Resenha da Drica: Angelina – O amor é o melhor tempero, Brian O'Reilly - Companhia Editora Nacional

Autor: Brian O’Reilly

ISBN: 9788504018417

Páginas: 384

Edição: 1

Ano de edição: 2013

Catálogo: Interesse geral - Ficção

Sinopse:

Algumas vezes, a distância entre duas pessoas é uma mesa de cozinha. “Angelina – O Amor é o Melhor Tempero” conta a cativante história de uma mulher que decide que é muito jovem para viver a tristeza de ser viúva. Assim, diante da perda repentina de seu marido, Angelina opta pela única saída que lhe resta: a paixão pela culinária. Tudo começou com Angelina cozinhando para seus vizinhos em troca de um pagamento mensal. Só que ninguém imaginou como esses relacionamentos se desenvolveriam e até onde iriam. Angelina transborda o calor, os aromas e a magia da comida caseira, além de mostrar maravilhosamente histórias entrelaçadas de amor e superação. Também conta uma doce história de como pessoas inusitadas se conectam umas a outras através de uma deliciosa refeição.

Devo reconhecer que a minha parceira Companhia Editora Nacional tem me trazido realmente boas surpresas, e Angelina é um desses.

O livro nos conta a história dramática de vida de Angelina, uma mulher jovem, casada, sem filhos e que adora cozinhar e considera isso uma verdadeira missão.

 “Como o amava, ela tinha de deixar claro, para que o marido jamais esquecesse, a diferença entre um bolo comprado e um bolo feito em casa, principalmente por ela. Esse bolo seria inesquecível.”

A história começa quando Angelina resolve fazer um bolo para Frank, seu marido, que será inesquecível. Mas Frank acorda no meio da noite e tem um infarto fulminante, frustrando assim todos os planos de Angelina, que terá que traçar novos rumos para a sua vida. 

Após o enterro do marido e se vendo sem dinheiro, Angelina passa a cozinhar em sua casa a princípio para um senhor solteiro, mas a sua freguesia vai crescendo até formarem o que ela chama de Clube dos Homens Solteiros, formado por homens sozinhos, de várias idades, que não tem quem cozinhe para eles. 

A partir daí somos agraciados por receitas fantásticas. Sim! Toda a receita com ingredientes e modo de preparo detalhados para que você também possa executá-las em casa. Em alguns momentos deu até para sentir o cheiro da comida de Angelina.

“Os bons tempos vem e os tempos difíceis acabam passando, mas, enquanto um tomar conta do outro, ninguém conseguirá detê-los.”

Angelina não é mais uma mocinha de um romance dramático e meloso, mas sim uma mulher guerreira e batalhadora que, apesar de algumas recaídas, acredita em si mesma e em seu potencial criador em uma cozinha. Mas e o romance? Sim, temos um romance, um quase triângulo amoroso que deixa o leitor na expectativa até o final, e que vale muito à pena. Sem cenas eróticas ou te extrema paixão, mas com um amor verdadeiro na medida certa e sem passar do ponto, Angelina vai encontrar o amor que não é o mais bonito, mas o certo. 

“O poder da comida só é menor do que o do sexo.”

Angelina é um livro que nos mostra que cozinhar além de uma técnica é uma arte, onde quando o amor está envolvido, tudo tem mais sabor, com princípios bem firmes em relação a família, amizade e honra.

Brian O’Reilly é escritor e produtor do programa americano de TV "Dinner: Impossible", e no final do livro tem uma entrevista incrível sobre o livro.

7 comentários

  1. Oii Drica, menina eu achei essa capa linda.
    A Angelina tem um dom maravilhoso, cozinhar bem não é para todos. Ainda é lucrativo. Gostei do nome do clube. Melhor pagar para ela do que comer miojo ou fast-food.
    E quer dizer que terá romance? Não suspeitei disso, menos ainda que seria um quase triângulo.
    Amei a resenha, estou mais que curiosa com este livro. =)
    Tão bom quando a parceria traz bons frutos, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo uma delícia, não tinha grandes expectativas em relação a ele, mas resolvi ler pq adoro cozinhar. MAs valeu muitíssimo a leitura.
      E a nossa parceria com a Companhia Editora Nacional tem trazido ótimos frutos, sim!

      Excluir
  2. Amei a capa, nem li o livro e a estoria já me conquistou.

    ResponderExcluir
  3. Resolvi saber um pouco mais deste livro depois que meu noivo ontem na Saraiva lendo o primeiro capítulo falou que era muito interessante, ele lembra o livro - O Segredo de Frida Kahlo- que a cada final de capítulo uma receita. E agora lendo um pouco mais...parece incrível.
    Drica adorei te encontrar, as dicas são ótimas.
    Beijos e maravilhoso 2014 pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seja bem-vinda!!! Um ótimo 2014 p vc tb!!!

      Não conheço o livro q vc citou, mas vou dar uma pequisada, se for tão legal como vc falou e parece com Angelina, com certeza vale à pena!

      Excluir
  4. Não conhecia este livro e fiquei super interessada. Nunca li nada parecido e achei interessante. Adoro protagonistas femininas que são fortes e batalhadoras, sempre conquistam o leitor. Muito interessante o livro abordar o poder da comida preparada com amor, deve ser mesmo uma estória cativante. Fiquei curiosa para saber como o romance entra nesta estória. :)
    beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!