Resenha da Drica: Exodus, Julie Bertagna - Farol Literário



Autora: Julie Bertagna

Editora: Farol Literário

Ano: 2011

Páginas: 343

Sinopse:
Uma Escolha Capaz de Mudar o Futuro. É 2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço. Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.

- O que você tanto olha? O que está procurando, Mara? - Milagres - responde ela

Exodus é uma distopia. Mas uma distopia bem próxima do que poderia ser o nosso futuro.
Exodus vai nos contar a história de Mara Bell, uma menina de 15 anos que vive na Terra em um período onde ela está quase toda coberta pela água, situação provocada pelo aquecimento global e o consequente derretimento das calotas polares, em 2099. Será que já ouvimos alguma previsão a respeito???
O combustível já acabou e eles se utilizam das poucas árvores que ainda restam, os animais e a comida são escassos, eles vivem isolados do mundo, de maneira primitiva, sem conhecimento da existência de outros sobreviventes. 

"Todas as previsões estavam erradas, e todos os acordos políticos que impediriam o aquecimento global fracassaram, não deram em nada. Os governos do mundo inteiro não conseguiam entrar em um acordo para nada - ou cumprir qualquer  tratado que já estivesse em andamento. De repente, ficou tarde demais..."

Os níveis da água não param de subir e Mara Bell não vai aceitar o fim de braços cruzados. Ela passa a procurar informações de lugares que podem salvá-los na antiga rede de computadores, a Weave. Mara então conhece uma ciber-raposa através do seu ciberwizz que lhe conta sobre uma cidade celeste chamada Munno. Acreditando ser essa a única possibilidade de sobrevivência, Mara e Tain, ancião conselheiro de Wing, convence o seu povo a partir com ela em busca dessa esperança.

"A história da hora de dormir é o refúgio que ele constrói para si mesmo toda noite antes de pegar no sono. Parece ter se tornado mais infantil, mesmo com seis anos, com uma confusão interior, tendo que se esconder do grito do lobo mau, representado pela tempestade e sua gigante força. Mara, do contrário, sente que subitamente tornou-se adulta."

A odisseia do povo de Wing guarda terríveis surpresas. O primeiro obstáculo a enfrentar é a decisão de quem vai à viagem. Por possuírem poucos barcos eles precisam escolher quem será deixado para trás, e os anciãos abrem mão da oportunidade por acreditarem não resistir. A falta de água e comida é o obstáculo seguinte. Apesar dos percalços, eles conseguem chegar ao seu destino, mas descobrem que outras pessoas tiveram a mesma ideia e se deparam com uma infinidade de barcos que não tiveram permissão para entrar na cidade. Mara Bell se culpa por ter colocado o seu povo em tamanha dificuldade e resolve procurar ajuda, que virá de onde ela menos espera. Afinal, Marra não é uma mocinha do tipo que senta e chora, é uma adolescente de personalidade forte e cheia de ideais que conseguiram encontrar solução para os problemas do seu povo.

Destaque para o povo Treenester, habitante das árvores dentro de Munno, que vivem uma relação de amor e respeito com a natureza, dando exemplo de como a relação entre homens e natureza pode ser harmônica sem ser predatória. Mara vai encontrar amigos e aprender muito com eles.

Exodus é uma trilogia, seguido por Zenith e Aurora, todos lançados pela Farol. Exodus é classificado como um livro infanto-juvenil, mas acredito que deveria ser lido por todos. Não estou sendo catastrófica, apenas acredito que devemos parar para refletir sobre a relação que temos hoje com o nosso planeta e analisarmos as semelhanças com os povos do mundo recriado em Exodus. Será que estamos indo nesse mesmo caminho? Será que em breve teremos que partir em busca da nossa Munno? Se assim for, tomara que tenhamos várias Mara Bell para salvar o dia.

Julie Bertagna nasceu em 1962, na Escócia. Ela escreveu sobre a vida real e também publicou romances de ficção científica. Seu público abrange tanto crianças quanto os jovens adultos. Os livros da autora foram indicados para vários prêmios, incluindo o Carnegie Medal, e sua novela Êxodus conquistou o the Lancashire County Library Children’s Book of the Year Award.

Soundtrack, sua segunda ficção, voltada para jovens adultos, ganhou o Scottish Arts Council Award, o segundo maior prêmio já concedido a escritoras escocesas do gênero infantil.

3 comentários

  1. Não sou fã de distopias, mas gostei do enredo e da protagonista, então se surgir uma oportunidade irei lê-lo com certeza.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu amei as capas dos livros dessa série fiquei encantada..mais a história não me prendeu..me convenceu a ler..Apesar de ser uma história que como você disse pode ser o nosso futuro bem próximo se algo não for feito..não consegui me envolver na leitura e abandonei.

    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desta trilogia, mas ainda não tinha me interessado. Acho bem legal e até mesmo próximo do real a autora ter usado algo que pode mesmo acontecer com o mundo para criar esta distopia. Se analisarmos bem, podemos até concluir que este será o destino da terra se não mudarmos nada. Este livro deve garantir boas reflexões sobre isso.
    Outro ponto positivo foi a personalidade da personagem. Gostei muito de saber que a Mara é uma pessoa forte, determinada e que luta pelas coisas, em vez de aceitar tudo de braços cruzados. Adoro personagens assim!
    Adorei a resenha, e o book trailer do livro é ótimo. Vou ver se leio também, adoro distopias.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!