ganhou pontos comigo hahaha

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das GalĂ¡xias (5 livros!)

    ResponderExcluir
  2. Oie Adriana.
    NĂ£o conhecia esse livro e fiquei morrendo de vontade de ler.
    Vai pra minha lista.
    Amo histĂ³rias onde os acontecimentos de uma Ă©poca Ă© contado atravĂ©s da visĂ£o dos personagens.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda!
    NĂ£o conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. A capa Ă© linda e achei bem interessante, principalmente porque gosto bastante dos gregos <3, o Ăºnico receio Ă© sobre a visĂ£o da guerra que nĂ£o gosto muito de ler. :/

    ResponderExcluir
  5. NĂ£o conhecia o livro... a estoria Ă© bem interessante e este toque grego me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Drica,
    adorei essa capa, muito linda e dĂ¡ uma ar sonhador. A GrĂ©cia Ă© encantadora, agora nĂ£o deve ter sido muito para o marido da mocinha, acostumado com o luxo, ele vai deixar ela sĂ³ no vilarejo e vai ficar em Atenas? Que abuso.
    Sorte que aparece uma amiga, assim os dias passam mais rĂ¡pido.
    Deve ser deslumbrante, em especial pela mudança de clima, ela devia ter costume com o frio, a Grécia quentinha.
    Adorei a dica. =)

    ResponderExcluir
  7. Realmente os nomes Anthi e Christo deixam qualquer leitor be curioso, eu também fiquei.
    VocĂª diz que o tĂ­tulo te chamou a atenĂ§Ă£o, pois eu jĂ¡ gostei muuito desta capa, nossa, ela Ă© muito misteriosa.
    Acho que nunca li nada que se passe na Grécia.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda nĂ£o conhecia esse livro mas o que me chamou mais atenĂ§Ă£o a princccĂ­pio foi o tĂ­tulo, tĂ£o poĂ©tico e que remete tambĂ©m a segredos do passado. Parece muito bonita a histĂ³ria e acho que eu apreciaria a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    NĂ£o conhecia esse livro e fiquei morrendo de vontade de ler.
    Vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Na maioria das vezes sempre vou pelo titulo, e esse gostei muito, aĂ­ vi a resenha... apaixonei auhsuahsuh jĂ¡ na mega lista de livros para ler kkk

    ResponderExcluir
  11. A capa ja me ganhou de imediato, Ă© tĂ£o linda, e lendo sua resenha percebo que a historia tambĂ©m Ă© bem bonita, falando das diferenças no modo de vida de duas mulheres no começo do sĂ©culo passado! E sabendo-se que no livro se faz menĂ§Ă£o a guerra me empolguei mais ainda pra le-lo, pois gosto muito de ler livros que relatam sobre o assunto! ParabĂ©ns pela resenha, me deixou muito afim de ler esse livro! BjĂ£o!

    ResponderExcluir
  12. Que livro maravilhoso, nĂ£o conhecia.
    Primeiro achei a capa linda e amei a resenha.
    Bem curioso os nomes mesmos, eu teria o mesmo pensamento que vc teve antes de ler. Gostei da histĂ³ria, de se passar durante a guerra e tambĂ©m por ter de pano de fundo a GrĂ©cia.
    Parece ser apaixonante, esse vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros que mostram sobre a guerra e o melhor, sobre mudanças de personagens enquanto a histĂ³ria se desenrola. O livro Ă© atual e trata um tema antigo, achei Ă³tima a resenha e a sinopse do livro. AlĂ©m da capa der linda demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa e o enredo Ă© muito bom.Sua resenha me esclareceu alguns pontos e me deixou com vontade de ler mais sobre o livro.
    Eu esperaria encontrar muita natureza,estrelas e céu límpio.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal saber que por trĂ¡s de uma linda capa , tambĂ©m tem uma estoria bacana com personagens com personalidade e nĂ£o apenas sentimentos. EstĂ¡ na minha lista jĂ¡ !

    ResponderExcluir
  16. Confesso que nĂ£o conhecia o livro, mas me apaixonei depois que li sua resenha. Gostei bastante da capa, Ă© realmente muito bonita. AtravĂ©s da sinopse o livro me pareceu ser bastante interessante.

    E em relaĂ§Ă£o a pergunta, nĂ£o sei muito bem o que encontraria.. acho que um amor de perder o fĂ´lego kkk

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Eu pensaria o mesmo que vocĂª sobre os nomes Anti e Christo, nĂ£o sou muito de livros com conotações religiosas, mas bom saber que ele caminha para outro lado! :)
    No mais, bom saber tambĂ©m que a histĂ³ria Ă© contada alterando o ponto de vista de Divina e Anthi, gosto de livros assim, dĂ¡ uma mexida a mais na histĂ³ria e uma perspectiva melhor dos sentimentos de cada um!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. jĂ¡ tinha ficado interessada nesse livro quando vi em alguma CDC em que mostravam o livro. O titulo e a capa sĂ£o, realmente muito bonitos, uma pena que a capa nĂ£o condiz com a histĂ³ria.
    Fiquei muito curiosa com sua resenha. Pensa que vale a pena comprar? Acho que vou comecar por dar uma olhada online (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Poeira-e-dos-Sonhos), e depois ver como vai.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. NĂ£o conhecia este livro, logo o tĂ­tulo me chamou muito a atenĂ§Ă£o, Ă© bem diferente.
    Gostei do enredo, fiquei curiosa para conhecer melhor a vida e os pontos de vista de cada uma destas personagens, parecem ser bem distintas e muito cativantes. Nunca li um livro ambientado na GrĂ©cia, fiquei com vontade de acompanhar a estĂ³ria e saber mais sobre os costumes de lĂ¡.
    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi. Livro ambientados na Grécia deve ser lindo, pois o lugar é lindo demais. Espero que seja assim rs.
    O enredo do livro me pareceu muito gostoso e com certeza vou amar ler. A personagem deve ser Ă³tima e nos deixar fascinados nĂ©?

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!