Resenha da Drica: Todo Dia - David Levithan, Galera Record

TĂ­tulo original: Every Day

Autor: David Levithan

Ano: 2013

GĂªnero: FicĂ§Ă£o estrangeira

PĂ¡ginas: 280

Sinops:

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. NĂ£o importa o lugar, o gĂªnero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que sĂ³ por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A jĂ¡ aprendeu a seguir as prĂ³prias regras: nunca interferir, nem se envolver. AtĂ© que uma manhĂ£ acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

“Nunca vou compreender, nĂ£o mais do que qualquer pessoa normal entenderĂ¡ a prĂ³pria existĂªncia. Depois de algum tempo Ă© preciso aceitar o fato de que vocĂª simplesmente existe. NĂ£o hĂ¡ meio de saber o porquĂª. VocĂª pode ter algumas teorias, mas nunca haverĂ¡ uma prova.”

Acredito que esse tenha sido o livro mais incrĂ­vel que li nos Ăºltimos anos... Mesmo apĂ³s ler a sinopse e orelha do livro, nĂ£o imaginei que esse livro me levaria a tantas reflexões, me faria repensar atitudes e conceitos e me surpreenderia de tal forma.

Vamos conhecer a vida de A, se Ă© que se pode chamar o que ele tem de vida. A Ă© um garoto (?) de 16 anos que acorda todos os dias em um corpo diferente. O Ăºnico padrĂ£o Ă© que todos tĂªm a mesma idade de A, e moram no mesmo estado dos EUA. E sempre foi assim, desde que ele era um bebĂª, quando pensava ser esse o curso normal das coisas. A histĂ³ria Ă© contada em forma de diĂ¡ria, narrado dia a dia. 

“Concentro-me no presente, porque Ă© nele que estou destinado a viver.”

Entre tantas vidas que A jĂ¡ viveu por um Ăºnico dia, jĂ¡ que os corpos nunca se repetem, vamos acompanhar A como uma garota nada popular que tem o irmĂ£o preso por um suposto envolvimento com drogas, um jogador de futebol, um viciado em drogas, um garoto certinho e com fortes crenças religiosas, uma animadora de torcida, uma garota em depressĂ£o, um homossexual que ama o seu namorado, uma garota linda como a BeyoncĂ©, uma empregada ilegal quase em regime semiescravo, um nerd do design, um garoto obeso, dentre outros. 

Essa variedade de corpos habitados por A proporciona a discussĂ£o de temas polĂªmicos como homossexualidade, gĂªnero, obesidade, drogas, alcoolismo, depressĂ£o, culto Ă  beleza, e outros temas recorrentes na vida de seres humanos comuns. Mas o que torna essa discussĂ£o realmente interessante Ă© o fato de que a vemos do ponto de vista de alguĂ©m que jĂ¡ viveu os vĂ¡rios lados da moeda, com todos os pontos de vista possĂ­veis. 

“E, ao fazer isso, eu aprendo. Conhecimento Ă© a Ăºnica coisa que levo comigo quando vou embora.”

Como A passa apenas 24 horas dentro do corpo de cada pessoa, ele faz de tudo para nĂ£o bagunçar a vida delas. Tenta fazer tudo o que o dono do corpo faria normalmente como ir Ă  escola ou ao trabalho, se relaciona com seus amigos e familiares, e faz de tudo para nĂ£o se apegar. Mas tudo muda no dia em que ele Ă© Justin, namorado de Rhiannon, e A se apaixona por ela. 

“Estou sempre pronto para partir. Mas nĂ£o hoje Ă  noite. Hoje Ă  noite sou atormentado pelo fato de que amanhĂ£ Ă© ele quem estarĂ¡ aqui, nĂ£o eu. Quero ficar.”

A partir daĂ­, vamos acompanhar a paixĂ£o de A por Rhiannon, as dificuldades e tentativas de se manter um relacionamento estĂ¡vel dentro de circunstĂ¢ncias tĂ£o instĂ¡veis. A alĂ©m de amar Rhiannon que tornar a vida dela melhor, mostrar o quanto ela Ă© uma menina especial e que merece ser tratada assim. É delicioso partilhar dessa experiĂªncia real de amor entre os dois. 

"Enquanto cochilamos, sinto uma coisa que nunca senti. Uma proximidade que nĂ£o Ă© apenas fĂ­sica. Uma conexĂ£o que desafia o fato de que acabamos de nos conhecer. Um sentimento que sĂ³ pode vir da mais eufĂ³rica das sensações: a de pertencer a alguĂ©m."

A Ă© um personagem de moral inquestionĂ¡vel, coisa difĂ­cil se ver hoje em dia, mesmo que seja na literatura, que valoriza o outro independente da vida que leve, que quer tornar a vida de cada corpo que habita melhor, mas sem interferir no seu livre arbĂ­trio, tanto que quando tem a chance de assumir definitivamente a vida de alguĂ©m, ele nĂ£o aceita, pois estaria tirando o direito do outro de viver a sua prĂ³pria vida. 

Ponto para a forma como o autor trata a questĂ£o de gĂªneros no livro. A Ă© um ser que nĂ£o entende como essas separações sĂ£o estabelecidas, jĂ¡ que nĂ£o as possui.

"Algumas pessoas estĂ£o protestando contra a parada gay. NĂ£o entendo o porquĂª. É como protestar contra o fato de algumas pessoas serem ruivas. Na minha experiĂªncia desejo Ă© desejo, amor Ă© amor. Nunca me apaixonei por gĂªnero. Apaixonei-me por indivĂ­duos. Sei que Ă© difĂ­cil as pessoas fazerem isso, mas nĂ£o entendo por que Ă© tĂ£o complicado, quando Ă© tĂ£o Ă³bvio.""

Entendo que uma das grandes mensagens do livro Ă© a que cada dia deve ser vivido de maneira Ăºnica, nĂ£o Ă© mesmo, A? Mas tambĂ©m que passado e futuro nĂ£o importam tanto quando se tem o presente para ser vivido. 

O livro acabou e me sinto meio Ă³rfĂ£, abandonada por A, quero muito mais!



7 comentĂ¡rios

  1. esse livro deve ser surpreendente. Quero muito lĂª-lo...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau, fico pensando em como deve ser ler as experiĂªncias vividas por A em corpos com vidas extremamente tĂ£o diferentes. JĂ¡ havia visto o livro de longe mas nem pensei em ler a sinopse, agora, com a resenha, fiquei super instigada para conhecer a histĂ³ria! Daria um Ă³timo filme, nĂ£o? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Drica vocĂª falou tĂ£o bem que nĂ£o resisti e li hoje, todo de uma vez.
    TambĂ©m me senti vazia ao terminar, queria mais pĂ¡ginas!!! =)
    Foi adorĂ¡vel!!!
    Obrigada mesmo pela indicaĂ§Ă£o. =D

    ResponderExcluir
  4. Eu quero este livro e ainda nĂ£o sei porque nĂ£o comprei...
    Parece que estou esperando ganhĂ¡-lo, hehehe...
    Fico curiosa para descobrir como deve ser acordar em um corpo diferente todo dia... tipo: homem, mulher... e ter que viver, mas nĂ£o a ponto de criar laços... afinal A sofreria...
    A: nome super criativo, assexuado...
    Adorei :)

    ResponderExcluir
  5. Este livro jĂ¡ estĂ¡ na minha lista a um bom tempo, tinha atĂ© me esquecido. O enredo Ă© super interessante, deve ser demais acompanhar a vida de um personagem que todo dia, acorda em uma vida diferente. Fiquei curiosa para saber se ele conseguirĂ¡ se aproximar da garota...bem, torço que sim. haha
    Bem interessante mesmo as reflexões de A, principalmente sobre o homossexualismo. Gostei muito do Ăºltimo quote em azul, pois Ă© interessante se pensar assim e eu atĂ© concordo bastante.
    Deve ser uma Ă³tima leitura, quero muito ler tambĂ©m!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!