Resenha da Drica - Travessia - Crossed, Livro 2, Ally Condie - Suma das Letras

Autora: Ally Condie

Editora: Suma de Letras

Ano EdiĂ§Ă£o: 2012

NĂºmero EdiĂ§Ă£o: 1

PĂ¡ginas: 280

Idioma: PortuguĂªs


Sinopse 
Em busca de um futuro que pode nĂ£o existir e tendo que decidir com quem compartilhĂ¡-lo, a jornada de Cassia Ă s ProvĂ­ncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma sĂ©rie de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que Ă© mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida alĂ©m das fronteiras. Mas, Ă  medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebeliĂ£o, uma inesperada traiĂ§Ă£o e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coraĂ§Ă£o de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada Ă© como o esperado em relaĂ§Ă£o Ă  Sociedade, onde ilusĂ£o e traiĂ§Ă£o fazem um caminho ainda mais confuso.

FicĂ§Ă£o cientĂ­fica com romance em um mundo novo e desconhecido: fĂ³rmula que Ă© garantia de sucesso. 

Em troca da oferta de uma vida tranquila, segura, sem surpresas (sejam elas boas ou ruins) e com tudo jĂ¡ predefinido, a Sociedade controla a vida de seus cidadĂ£os desde o nascimento atĂ© a sua morte. Cassia acreditava na Sociedade atĂ© ela cometer o primeiro erro relacionado a escolha do seu par. (Veja na resenha de Destino).
Nesse segundo livro, vamos acompanhar a saga de Ky Markham, que Ă© enviado para morrer nas ProvĂ­ncias Exteriores. O que a Sociedade nĂ£o sabia Ă© que Ky Ă© um sobrevivente que, levado muito mais por sua força interior e suas convicções, passa por todos os desafios que a Sociedade lhe infringe junto com dois novos. Eles fogem para a Escultura na esperança de encontrar os rebeldes, como o pai de Ky foi um dia.
Cassia foge em busca de Ky, mas quando consegue chegar onde ele estava, ele jĂ¡ se foi. Cassia serĂ¡ ajudada por um garoto que conheceu Ky e partirĂ£o em busca dela atravĂ©s da Escultura, um conjunto de cĂ¢nions afastado da Sociedade. 

 “É lindo e Ă© real, mas nosso tempo juntos pode ser tĂ£o efĂªmero como a neve no planalto. Podemos ou tentar mudar tudo ou simplesmente aproveitar ao mĂ¡ximo tempo que temos.”

O livro Ă© narrado, alternadamente, pelo ponto de vista de Cassia e de Ky. O que nos possibilita viver os seus dramas diĂ¡rios, suas dĂºvidas, suas escolhas. É uma leitura suave, em alguns momentos um pouco maçante, mas com uma histĂ³ria muito boa. Nesse segundo volume temos menos aĂ§Ă£o, menos acontecimentos, mas o livro traz novos e fascinantes personagens. Ponto para Eli, companheiro de Ky de todas as horas, garota que ele resolve proteger, e Hunter, deixado para trĂ¡s na Escultura e que ajuda Cassia e os outros a encontrar a InsurreiĂ§Ă£o. Ah, nĂ£o posso esquecer Indie, amiga de Cassia que foge com ela em sua empreitada para encontrar Ky e que te deixa sempre com um pĂ© atrĂ¡s, serĂ¡ que ela Ă© confiĂ¡vel?


“O amor tem diferentes matizes.”

O livro deixa bem claro que a histĂ³ria nĂ£o acabou, vocĂª estĂ¡ apenas no meio dela e deixa no ar muitas situações a serem desenvolvidas no livro 3. Vamos aguardar para ver se esse amor de Cassia por Ky Ă© verdadeiro ou sĂ³ foi despertado por causa da improbabilidade de que ele pudesse existir na Sociedade, pelo desejo do proibido despertado pelo erro que a Sociedade cometeu. SerĂ¡ que Cassia deseja realmente a InsurreiĂ§Ă£o ou estĂ¡ sendo impelida pela convicĂ§Ă£o dos seus companheiros e do seu avĂ´ falecido? SerĂ¡ que eles serĂ£o capazes de transformar a sociedade? Qual serĂ¡ o papel de Xander e o seu segredo? Vale a pena ler o final dessa histĂ³ria!

Um comentĂ¡rio

  1. NĂ£o conhecia o primeiro livro, mas, pela resenha, deve ser uma sĂ©rie cheia de aventuras e reviravoltas. Fiquei curiosa para saber mais sobre esta sociedade, vou conferir a resenha do primeiro volume, com certeza!
    Pelo visto, este segundo volume deixou muitas perguntas, espero que tudo seja respondido no terceiro volume!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!