Resenha da Drica: Tudo pode mudar, Jonathan Tropper - Arqueiro

TĂ­tulo Original: Everything Changes

NĂºmero de PĂ¡ginas: 288

Tradutor: Simone Reisner

Editora: Arqueiro

Sinopse 
Zack Ă© o mais velho dos trĂªs filhos da famĂ­lia King, despedaçada quando o pai, o excĂªntrico e irresponsĂ¡vel Norm, sumiu da vida de todos. Durante os anos seguintes, Zack moldou sua personalidade para que jamais se parecesse com ele. Assim, se tornou um homem pacato e conservador. Ele tinha consciĂªncia de que se acomodara a uma situaĂ§Ă£o conveniente: morava de favor na casa de um amigo rico, tinha um emprego medĂ­ocre, mas estĂ¡vel e estava noivo de uma mulher por quem nĂ£o era apaixonado. Apesar disso, sentia-se relativamente feliz com sua vida. Certo dia, Zack encontra sangue em sua urina e, apĂ³s realizar alguns exames, passa a suspeitar de que sofre de cĂ¢ncer. Atordoado com a possibilidade da morte iminente e assustado com o casamento que se aproxima, ele começa a questionar suas escolhas e a perceber a fragilidade daquela vida falsamente estruturada. Para complicar ainda mais a situaĂ§Ă£o, sua relaĂ§Ă£o com Tamara – viĂºva de seu melhor amigo – adquire uma proximidade perigosa. A atraĂ§Ă£o entre os dois Ă© irresistĂ­vel e, ao mesmo tempo, proibida. Sua confusĂ£o emocional atinge o auge quando Norm reaparece, disposto a fazer qualquer loucura para conquistar o perdĂ£o da famĂ­lia. Enfrentando tantos problemas ao mesmo tempo, Zack perde o controle de suas emoções pela primeira vez. Ele precisa lidar com a possibilidade de ter uma doença fatal, o medo de magoar Hope, a paixĂ£o platĂ´nica por Tamara, a sensaĂ§Ă£o de fracasso profissional e os sentimentos conflitantes em relaĂ§Ă£o ao pai e a si mesmo. Com muito humor e sensibilidade, Jonathan Tropper conta uma histĂ³ria de amor, traiĂ§Ă£o, perdĂ£o, recomeço e a chance de se criar uma vida nova em meio ao caos.

Essa Ă© uma daquelas sinopses que te deixa sem muito a declarar sem oferecer spoilers aos leitores, mas vamos lĂ¡. 

“O futuro Ă© incerto de uma forma ao mesmo tempo assustadora e maravilhosa...”

“Tudo Pode Mudar” conta a histĂ³ria de Zack, Zachary King, 32 anos e com a vida aparentemente a seu favor, sem grandes emoções e meticulosamente controlada. NĂ£o gosta do seu trabalho mas ele lhe garante um salĂ¡rio fixo e certa estabilidade; Ă© noivo de uma mulher fantĂ¡stica que ele nĂ£o ama, mas lhe proporciona um relacionamento estĂ¡vel; mora no apartamento de luxo de um amigo rico, o que lhe confere um endereço de status e um carro chique quase sempre Ă  sua disposiĂ§Ă£o. O que lhe falta???

Zack descobre que ‘Tudo Pode Mudar’ quando, numa manhĂ£, ele encontra sangue em sua urina. O seu mĂ©dico aconselha uma investigaĂ§Ă£o mais profunda do problema. Acreditando ter um cĂ¢ncer, Zack passa a reavaliar toda a sua vida dando-se conta o quanto ele deixou para trĂ¡s, o quanto ele deixou de viver em nome da estabilidade.

Durante esse crise existencial, Hope, sua noiva, viaja a trabalho, o que faz com que Zack se aproxime muito de TĂ¢mara, a viĂºva do seu melhor amigo, o que faz vir Ă  tona um amor reprimido a muito tempo. Ah, e como se a vida de Zack jĂ¡ nĂ£o estivesse tumultuada o suficiente, Norm, seu pai, reaparece 20 anos depois que se separou de sua mĂ£e apĂ³s se flagrado na cama do casal com outra mulher, tentando recuperar o tempo perdido.

“Se eu pudesse dizer a verdade, diria que estou procurando defeitos. Porque Ă© isso que vocĂª faz quando estĂ¡ apaixonado por alguĂ©m por quem nĂ£o quer se apaixonar.”

Ponto para a delicadeza como o autor trata de temas tĂ£o delicados como traiĂ§Ă£o, medo, solidĂ£o, rejeiĂ§Ă£o, exclusĂ£o e inclusĂ£o. 

Os personagens sĂ£o bem construĂ­dos e cada um deles tem um papel de peso dentro da histĂ³ria, difĂ­cil eleger um coadjuvante. Apesar disso nĂ£o simpatizei muito com o Norm e o seu problema com o Viagra, que o faz estar sempre tendo uma ereĂ§Ă£o nas horas mais inapropriadas, achei desnecessĂ¡rio e nada engraçado.

Descobri que o livro Ă© considerado um lad lit, versĂ£o masculina do chick-lit, livros com narradores homens, na maioria escrito por homens e que trazem pensamentos e comportamento dos homens. 

“Eu diria... Que estou tĂ£o apaixonado por ela que nĂ£o posso respirar e que isso se transformou na Ăºnica cor em meu universo, um vermelho sangue, deixando todo o resto, objetos e pessoas, em preto e branco, e que eu nĂ£o quero viver em preto e branco...

Falaria para ela que a amo do fundo da minha alma, que ela responde a anseios que eu nem sabia que existiam em mim.”

É um livro que te leva das lĂ¡grimas ao riso em poucas pĂ¡ginas. Um livro que fala sobre a coragem de recomeçar, mesmo que nĂ£o seja fĂ¡cil, de arriscar trocar todo um sistema de coisas e sentimentos estĂ¡veis e arrumadinhos pelo sabor da vida real e cheia de surpresas.

Jonathan Tropper, autor de “Tudo Pode Mudar”, lançado no Brasil pela editora Arqueiro, jĂ¡ escreveu outros cinco romances, entre eles Como falar com um viĂºvo e Plano B. Eu, que nĂ£o havia lido nada do autor ainda, fiquei completamente encantada e surpresa com a narrativa de Tropper, que, alĂ©m de emocionar sutilmente, Ă© tambĂ©m extremamente irreverente e inteligente.

5 comentĂ¡rios

  1. Ainda nĂ£o tinha ouvido falar deste livro, mas, pelo que li de sua resenha, deve ser uma histĂ³ria um tanto emocionante e ao mesmo tempo uma liĂ§Ă£o de vida! Despertou muito meu interesse e parece ser muito bom, diferente de tudo que jĂ¡ li!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha! Agora quero ler RSrs

    Bjs
    Blog:http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    LIVRO:http://www.editoranovaspaginas.com.br/e-books/feitico/
    Site:http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡ Adriana!

    Confesso que nĂ£o tenho tido muita paciĂªncia para assistir filmes. Geralmente por causa da enrolaĂ§Ă£o eu acabe preferindo os livros. Mas de repente sem compromisso eu acabe esbarrando no filme e o assista?
    Beijos!
    MĂ¡rcia DesirĂ©e - www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nĂ£o conhecia o genero lad lit, mas ja gostei de saber que da pra entender melhor esse universo masculino sĂ³ lendo o que se passa na cabeça deles.
    Zack tinha a vida perfeita aos olhos dos outros, mas internamente, ele nao estava completo. Foi preciso um indicador de doença para ele reavaliar tudo.
    A parte das ereçoes do pai dele me parecem desnecessĂ¡rias mesmo.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!