Resenha da Dani: O pão da amizade, Darien Gee, Lua de Papel

Título original: Friendship Bread 

Autora: Darien Gee

Editora: Lua de Papel

392 páginas

Sinopse:

Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete "espero que você goste". Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragédia que a distanciou da irmã, antes sua melhor amiga, Julia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela jogaria fora o presente anônimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recém-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligaçao ao oferecer a elas uma parte da massa. A viúva Madeleine Davis esta trabalhando para manter aberto o seu salão de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay esta numa encruzilhada, com o fim da carreira e o do casamento. Na cozinha do salão de chá de Madeline, as três mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Não demora para que todos em Avalon estejam assando o pão em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades também apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irmã e lidar com uma situação que ela preferia esquecer. O pão da amizade conta uma historia espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e família, mas também sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.


Oiii,

O que dizer dessa capa? Fofa e bate uma fome.

O livro foi uma grata surpresa por dois motivos: não sabia que ia ganhar e a trama é linda.

Julia Evarts é surpreendida por um prato de porcelana em sua varanda contendo fatias de pão e um saco hermético com algo pegajoso. Sua primeira intenção: jogar fora. Mas Gracie sua filha de cinco anos lhe convence a ficar e colocar em pratica a receita que está junto da massa misteriosa.

Julia está em depressão há cinco anos, pois perdeu seu filho Josh de 10 anos, num acidente que poderia ter sido evitado. Por conta desse acidente Julia e sua irmã não se falam, ela só sai de casa para buscar Gracie na escola e fim. Seu marido é um amor e tenta a todo custo manter o casamento, mesmo que eles pareçam estranhos morando sob o mesmo teto.

Por conta do pão da amizade Julia conhece Madeline, a dona de uma casa de chá, ela tem para lá de 70 anos, mas é uma pessoa ágil e cozinha maravilhosamente. Depois que recebe a massa do pão sua casa de chá passa a ter sempre clientes. No mesmo dia e no mesmo local elas conhecem Hannah uma jovem violoncelista que está passando por um rompimento.

O caso é que este pão vai movimentar a pacata cidade de Avalon e nós vamos estar envoltos em muitas histórias.

O livro é sobre o ponto de vista de Julia, Madeline e Hannah na maior parte dos capítulos, mas entre eles acontece de ter o relato de algum outro morador de Avalon.

Aos poucos descobrimos o que realmente aconteceu com Josh e o motivo de Julia ter se separado de Livy, acompanhamos também o relato de Madeline sobre o que houve a ponto de levá-la até lá. Hannah é outra que acabou apaixonada por Avalon.

As três mulheres têm suas feridas e acompanhá-las na cura delas é maravilhoso.

Tem também a Edie, amiga da Livy que me fez rir bastante por ser do tipo workaholic, uma jornalista em busca de um furo jornalístico.

Adorei todos os personagens, não existe um vilão para atrapalhar tudo. Cada uma tem seu fantasma e precisa lidar com ele.

Próximo do fim acontece um evento que destaca Avalon e seus moradores por seu gesto belíssimo de solidariedade, e apenas de relembrar isso e mesmo sabendo ser ficção me veio lágrimas aos olhos.

Enfim, não perca tempo e leia O pão da amizade e aprenda os valores da amizade, do perdão, da solidariedade. E de quebra ganhe a receita do tão falado pão da amizade.

Este livro vai fazer você rir, refletir, se emocionar e querer se arriscar em assar um desses pães.

Leiam e me contem suas impressões.


¸.•°*”˜˜”*°• Dani Souza ¸.•°*”˜˜”*°•

7 comentários

  1. Já li o livro e adorei, muuuito bom.
    Gostei da resenha ;)
    Beeeijos.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      É um livro bem gostoso de ler, também adorei.
      Obrigada por comentar!!! =)

      Excluir
  2. Que capa linda!!!!

    Beijos e um Feliz Natal.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josimar,
      A capa é bem fofa. Espero que seu Natal tenha sido divertido e um Feliz 2014 para você!
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. Ai que livro fofo. Já tinha visto essa capa, mas não sabia nada sobre a história.
    Adoro livros que falam sobre amizade.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      É um livro bem fofo mesmo, a capa não entrega sobre o conteúdo, mas vale e muito conferir.
      É um ótimo livro sobre amizade.
      Obrigada por comentar!!!

      Excluir
  4. Quando vi o título achei bem bobo, confesso, mas agora, lendo sobre o quê se trata, pareceu ser uma estória que conquista o leitor.
    O enredo parece ser super fofo e com lições ótimas, deve ser muito bom acompanhar as personagens enquanto buscam curar suas feridas e compartilham essa receita, compartilhando amizade também. Outra coisa interessante é poder conhecer os outros moradores da cidade, adoro ler sobre as estórias de vários personagens diferentes!
    Parece ser uma leitura linda e cativante.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!