Resenha da Dani: Extraordinário, R. J. Palacio, Intrínseca


Extraordinário 

Autora: R. J. Palacio

Título original: Wonder

Editora: Intrínseca

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Oi, pessoal,

Pensem num livro que o conteúdo condiz com o título? Extraordinário é a resposta correta.

Auggie é um garotinho de dez anos que por sua doença genética (seu rosto é deformado) e após tantas cirurgias acabou vivendo na segurança de sua casa. Sua mãe ensina em casa, sua irmã é super amiga, o pai muito amoroso. O garotinho tem uma amiga especial que é a Daise, uma cachorrinha que o adora apesar de seu rosto.

August é surpreendido com a decisão dos pais em lhe matricular numa escola, mas ele aceita o desafio. O diretor escolhe três crianças para dar as boas vindas, mas infelizmente apenas um deles trata o Auggie bem.

O que me atraiu nesse garoto foi a força de vontade, a coragem, no lugar dele eu nem iria sair debaixo das cobertas após alguns acontecimentos.

Mas o ano letivo não é de todo ruim para ele. Na escola ele acaba conhecendo Summer que passa a almoçar em sua companhia, em contra partida Olívia, sua irmã, anda um pouco estranha, mas nem por isso o ama menos.

R. J. Palacio nos mostra personagens fortes, bem trabalhados, com sentimentos e ações críveis.

Como não se apaixonar por um garoto que busca ser normal? Uma irmã que apesar de o amar tanto quer um pouco de atenção para si?

Com esta leitura descobrimos que nem tudo que reluz é ouro. Não importa a beleza externa se por dentro está cheio de preconceitos. Mas também vemos que aqui se faz, aqui se paga. Não que Auggie busque vingança, mas algumas das injustiças que ele sofre são resolvidas no verdadeiro o feitiço virou contra o feiticeiro.

Não quero falar muito da trama para não estragar a surpresa, então corram para ler. E se você é fã de Star Wars, o August ganha mais pontos.

Os capítulos são narrados em sua maioria por Auggie, mas temos o ponto de vista do Jack Will, da Olívia, da Summer, o que nos ajuda a ter uma ideia melhor de como o August realmente é.

Extraordinário vai te deixar sem palavras, emocionada, crendo que basta perseverar para vencer.

Um quote marcante e que é bem fácil de ver circulando no Facebook é este:

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” (August Pullman)


3 comentários

  1. Adorei a resenha, sempre vejo muita gente elogiando este livro e gostei muito de saber que o livro é extraordinário como o título diz!
    O enredo é muito interessante mesmo, deve ser emocionante acompanhar o personagem na busca para se adaptar na escola e ser normal, como você comentou. Os personagens parecem ter sido muito bem construídos mesmo, e a estória deve passar uma mensagem linda sobre preconceito e o quanto não importa ser bonito, se por dentro é horrível!
    Vou incluir na minha lista.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!