Resenha da Lia: A Aprendiz - Trilogia do Mago Negro, Trudi Canavan - Novo Conceito

"A Aprendiz" Ă© o segundo livro da "Trilogia do Mago Negro". O leitor nĂ£o precisa ter lido o primeiro romance, porque as informações mais importantes estĂ£o logo nas conversas iniciais.
 
Obviamente, se vocĂª jĂ¡ leu o primeiro livro, terĂ¡ uma maior compreensĂ£o dos personagens. Mas, a maneira com que ela descreve seus personagens tĂ£o maravilhosamente, nĂ£o te deixa ficar perdido se nĂ£o tiver lido o primeiro livro.
 
A histĂ³ria segue falando de Sonea, desta vez iremos saber como ela começa seu primeiro ano na Aliança dos Magos - uma escola para magos.
 
Sonea Ă© a primeira aluna a vir das favelas e nĂ£o uma das casas da alta sociedade. Isso faz com que os outros alunos tentem intimidĂ¡-la e tentem constantemente jogĂ¡-la em apuros. Um aluno, Regin, toma para si a missĂ£o de fazĂª-la ser expulsa, e gasta todo o seu tempo livre a atormentando. O livro segue contando como Sonea lida com a brutal intimidaĂ§Ă£o, inclusive estudando mais e fazendo amizade com a bibliotecĂ¡ria. E tambĂ©m veremos a força de Sonea, quando ela finalmente derrota Regin.
 
Todo mundo que lĂª este livro vai sentir a dor de Sonea por ser constantemente intimidada. É muito bem descrita, e sua personagem parece sempre ter uma dignidade silenciosa. Suas reações sĂ£o crĂ­veis e ela realmente cresce como pessoa ao longo do romance. Os outros personagens brilham tambĂ©m, vemos Rothien, seu guardiĂ£o, o Senhor Supremo, o mago negro do tĂ­tulo.
 
HĂ¡ muito sobre a polĂ­tica inter-mĂ¡gica. Isso significa que metade do romance concentra-se em Dannyl e sua viagem de embaixador para terras estrangeiras. Embora interessante, Ă s vezes, a aĂ§Ă£o passa de Sonea para Dannyl, e isso pode ser frustrante para o leitor.
 
"A Aprendiz" Ă© uma histĂ³ria de escola de magia tradicional, com realismo e com um perigo muito real. O romance Ă© uma leitura fĂ¡cil e Ă s vezes pode ser muito cativante.
 
O segundo livro da Trilogia do Mago Negro, de Trudi Canavan continua a partir do primeiro livro com perfeiĂ§Ă£o, quase como se nĂ£o houvesse uma pausa entre eles.
 
Sonea decidiu que ficar na escola Ă© o melhor para o interesse de todos com quem ela se preocupa, e nĂ£o Ă© totalmente como ela tinha imaginado que funcionasse a magia, nĂ£o Ă© do jeito  como ela tinha lido em um livro.
 
Como tal, ela começa seus estudos como uma novata na Universidade dos Magos. Posteriormente, a histĂ³ria de Sonea Ă© muito parecida em certos aspectos com a histĂ³ria de Harry Potter. O mĂ¡gico humilde, com grande poder, sofrendo as atenções doentes do rei da turma escolar, apesar de seus melhores esforços para se manter no anonimato.
 
Mas este fato, em minha opiniĂ£o, nĂ£o tira nenhum mĂ©rito de Trudi Canavan, pois ela tem uma melhor compreensĂ£o da narrativa e sua capacidade de escrita nada deixa a desejar. Ela faz com que a jornada de Sonea atravĂ©s de suas aulas seja ainda mais interessante. Ela nĂ£o tenta fazer com que a sua personagem seja impecĂ¡vel em todos os aspectos, mas simplesmente permite que suas fraquezas nos dĂª o exato tom que o desagrado da classe alta em relaĂ§Ă£o a ela, faz com que haja um forte antagonismo.
 
Sonea concordou em se juntar Ă  Aliança e treinar como um mĂ¡gico. No entanto, como ela morava nas Favelas, ela estĂ¡ fora de lugar entre os outros novatos das casas nobres, e tem que lidar nĂ£o sĂ³ com aqueles que estĂ£o severamente tentando intimidĂ¡-la, mas tambĂ©m ganhando a atenĂ§Ă£o de algumas pessoas dentro da Aliança - como o Senhor Supremo, um mago extremamente poderoso, porĂ©m suspeito por alguns de estar utilizando magia negra. Um dos magos, Dannyl, durante uma missĂ£o de embaixadores, tem a chance de refazer os passos do Alto Senhor e descobrir exatamente o que ele estava fazendo, hĂ¡ muitos anos.
 
VĂ¡rios personagens que desempenham papĂ©is importantes no primeiro livro ficam de fora deste, o que me fez muita falta. Cyril, o melhor amigo de Sonea e o LadrĂ£o Faren, nĂ£o sĂ£o mencionados neste volume.
 
O livro tem capĂ­tulos alternados, onde ora se fala sobre as aventuras de Sonea em sua escola de magia, e outros que seguem as aventuras de Lord Dannyl. Enviado para fazer tarefas diplomĂ¡ticas fora da aliança, Lord Lorlen e, posteriormente, Rothen, tambĂ©m dar-lhe a missĂ£o de descobrir mais sobre o passado de Akkarin. Isso Ă©: descobrir onde, como e quando Akkarin começou a usar magia negra. O final Ă© impressionante e espero que a autora consiga elucidar todos os pontos que ainda estĂ£o soltos, e nos dar um belo desfecho a esta sĂ©rie.
 
O livro tem uma Ă³tima diagramaĂ§Ă£o. Eu gosto das capas desta sĂ©rie, sĂ£o bem de acordo com as histĂ³rias. Tem um enredo bem construĂ­do e uma narrativa de fĂ¡cil entendimento. A revisĂ£o tambĂ©m nĂ£o deixa a desejar. Como sempre, temos um trabalho impecĂ¡vel por parte da Novo Conceito.
 
Este foi um dos bons livros que jĂ¡ li este ano. A sĂ©rie Ă© uma indicaĂ§Ă£o para quem gosta de uma boa fantasia, e seria especialmente bom para os filhos ou sobrinhos e sobrinhas que queiram entrar na fantasia. NĂ£o Ă© muito difĂ­cil, mas de nenhuma maneira Ă© um "livro infantil". Se vocĂª nĂ£o estĂ¡ lendo Trudi Canavan, vocĂª estĂ¡ definitivamente perdendo.

Bjus

2 comentĂ¡rios

  1. Olha flor, eu vou ser bem sincera: nĂ£o li a resenha. Mas Ă© porque eu nĂ£o li o primeiro livro ainda. Tenho os trĂªs na minha estante, mas nĂ£o tive tempo de pegar ainda.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, muito legal ver minha resenha por aqui. Espero sinceramente que seus leitores apreciem a resenha e que sintam vontade de conhecer esta trilogia que tanto me encantou.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!