• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Dani: Noite sem Fim, Roberto Campos Pellanda - Tarja

    Noite sem fim

    Autor: Roberto Campos Pellanda

    Série: O além mar 1/2 

    Tarja editorial

    300 páginas

    A Vila é um lugar onde é sempre noite. A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos: a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar. Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde, todos sabem, ninguém retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensível motivo que o fez ser voluntário em um navio, Martin decide partir à procura de respostas. A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta: uma coleção de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem é perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião. À medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada será como antes e a vida dos três mudará para sempre. Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime Ancião, Martin ainda terá que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome não se diz e que vêm do Além-mar. Durante a grande catástrofe, Martin terá que descobrir em si mesmo uma coragem que não sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a própria Vila. Noite sem Fim é uma declaração de amor a três coisas: família, amizade e livros.
    Gosta de distopias? Que tal se aventurar num mundo distópico criado por um autor nacional? Deixe seus preconceitos de lado e aproveite esta leitura maravilhosa.

    Noite sem fim é o primeiro de dois livros da série O além mar, escrito pelo autor Roberto Campos Pellanda.

    O personagem principal é um garoto de quatorze anos chamado Martin Durão, sua mãe desapareceu quando era apenas um bebê e seu pai foi enviado há seis meses num navio rumo ao Além mar e todos na Vila sabem que não há retorno.

    Martin tem dois amigos que lhe apoiam nas aventuras. Omar, estudioso, filho do padeiro da vila, gosta de ler e atormentar as morfélias*. Maya é uma garota da mesma idade que ama ler e trabalha na livraria dos pais, ela ajudou Martin com sua alfabetização.

    A Vila é regida sob as ordens e vontades dos anciãos, os cinco decidem o que deve ser lido ou não, e qualquer distúrbio pode levar você para a masmorra da zeladoria.

    Martin está vivendo com seu tio Alpio e o primo, mas em busca de repostas sobre o motivo de seu pai ter ido a bordo de um navio acarreta descobertas inimagináveis. Aos poucos ele percebe que não conhece o pai tanto quanto deveria.

    Assim que descobre livros proibidos o trio se reúne num clube de leitura muito arriscado. E nestes livros eles se deparam com um certo "Segredo".  Após a leitura eles passam a questionar tudo o que conhecem, quem deu poder aos anciãos? Por que os navios partem para o Além mar? De onde vem os Knucks*? Existe vida além da Vila?

    São tantas perguntas em meio a grandes aventuras que vocês não podem deixar de conferir. 

    Martin, Omar e Maya são amigos no mais puro sentido da palavra, os valores demonstrados são lindos de acompanhar. 

    E depois que a venda cai dos olhos destes três amigos é apenas o início de uma aventura ainda maior. O questionamento trará consequências.

    Os personagens foram bem elaborados, com personalidades fortes e distintas, onde há fraqueza em um, o outro compensa. Não posso deixar de salientar que até mesmo os personagens secundários chamam e cativam nossa atenção.

    O que você faria se vivesse num mundo onde há restrição à leitura? Onde a população é mantida na ignorância e perdura por tanto tempo que parece normal.

    Venha acompanhar a busca de Martin pela verdade e pela liberdade da Vila.

    Um livro que vai emocionar, causar risos, te deixar a beira de um colapso nervoso diante das cenas de suspense. Cuidado para não roer as unhas por conta da curiosidade. Onde você vai se deparar com novas criaturas e desejar saber um pouco mais sobre cada uma delas.

    A arte da capa é linda demais, faz você ficar observando por bastante tempo. O livro é dividido em duas partes e cada uma delas tem uma ilustração para indicar onde começam. Apesar de alguns erros de português, dá para ler sem problemas.

    * Morfélias são as criaturas racionais que cuidam da educação das crianças na Vila, e os Knucks são os monstros que habitam o além mar. Caso tenha interesse em conferir as ilustrações acessem o site do autor: Clicando aqui! 

    16 comentários :

    1. Adorei esta capa... linda demais!
      E a estória: magnífica.
      Adoro livros que trazem livros como aliados dos personagens...
      Distopia... adoro : e NACIONAL \o/
      Preciso ler este livro já!
      Acessei o link e já estou apaixonada pelo 2 também...
      Livros belos em sua forma e estória... adorei!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Edna, a capa é linda e pessoalmente ainda mais. =)
        Sim é uma distopia nacional perfeita, o segundo é ainda melhor, bem que adoraria mais aventuras com o Martin. =)
        Obrigada.

        Excluir
    2. A capa do livro é mesmo linda e a estoria parece ser bem envolvente e como eu amo distopias já fiquei morrendo de vontade de lê-lo. Eu pelo menos não tenho nenhum preconceito com livros nacionais, porque alguns dos melhores livros que li eram nacionais, então esse não é um problema para mim.

      Meu Mundo, Meu Estilo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jéssica, a capa é linda e condiz com a trama, é muito envolvente e inteligente.
        Fico feliz de saber que você não tem preconceito com nacionais, senão perderia grandes leituras.
        Obrigada!!!

        Excluir
    3. Adoro distopias e achei muito interessante o enredo deste livro! Gostei principalmente de saber que tem suspense, amo livros com muita emoção e este me deixou muito curiosa para saber como será o desfecho dessa estória! Achei a capa linda, deve ser mesmo um ótimo livro! :)
      beijos ♥
      quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Dani, se ama suspense leia sem dúvida este. Tem de tudo e com certeza vai manter sua curiosidade para continuar a leitura até a última página e almejar o segundo volume.
        Obrigada.

        Excluir
    4. Tem uma capa bem chamativa e a estória é bem estimulante e empolgante. Adorei conhecer Martin e seus amigos. Espero que a estória seja tudo isso que você menciona aqui, pois vou querer ler e conferir isso tudo. Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Beth, a capa é linda e a trama é empolgante.

        Garanto a todos que minha opinião é totalmente sincera, especialmente neste livro que não há 'obrigação' alguma com autor/editora. E mesmo quando há eu digo o que realmente achei, se for ruim direi.

        Excluir
      2. Beth, a opinião expressa aqui no Minha Velha Estante é sempre sincera, até pq o compromisso que temos com as nossas editoras parceiras é esse. Não temos pq criar em nossos leitores uma expectativa que não condiz com a nossa imprssão da leitura, até pq a editora do livro nem é nossa parceira.

        Excluir
    5. Amo distopias e como tal não pude evitar os olhinhos brilhando ao ler a palavra "distopia".
      Achei interessante o enredo do livro e fiquei curiosa. Gosto quando um livro nos envolve e nos deixa curiosos, a ponto de roer as unhas, haha. Isso geralmente significa que o autor te prende na trama de uma forma arrebatadora.
      E o melhor, é um nacional. Ainda não li nenhum livro distópico nacional e pretendo ler algum.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rita,
        Se ama distopias se joga que esse merece muita atenção. Você além de se envolver consegue "acompanhar" os personagens como se fosse parte da trama.
        Espero que possas conferir a leitura. =)

        Excluir
    6. Apesar de eu não gostar dos autores nacionais de hoje em dia (são pouquíssimos os que gosto), gostei da história desse. Também amo distopias. Sua resenha me convenceu a dar uma chance a esse autor.
      No momento que eu desafogar dos livros que tenho de ler, vou pegar esse ai.
      XO

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol, não devemos generalizar, se um autor não nos encanta, não quer dizer que todos serão uma decepção. E tenho certeza que se você gosta do estilo vai amar a leitura de Noite sem fim. =)
        Obrigada.

        Excluir
    7. Olá, bem não estou acostumada a ler livros de autores brasileiros. COMO assim? Vc mora aqui e não gosta de ler? Bem sei lá, acho que por ver tantos livros dos Estados Unidos, que acabo não gostando dos daqui, porém sempre tem aquele que faz nós gostarmos dos livros daqui, e esse livro com certeza está entre eles, a historia parece realmente muito boa, a capa é linda e a sinopse instigante, realmente gostei muito e se tiver a oportunidade eu irei comprar sem pensar duas vezes u.u
      Gostei tbm de falar da amizade deles sabe, acho isso incrível nos livros *-*
      Bjs bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Aylla,
        Entendo sua situação, o espaço para nacionais é pequeno e infelizmente nem todos os que têm talento estão numa grande editora.
        Espero que possas ler esta duologia por que ela merece e muito ser conhecida.
        Obrigada.

        Excluir
    8. Eu sou fã de nacionais e adorei essa distopia só pela resenha. Imagina morar num local que é sempre noite e que nao se pode ler, só se pode saber o que os antigos querem que as pessoas saibam. E algo muito terrivel ou que pode mudar tudo deve estar bem escondido nossas leituras. Imagino que MArtin deve ir atras do que aconteceu com o pai. Adorei tambem tudo no mesmo livro, fantasia, distopia, suspense, misterio, amizade. Dei uma olhada no site do Escritor, mas me parece que parou de escrever no final do ao passado.

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!