Resenha da Drica: Ahmnat - Os Amores da Morte, Julien de Lucca - Gutenberg

TĂ­tulo: Ahmnat – Os amores da Morte
Autor: Julien De Lucca
Editora: Gutenberg
NĂºmero de pĂ¡ginas: 368
Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 978-85-8062-008-5

Sinopse
O que pode acontecer quando Morte e Destino brincam com o sentimento mais perigoso? Ahmnat Ă© uma garota egĂ­pcia que, apĂ³s uma vida cheia de turbulĂªncias, tristezas e mĂ¡goas, assume o cargo de Morte e passa a viver entre este mundo e o alĂ©m-vida. PorĂ©m, ela nĂ£o estĂ¡ sozinha. Logo conhece Destino, responsĂ¡vel por escrever as vidas mortais, que fica surpreso e abismado ao vĂª-la no lugar de poderosa entidade. Destino propõe, entĂ£o, um sĂ¡dico jogo a Ahmnat: criarĂ¡ dez vidas mortais, humanos bem especiais, para tentar fazĂª-la se apaixonar por eles. Se Ahmnat se apaixonar por qualquer um, ela volta para a Terra como mortal novamente, dando a oportunidade de Destino reescrever sua vida. Caso contrĂ¡rio, serĂ¡ Destino quem se tornarĂ¡ mortal, permitindo que Morte venha buscĂ¡-lo pessoalmente.

De cara fiquei completamente apaixonada pela sinopse do livro.  E surpresa por saber que cada vez mais escritores brasileiros se rendem Ă  literatura fantĂ¡stica! E Ahmnat Ă© um verdadeiro presente para quem gosta do gĂªnero.

A capa Ă© realmente linda e jĂ¡ vai alimentando a imaginaĂ§Ă£o do leitor em relaĂ§Ă£o ao que ele vai encontrar na histĂ³ria, com acabamento fosco e verniz prateado no tĂ­tulo da capa e na borda, a diagramaĂ§Ă£o Ă© simples e ao inĂ­cio de cada capĂ­tulo vem uma folha inteira preta; as pĂ¡ginas tem uma gramatura maior e com isso sĂ£o um pouco mais grossas, o que faz o livro parecer imenso.

A histĂ³ria começa no Egito Antigo com a jovem Ahmnat, que depois de uma vida sofrida e da morte trĂ¡gica que teve, pede e ganha o posto de Morte com o intuito de poder se vingar de todos que a fizeram sofrer em vida. Mas toda a histĂ³ria irĂ¡ se desenrolar a partir de uma aposta com o Destino. Ahmnat Ă© hora cruel, ora doce, mas nĂ£o tem como nĂ£o torcer por ela. Uma mulher forte que sofreu horrores, mas resolveu encarar a vida de frente.

"Ouvi os gritos de todas as pessoas em meio Ă s chamas que faziam sucumbir seu corpos frĂ¡geis. Seu frĂ¡geis corpos mortais. Casas, ruas, habitantes de uma civilizaĂ§Ă£o poderosa, agora incineravam a meu favor. Queimem desgraçados! Gritem por suas vidas! Sejam vocĂªs os primeiros a sentir meu poder, a ajoelhar em dor diante de mim.'

Na histĂ³ria, o destino dos seres humanos Ă© escrito por Destino, uma entidade milenar. Mas Destino Ă© um garoto mimado que gosta de brincar com as vidas humanas. Ele se revolta contra Ahmnat, pois ela frustra o que ele escreveu para a sua vida tornando-se Morte, pois esse nĂ£o era o seu destino. Sendo assim, ele vai tentar reescrever a vida de Ahmnat, mesmo que seja necessĂ¡rio trapacear. 

Do Egito antigo atĂ© os dias de hoje, a histĂ³ria Ă©, por vezes, contada pela prĂ³pria Ahmnat a uma segunda pessoa, o Ăºnico amor de sua vida, que ela nĂ£o se permitiu destruir. 

"Como lhe falei, o amor Ă© uma doença que jĂ¡ existe em vocĂª. Existe em todos nĂ³s. Quando chegar a hora, ele acontecerĂ¡, e vocĂª nĂ£o terĂ¡ como impedi-lo. É como a morte. EstĂ¡ em todos nĂ³s. Quando chegada a hora, ela acontece, fria, inevitĂ¡vel."

O interessante da histĂ³ria Ă© a mudança constante do seu rumo: o que Ă© certeza em uma pĂ¡gina, na pĂ¡gina seguinte jĂ¡ nĂ£o existe mais, e o que foi negado no capĂ­tulo anterior serĂ¡ confirmado no capĂ­tulo seguinte. Cada detalhe tem papel importantĂ­ssimo para o rumo que a histĂ³ria vai tomar. 

O que me deixou um pouco incomodada foi o fato de que o autor baseia a sua narrativa em uma visĂ£o cristĂ£ para narrar a histĂ³ria, pregando a existĂªncia de um Ăºnico Deus, falando de Jesus, dando motivos para Judas, explicando CĂ©u e Inferno, e influenciado a postura de todos os personagens e nos levando a acreditar que nada Ă© o que parece ser. Apesar disso, Julien tem uma escrita segura, que dĂ¡ credibilidade Ă  histĂ³ria. Escritor brasileiro de qualidade, que escreveu um romance internacional, sem regionalismo, e que nĂ£o deve nada aos romances fantĂ¡sticos da atualidade. 

“NĂ£o tenho intenĂ§Ă£o de decepcionĂ¡-la, porĂ©m sĂ³ hĂ¡ um Deus. Aquele que fez o mundo, que teceu o cĂ©u e modelou os homens.”

Ponto positivo para os fatos histĂ³ricos relatados e justificados pela Ă³tica do autor ao longo da histĂ³ria

"NĂ£o me entenda mal, mas acho que insistir no mesmo erro Ă© a forma mais ignorante de masoquismo."

Ahmnat nĂ£o me conquistou por completo, apesar da histĂ³ria ser bastante inusitada. Mas, indiscutivelmente, Ă© um livro que merece sim ser lido, e com bastante atenĂ§Ă£o. Se lerei sua continuaĂ§Ă£o? Claro!!! Quero saber como tudo vai acabar, se Ă© que tudo um dia acaba...


Julien De Lucca Ă© formado em Propaganda & Marketing, com especializaĂ§Ă£o em DireĂ§Ă£o de Arte, mas os livros sempre estiveram presentes em sua vida. Filho de escritora e irmĂ£o de ilustradora, desde cedo adorava jogar com as palavras e seus sentidos. Começou escrevendo poesias ainda no ensino fundamental e criava histĂ³rias inspiradas nos colegas da escola.
Palavras do autor:
“Pode parecer bem esquisito mas eu sonhei com ela. Sim, ela mesma, dona Morte. Ela conversava comigo calmamente, discutindo sei lĂ¡ o quĂª (afinal foi um sonho e faz muito tempo) e no final deste episĂ³dio ela me disse “nĂ£o sabe sobre o que escrever? Escreva sobre mim!” e eu respondi “Sobre vocĂª? Mas eu nem sei seu nome!” e ela sorriu e disse “Meu nome Ă© Ahmnat.” Assim nasceu minha primeira e querida personagem. Mas eu demorei bastante para apresentĂ¡-la ao pĂºblico. Nove anos para ser exato. Fui escrevendo de pouquinho, me sentindo cada vez mais confortĂ¡vel em transformar uma idĂ©ia gigante em texto e passar cada detalhe, cada emoĂ§Ă£o, cada pedacinho dela para um bloco imenso de palavras. Um dia, ele ficou pronto. E a sensaĂ§Ă£o foi fantĂ¡stica. VĂª-lo encapado, em formato de livro mesmo, lindo, pronto. Amei aquela sensaĂ§Ă£o e jĂ¡ comecei a pensar no segundo. Escrevi “A MĂ£e de Todos os Pecados” em quatro meses. E a partir de entĂ£o percebi que eu nunca mais vou parar. Contar histĂ³rias Ă© algo que estĂ¡ dentro de mim, uma paixĂ£o inerente que eu preciso por para fora.”
ExtraĂ­do de: http://www.jdelucca.com.br/main/?page_id=2

6 comentĂ¡rios

  1. Nossaaa a sinopse Ă© emocionante, realmente dĂ¡ vontade de ler o livro... A estoria Ă© muito interessante, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa, coisa difĂ­cil de ocorrer com capas fantĂ¡sticas. XD
    A sinpse: UAU, sĂ©rio, sĂ³ ela vende e gostei demais da resenha, dos pontos colocados.
    Mocinha egĂ­pcia Ă© bem legal, nĂ£o lembro de nenhuma assim de cabeça, esse quote dela foi bem malĂ©volo. hahaha, mas agora ela Ă© a Morte, nĂ©?!
    Essa aposta Ă© bem interessante.
    A capa do segundo Ă© ainda mais bonita.
    E ainda melhor amei a nota do autor. Tantos sonhos que transformei em fanfics... quem sabe um dia nĂ£o faço como ele e me arrisco. =)

    ResponderExcluir
  3. Conheço o escritor, famoso vulgo: Xuminator... belo narrador de campeonatos de jogos eletronicos e mente brilhante! parabĂ©ns, Ă³tima obra... jĂ¡ li o primeiro, quero comprar o segundo, e quem sabe o terceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SĂ©rio? Fala p ele dar uma passada aqui no blog e ver se a resenha estĂ¡ do agrado dele!!!

      Excluir
  4. Que capa linda, Ă© mesmo fascinante e chama muito a atenĂ§Ă£o!
    O enredo Ă© bem interessante mesmo, nunca li nada onde a Morte e Destino sĂ£o personagens, fiquei curiosa para acompanhar este. Gostei muito de saber que a estĂ³ria vai tomando rumos inusitados ao decorrer, deve garantir muitas surpresas ao leitor!
    Apesar dos pontos negativos que vocĂª comentou, parece ser uma Ă³tima leitura, cheia de surpresas. Gostei de saber que o livro Ă© nacional!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!