6 transtornos com nomes inspirados em personagens da literatura

 primeiro capĂ­tulo!
Caso personagens da literatura fossem parar no divĂ£, suas histĂ³rias certamente intrigariam qualquer psiquiatra. Conheça 6 transtornos com nomes inspirados em personagens da literatura:



1. SĂ­ndrome de Alice no PaĂ­s das Maravilhas


 NĂ£o Ă© preciso seguir o coelho branco para visitar o estranho PaĂ­s das Maravilhas, em 1955, o psiquiatra J. Todd descreveu esta condiĂ§Ă£o neurolĂ³gica que compromete  sentidos e percepĂ§Ă£o, e tem efeitos que se assemelham Ă s experiĂªncias da personagem do escritor Lewis Carroll. No livro, de 1865, Alice cresce e encolhe com ajuda de alguns alimentos e bebidas. É assim que os afetados pela sĂ­ndrome se sentem: o doente fica confuso em relaĂ§Ă£o ao tamanho e forma do prĂ³prio corpo, sentindo que estĂ¡ aumentando ou diminuindo de tamanho, por exemplo. A confusĂ£o tambĂ©m se dĂ¡ quanto aos formatos e dimensões dos objetos ao seu redor.


2. SĂ­ndrome de Peter Pan

 Em 1911, J.M. Barrie nos levou em um passeio pela Terra do Nunca, lar encantado de CapitĂ£o Gancho, de Sininho, dos Garotos Perdidos e, claro, de Peter Pan, o menino que nĂ£o queria crescer. NĂ£o por acaso, Ă© deste garoto levado que a psicologia pegou emprestado o nome para a condiĂ§Ă£o descrita e popularizada pelo escritor Dr. Dan Kiley. A SĂ­ndrome de Peter Pan descreve adultos que nunca conseguiram dar adeus Ă  infĂ¢ncia. “Ele Ă© um homem devido a sua idade e um garoto por seus atos”, descreve Kiley. Considerada uma psicopatologia, a condiĂ§Ă£o ainda nĂ£o foi incluĂ­da na lista de distĂºrbios da OrganizaĂ§Ă£o Mundial da SaĂºde.

3. SĂ­ndrome de Rapunzel


Rapunzel Ă© a heroĂ­na do conto escrito pelos IrmĂ£os Grimm e publicado em 1812, aprisionada em uma torre sem portas ou escadas, possui longos cabelos dourados. A SĂ­ndrome de Rapunzel, descrita em 1968, estĂ¡ ligada Ă  tricotilomania, transtorno que torna irresistĂ­vel a vontade de arrancar os prĂ³prios cabelos e muitas vezes estĂ¡ associado tambĂ©m Ă  tricofagia: a compulsĂ£o pela ingestĂ£o destes fios. O problema se agrava porque o corpo humano nĂ£o Ă© capaz de digerir o cabelo, que pode acabar se acumulando entre o estĂ´mago e o intestino delgado. AĂ­, jĂ¡ viu: caso essa grande massa (chamada tricobezoar, em “cientifiquĂªs”) vĂ¡ crescendo atĂ© chegar atĂ© o intestino delgado, acaba o obstruindo, tornando necessĂ¡ria sua remoĂ§Ă£o cirĂºrgica.

 4. SĂ­ndrome de Dorian Gray


Obcecado com sua aparĂªncia, Dorian Gray, o perturbado e narcisista personagem de Oscar Wilde, faz escolhas impensĂ¡veis para manter sua juventude eterna. O Retrato de Dorian Gray, publicado em 1890, inspirou a descriĂ§Ă£o da condiĂ§Ă£o que aflige Ă queles que tambĂ©m nĂ£o lidam bem com a ideia do envelhecimento. A sĂ­ndrome descrita no International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics, em 2001, aponta uma das mais comuns “fontes da juventude eterna” procuradas pelos afligidos pela condiĂ§Ă£o: cirurgias plĂ¡sticas e drogas milagrosas que prometem esconder a passagem dos anos.


5. SĂ­ndrome de Huckleberry Finn
 
Huck nĂ£o teve uma infĂ¢ncia feliz. O garoto, personagem de As Aventuras de Huckleberry Finn, livro escrito por Mark Twain em 1884, nunca conheceu sua mĂ£e e era constantemente abandonado por seu pai. Ao invĂ©s de ir para escola, Huck cabulava aulas e fugia de qualquer obrigaĂ§Ă£o. E, segundo estudos, este tipo de comportamento na infĂ¢ncia pode ter impactos ao longo da vida. Vem daĂ­ o nome da SĂ­ndrome de Huckleberry Finn, que faz uma ligaĂ§Ă£o entre a infĂ¢ncia problemĂ¡tica e atitudes errĂ¡ticas na vida adulta – como a instabilidade profissional, por exemplo. Segundo o Steadman’s Medical Eponyms, a condiĂ§Ă£o seria despertada por sentimentos de rejeiĂ§Ă£o.

 
6. SĂ­ndrome de Otelo

O ciĂºme tem uma explicaĂ§Ă£o clĂ­nica – Ă© causado pelo medo da perda de um objeto amado. Mas, quando o ciĂºme passa a gerar perturbações e sofrimentos sĂ©rios, deixa de ser considerado normal. Segundo o Manual DiagnĂ³stico e EstatĂ­stico de Transtornos Mentais, quem sofre do Transtorno Delirante ParanĂ³ico do tipo ciumento tem convicĂ§Ă£o, sem motivo justo ou evidente, de que estĂ¡ sendo traĂ­do pelo cĂ´njuge ou parceiro. O ciĂºme patolĂ³gico e delirante se enquadra na SĂ­ndrome de Otelo, cujo nome remete Ă  obra escrita por William Shakespeare em 1603. Em Otelo, o Mouro de Veneza, o personagem-tĂ­tulo Ă© devorado pelas suspeitas infundadas de que sua esposa, DesdĂªmona, estaria o traindo.


Adaptado de: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/6-transtornos-com-nomes-inspirados-em-personagens-da-literatura/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

6 comentĂ¡rios

  1. Essa Síndrome de Rapunzel também aparece na série Sandman, para os interessados em ler HQ também, fica a dica.

    Beijos!

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Roberta. Ainda nĂ£o li, mas esse Ă© mais um motivo para colocĂ¡-lo na lista!

      Excluir
  2. Eu nĂ£o conhecia a SĂ­ndrome de Rapunzel! Que demais! :O

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. eu ja tinha lido sobre isso
    super tenso né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenso, sim. Tenho uma amiga que tem SĂ­ndrome de Rapunzel, foi por isso que fui pesquisar sobre o assunto.

      Excluir
  4. Argh comer cabelos??? MisericĂ³rdia.
    A de Otelo eu jĂ¡ conhecia. AtĂ© sei de algumas pessoas que podem sofrer disso. XD
    Ă“timos fatos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!