Resenha da Drica: O Estranho caso do Yoda de Origami, Tom Angleberger - Sextante


Sinopse: 

DOUG É UM GAROTO MUITO, MUITO ESTRANHO.
Ele sempre faz coisas esquisitas, como usar a mesma camiseta durante um mĂªs, dançar feito maluco e se deitar no chĂ£o da biblioteca. Isso Ă© constrangedor, principalmente para Tommy, que passa o recreio com ele todos os dias.

Por outro lado, Doug faz uma coisa muito legal: origamis. Um belo dia, ele cria um dedoche de origami do Yoda, o sĂ¡bio personagem da saga Guerra nas estrelas. E aĂ­ tem inĂ­cio um grande mistĂ©rio.
O Yoda de Origami prevĂª o futuro e sempre sabe como lidar com uma situaĂ§Ă£o difĂ­cil. Seus conselhos funcionam mesmo e logo a maioria dos alunos da escola estĂ¡ fazendo fila em busca de soluções para seus problemas.

Tommy nĂ£o entende como o Yoda de Origami pode ser tĂ£o sagaz se o Doug Ă© tĂ£o sem noĂ§Ă£o. SerĂ¡ que o Yoda estĂ¡ usando a Força? Tommy precisa resolver esse mistĂ©rio antes de aceitar seu conselho sobre uma garota.

Este Ă© o relatĂ³rio que Tommy preparou ao investigar O estranho caso do Yoda de Origami. Para tornĂ¡-lo imparcial, ele incluiu os comentĂ¡rios de Herbert, um colega que nunca acreditou no Yoda de Origami. TambĂ©m pediu a opiniĂ£o de Kevin, que sĂ³ fez uns rabiscos em volta do texto. Veja como ficou!



Livro de capa dura e ilustrações fofas, teoricamente feito para crianças, serĂ¡ mesmo??? A Sextante caprichou mesmo!

Mesmo que vocĂª nĂ£o goste ou nĂ£o saiba o que Ă© um yoda, mesmo que vocĂª nunca tenha assistido Star Wars, isso nĂ£o serĂ¡ um problema, porque vocĂª vai ser totalmente cativado por esse pequeno dedoche sĂ¡bio. E o que farĂ¡ vocĂª se perguntar: porque eu nĂ£o tive a ajuda do yoda nos meus momentos de dĂºvida? 

“Pressa os tolos tĂªm.”

O Yoda Ă© um origami feito por Doug, um garoto esquisitĂ£o, meio confuso e um pouco bobĂ£o. SĂ³ que um dia ele aparece com um origami do Yoda que começa a dar sĂ¡bios conselhos para seus colegas. CoincidĂªncia ou nĂ£o, os conselhos dĂ£o certo, e ele acaba ajudando os seus amigos. Tommy, amigo de Doug, fica confuso e inicia uma investigaĂ§Ă£o. Esse livro Ă© o relato dessa investigaĂ§Ă£o, com depoimentos dos colegas de Tommy, alunos de uma turma de sexta sĂ©rie. 

Ponto para o fato do autor aborda dĂºvidas de meninos, coisas como chamar ou nĂ£o uma garota para dançar, o momento de autoafirmaĂ§Ă£o, a primeira namorada. Em um mundo literĂ¡rio onde as meninas sĂ£o sempre privilegiadas como protagonistas das histĂ³rias, Ă© bom ver os problemas dos meninos sendo dissecados dessa vez. As folhas sĂ£o lindas, dĂ¡ uma sensaĂ§Ă£o de que cada pĂ¡gina estĂ¡ amassada, sem contar as ilustrações, que dĂ£o um toque todo especial e sĂ£o imprescindĂ­veis para que vocĂª conheça cada personagem.

Ah, e vocĂª poderĂ¡ colocar as habilidades manuais Ă  prova: no final do livro vocĂª encontra orientações para fazer o seu prĂ³prio yoda de origami. Vai perder???


Palavras de Tom Angleberger, sobre o livro:
“Escrever este livro vocĂª deve”, disse o Yoda a Tom Angleberger. Muito antes de ele seguir o conselho do Yoda, Tom candidatou-se a um emprego como desenhista em um jornal, mas por engano lhe deram um cargo de redator. Quinze anos depois, ele ainda estĂ¡ lĂ¡, atualmente como colunista do Roanoke Times, em Roanoke, na VirgĂ­nia, Estados Unidos. Ele mora em Christianburg, VirgĂ­nia, com a mulher. Visite seu site: www.origamiyoda.com.

9 comentĂ¡rios

  1. Oi Adriana! Adorei seu comentĂ¡rio sobre como os problemas das meninas geralmente sĂ£o os que recebem atenĂ§Ă£o, enquanto dos meninos, Ă© deixado de lado... Isso precisa mudar jĂ¡! Hahaha
    Adorei sua resenha. Ainda nĂ£o conhecia o livro, mas sou super apaixonada por histĂ³rias desse tipo (como DiĂ¡rio de um Banana, nĂ©? <3)
    Vou procurar o livro! Fiquei super interessada!!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda! Realmente, Ă© bom ver os meninos sendo privilegiados!

      Excluir
  2. cara pfvr eu necessito desse livro <3 eu jĂ¡ queria a muito tempo e Ă© a primeira vez que vejo uma resenha dele.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SĂ©rio???????? Pensei q muita gente jĂ¡ tinha resenhado ele!!!

      Excluir
  3. Oi Adriana,
    que fofo esse livro, mesmo nĂ£o sendo fĂ£ de Star Wars adorei e queria muito ele pra mim.
    Parece ser bem para pré adolescentes e para meninos isso é legal.
    BeijĂ£o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb nĂ£o sou muito fĂ£ de Star Wars, por isso relutei um pouco em ler o livro, mas ele Ă© delicioso!

      Excluir
  4. Adoro esse tipo de livro e alĂ©m e todos os ponto positivos ainda tem uma eduĂ§Ă£o super bem cuidada.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super interessada na estĂ³ria! Ultimamente estou amando leituras leves e divertidas e esta parece ser Ă³tima. Concordo que Ă© bem legal, de vez em quando, acompanhar o enredo atravĂ©s de um personagem masculino e fiquei com vontade de saber como ele irĂ¡ desvendar os mistĂ©rios por trĂ¡s deste dedoche! Deve ser uma leitura super fofa, com muita diversĂ£o. Adorei conhecĂª-la. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡! A histĂ³ria parece ser muito fofa e as ilustrações sĂ³ vĂªm confirmar ainda mais isso. Apesar de ser um livro para o publico infantil, acho que vou aprender muito com toda a histĂ³ria. JĂ¡ me identifiquei e muito com o nosso protagonista, doida para conferir de perto o que vai acontecer com essa turma, o que resultarĂ¡ essa investigaĂ§Ă£o (risos).

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!