Resenha da Drica: A garota que perseguiu a lua, Sarah Addison Allen - Planeta

TĂ­tulo Original: The Girl Who Chased the Moon

Autor: Sarah Addison Allen

Ano: 2012

PĂ¡ginas: 243

Editora: Planeta

TraduĂ§Ă£o: Aline Klesck

Sinopse
Como vocĂª pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua? Emily Benedict foi para Mullaby apĂ³s a morte de sua mĂ£e. Ao chegar Ă  cidade e conhecer seu avĂ´ ela percebe que os mistĂ©rios do lugar nunca sĂ£o resolvidos: eles sĂ£o uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal Ă  noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mĂ£e esteve envolvida no maior mistĂ©rio da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendĂ¡-lo. Em Mullaby nada Ă© o que parece.


A Garota que Perseguiu a Lua Ă© uma histĂ³ria de realismo fantĂ¡stico que emociona ao tratar claramente da alma humana e suas vĂ¡rias faces.

Entre histĂ³rias de amor, reencontro, perdĂ£o e acontecimentos fantĂ¡sticos, somos apresentados a Mullaby e seus mistĂ©rios, uma pequena cidade em Carolina do Norte. Luzes noturnas nos quintais, um gigante, papĂ©is de parede que mudam de cor, bolos com sabor de esperança e pessoas com habilidades incomuns fazem parte dessa histĂ³ria. O livro gira em torna principalmente das vidas de Emily e Julia, que tem em comum o fato de estarem procurando o seu lugar no mundo.

Emily Benedict, 17 anos, se muda para Mullaby ao perder sua mĂ£e, Dulcie Shelby, e vai morar com seu Ăºnico parente vivo: o avĂ´, um gigante com mais de dois metros de altura.  Ă‰ ai que os mistĂ©rios de Mullaby começam a entrar na vida de Emily. Ela logo percebe que ninguĂ©m quer desvendar os mistĂ©rios de Mullaby, eles sĂ£o o modo de vida dos moradores da cidade. 

Mas desvendar o passado de sua mĂ£e Ă© o seu objetivo, e ela vai contar com a ajuda de Julia Winterson, 34 anos, antiga colega de colĂ©gio de sua mĂ£e, que retornou a Mullaby apĂ³s 18 anos. Julia volta para tentar salvar o restaurante do pai, antes apenas especializado em churrasco, mas onde ela passa a vender bolos com sentimentos, na esperança de reconquistar um amor adolescente. TambĂ©m com um passado a ser revisto e pendĂªncias a serem acertadas que ocasionaram um coraĂ§Ă£o partido. Devo confessar que Julia Ă© minha personagem preferida e que realmente acredito que os bolos tenham esse poder de mesclar sentimentos. 

Quando eu era pequeninho, eu podia estar brincando do outro lado da cidade e sabia exatamente quando minha mĂ£e tirava um bolo do forno. Eu via o cheiro, a forma como ele flutuava pelo ar. Eu sĂ³ precisava segui-lo atĂ© em casa.

Emily tambĂ©m conhecerĂ¡ Will Coffey, um garoto misterioso e fofo que se apaixonarĂ¡ por ela e por quem ela tambĂ©m se apaixonarĂ¡ repetindo assim um ciclo do passado, filho da famĂ­lia mais tradicional e rica da cidade, que revelarĂ¡ o motivo pelo qual Mullaby odeia a sua mĂ£e e a rejeita. 

Emily deixava o ar diferente, vibrante, como se houvesse mĂºsica por perto, mas ele nĂ£o chegava a ouvir. Ele estava surpreso pela forma como se sentia bem mais completo com ela por perto, e nĂ£o sabia como lidar com isso. Ser necessĂ¡rio era parecido com ser alto – nĂ£o chegava a ser um problema atĂ© ter gente ao redor.

Narrado em terceira pessoa atravĂ©s dos olhares de Emily e Julia, principalmente, mas tambĂ©m de Vance, avĂ´ de Emily, de Sawyer, antiga paixĂ£o de Julia, e de Will. A capa Ă© linda e, depois do tĂ­tulo, foi o que me fez ansiar pela leitura. 


O livro Ă© fantĂ¡stico, delicioso de ser lido. A autora consegue misturar romance e mistĂ©rio em uma dose perfeita e nos desperta uma infinidade de sentimentos ao longo da histĂ³ria que fala muito sobre o ser diferente, e como as diferenças podem conviver de forma harmoniosa e apaixonante. 

“… Estou sempre com saudade de casa … SĂ³ nĂ£o sei onde Ă© minha casa. HĂ¡ uma promessa de felicidade por aĂ­. Eu sei disso. AtĂ© sinto Ă s vezes. Mas Ă© como perseguir a lua: bem na hora em que vocĂª a tem, ela some no horizonte. Eu fico triste e tento seguir em frente, mas depois … volta na noite seguinte, me dando esperança de pegĂ¡-la novamente…”

Como Ă© difĂ­cil falar de uma histĂ³ria quando nos apaixonamos por ela... O que tenho a dizer? Leiam, apenas leiam...E Sarah, please, continue a contar a histĂ³ria de Mullaby.

5 comentĂ¡rios

  1. Oii!!
    Ainda nĂ£o conhecia o livro, jĂ¡ vou colocar na minha listinha de leitura, espero poder ler logo!
    Realmente gostei da histĂ³ria, to aqui imaginando ter um avĂ´ gigante *o*
    Agora fiquei curiosa pelo mistério \õ/
    Beijos;
    Leticia - ObsessionValley

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos primeiros livros que li este ano e entrou para os favoritos logo no começo. A autora tem uma sensibilidade incrível e personagens totalmente reais e cativantes. Doida para ler tudo da Sarah!!!

    A capa e a diagramaĂ§Ă£o deixaram tudo mais perfeitos.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o conhecia a autora e me apaixonei pelo livro e seus personagens fantĂ¡sticos!

      Excluir
  3. Estou adorando dar uma olhada nas resenhas antigas aqui do blog, pois estou descobrindo livros muito interessantes que nunca tinha ouvido falar! Este tambĂ©m parece ser Ă³timo, nĂ£o resisti e adicionei aos meus desejados haha
    Concordo que a capa Ă© linda, me fez querer dar uma olhada na resenha e me apaixonei pelo enredo. Muito interessante a estĂ³ria misturar elementos fantasiosos com elementos reais, como bolos com sentimentos, achei fantĂ¡stico! Os personagens principais parecem ser cativantes, deve ser uma estĂ³ria linda e fiquei curiosa para descobrir os segredos da cidade e os da mĂ£e da personagem.
    beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!