Resenha da Dani: Noite sem Fim, Roberto Campos Pellanda - Tarja

Noite sem fim

Autor: Roberto Campos Pellanda

SĂ©rie: O alĂ©m mar 1/2 

Tarja editorial

300 pĂ¡ginas

A Vila Ă© um lugar onde Ă© sempre noite. A cidade vive sob a rĂ­gida Lei dos AnciĂ£os: a cada seis meses um navio deve partir para o AlĂ©m-mar. Martin tem quatorze anos e ficou Ă³rfĂ£o hĂ¡ seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o AlĂ©m-mar, de onde, todos sabem, ninguĂ©m retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensĂ­vel motivo que o fez ser voluntĂ¡rio em um navio, Martin decide partir Ă  procura de respostas. A busca pela verdade levarĂ¡ Martin a visitar algumas das figuras mais folclĂ³ricas da Vila e o conduzirĂ¡ a uma incrĂ­vel descoberta: uma coleĂ§Ă£o de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem Ă© perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recĂ©m-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levarĂ¡ o trio a uma perigosa jornada, na qual eles nĂ£o apenas serĂ£o apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas tambĂ©m os colocarĂ¡ cara a cara com a prĂ³pria essĂªncia do terrĂ­vel regime AnciĂ£o. Ă€ medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada serĂ¡ como antes e a vida dos trĂªs mudarĂ¡ para sempre. Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime AnciĂ£o, Martin ainda terĂ¡ que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome nĂ£o se diz e que vĂªm do AlĂ©m-mar. Durante a grande catĂ¡strofe, Martin terĂ¡ que descobrir em si mesmo uma coragem que nĂ£o sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a prĂ³pria Vila. Noite sem Fim Ă© uma declaraĂ§Ă£o de amor a trĂªs coisas: famĂ­lia, amizade e livros.
Gosta de distopias? Que tal se aventurar num mundo distĂ³pico criado por um autor nacional? Deixe seus preconceitos de lado e aproveite esta leitura maravilhosa.

Noite sem fim é o primeiro de dois livros da série O além mar, escrito pelo autor Roberto Campos Pellanda.

O personagem principal Ă© um garoto de quatorze anos chamado Martin DurĂ£o, sua mĂ£e desapareceu quando era apenas um bebĂª e seu pai foi enviado hĂ¡ seis meses num navio rumo ao AlĂ©m mar e todos na Vila sabem que nĂ£o hĂ¡ retorno.

Martin tem dois amigos que lhe apoiam nas aventuras. Omar, estudioso, filho do padeiro da vila, gosta de ler e atormentar as morfĂ©lias*. Maya Ă© uma garota da mesma idade que ama ler e trabalha na livraria dos pais, ela ajudou Martin com sua alfabetizaĂ§Ă£o.

A Vila Ă© regida sob as ordens e vontades dos anciĂ£os, os cinco decidem o que deve ser lido ou nĂ£o, e qualquer distĂºrbio pode levar vocĂª para a masmorra da zeladoria.

Martin estĂ¡ vivendo com seu tio Alpio e o primo, mas em busca de repostas sobre o motivo de seu pai ter ido a bordo de um navio acarreta descobertas inimaginĂ¡veis. Aos poucos ele percebe que nĂ£o conhece o pai tanto quanto deveria.

Assim que descobre livros proibidos o trio se reĂºne num clube de leitura muito arriscado. E nestes livros eles se deparam com um certo "Segredo".  ApĂ³s a leitura eles passam a questionar tudo o que conhecem, quem deu poder aos anciĂ£os? Por que os navios partem para o AlĂ©m mar? De onde vem os Knucks*? Existe vida alĂ©m da Vila?

SĂ£o tantas perguntas em meio a grandes aventuras que vocĂªs nĂ£o podem deixar de conferir. 

Martin, Omar e Maya sĂ£o amigos no mais puro sentido da palavra, os valores demonstrados sĂ£o lindos de acompanhar. 

E depois que a venda cai dos olhos destes trĂªs amigos Ă© apenas o inĂ­cio de uma aventura ainda maior. O questionamento trarĂ¡ consequĂªncias.

Os personagens foram bem elaborados, com personalidades fortes e distintas, onde hĂ¡ fraqueza em um, o outro compensa. NĂ£o posso deixar de salientar que atĂ© mesmo os personagens secundĂ¡rios chamam e cativam nossa atenĂ§Ă£o.

O que vocĂª faria se vivesse num mundo onde hĂ¡ restriĂ§Ă£o Ă  leitura? Onde a populaĂ§Ă£o Ă© mantida na ignorĂ¢ncia e perdura por tanto tempo que parece normal.

Venha acompanhar a busca de Martin pela verdade e pela liberdade da Vila.

Um livro que vai emocionar, causar risos, te deixar a beira de um colapso nervoso diante das cenas de suspense. Cuidado para nĂ£o roer as unhas por conta da curiosidade. Onde vocĂª vai se deparar com novas criaturas e desejar saber um pouco mais sobre cada uma delas.

A arte da capa Ă© linda demais, faz vocĂª ficar observando por bastante tempo. O livro Ă© dividido em duas partes e cada uma delas tem uma ilustraĂ§Ă£o para indicar onde começam. Apesar de alguns erros de portuguĂªs, dĂ¡ para ler sem problemas.

* MorfĂ©lias sĂ£o as criaturas racionais que cuidam da educaĂ§Ă£o das crianças na Vila, e os Knucks sĂ£o os monstros que habitam o alĂ©m mar. Caso tenha interesse em conferir as ilustrações acessem o site do autor: Clicando aqui! 

16 comentĂ¡rios

  1. Adorei esta capa... linda demais!
    E a estĂ³ria: magnĂ­fica.
    Adoro livros que trazem livros como aliados dos personagens...
    Distopia... adoro : e NACIONAL \o/
    Preciso ler este livro jĂ¡!
    Acessei o link e jĂ¡ estou apaixonada pelo 2 tambĂ©m...
    Livros belos em sua forma e estĂ³ria... adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, a capa Ă© linda e pessoalmente ainda mais. =)
      Sim Ă© uma distopia nacional perfeita, o segundo Ă© ainda melhor, bem que adoraria mais aventuras com o Martin. =)
      Obrigada.

      Excluir
  2. A capa do livro Ă© mesmo linda e a estoria parece ser bem envolvente e como eu amo distopias jĂ¡ fiquei morrendo de vontade de lĂª-lo. Eu pelo menos nĂ£o tenho nenhum preconceito com livros nacionais, porque alguns dos melhores livros que li eram nacionais, entĂ£o esse nĂ£o Ă© um problema para mim.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JĂ©ssica, a capa Ă© linda e condiz com a trama, Ă© muito envolvente e inteligente.
      Fico feliz de saber que vocĂª nĂ£o tem preconceito com nacionais, senĂ£o perderia grandes leituras.
      Obrigada!!!

      Excluir
  3. Adoro distopias e achei muito interessante o enredo deste livro! Gostei principalmente de saber que tem suspense, amo livros com muita emoĂ§Ă£o e este me deixou muito curiosa para saber como serĂ¡ o desfecho dessa estĂ³ria! Achei a capa linda, deve ser mesmo um Ă³timo livro! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, se ama suspense leia sem dĂºvida este. Tem de tudo e com certeza vai manter sua curiosidade para continuar a leitura atĂ© a Ăºltima pĂ¡gina e almejar o segundo volume.
      Obrigada.

      Excluir
  4. Tem uma capa bem chamativa e a estĂ³ria Ă© bem estimulante e empolgante. Adorei conhecer Martin e seus amigos. Espero que a estĂ³ria seja tudo isso que vocĂª menciona aqui, pois vou querer ler e conferir isso tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, a capa Ă© linda e a trama Ă© empolgante.

      Garanto a todos que minha opiniĂ£o Ă© totalmente sincera, especialmente neste livro que nĂ£o hĂ¡ 'obrigaĂ§Ă£o' alguma com autor/editora. E mesmo quando hĂ¡ eu digo o que realmente achei, se for ruim direi.

      Excluir
    2. Beth, a opiniĂ£o expressa aqui no Minha Velha Estante Ă© sempre sincera, atĂ© pq o compromisso que temos com as nossas editoras parceiras Ă© esse. NĂ£o temos pq criar em nossos leitores uma expectativa que nĂ£o condiz com a nossa imprssĂ£o da leitura, atĂ© pq a editora do livro nem Ă© nossa parceira.

      Excluir
  5. Amo distopias e como tal nĂ£o pude evitar os olhinhos brilhando ao ler a palavra "distopia".
    Achei interessante o enredo do livro e fiquei curiosa. Gosto quando um livro nos envolve e nos deixa curiosos, a ponto de roer as unhas, haha. Isso geralmente significa que o autor te prende na trama de uma forma arrebatadora.
    E o melhor, Ă© um nacional. Ainda nĂ£o li nenhum livro distĂ³pico nacional e pretendo ler algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Rita,
      Se ama distopias se joga que esse merece muita atenĂ§Ă£o. VocĂª alĂ©m de se envolver consegue "acompanhar" os personagens como se fosse parte da trama.
      Espero que possas conferir a leitura. =)

      Excluir
  6. Apesar de eu nĂ£o gostar dos autores nacionais de hoje em dia (sĂ£o pouquĂ­ssimos os que gosto), gostei da histĂ³ria desse. TambĂ©m amo distopias. Sua resenha me convenceu a dar uma chance a esse autor.
    No momento que eu desafogar dos livros que tenho de ler, vou pegar esse ai.
    XO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, nĂ£o devemos generalizar, se um autor nĂ£o nos encanta, nĂ£o quer dizer que todos serĂ£o uma decepĂ§Ă£o. E tenho certeza que se vocĂª gosta do estilo vai amar a leitura de Noite sem fim. =)
      Obrigada.

      Excluir
  7. OlĂ¡, bem nĂ£o estou acostumada a ler livros de autores brasileiros. COMO assim? Vc mora aqui e nĂ£o gosta de ler? Bem sei lĂ¡, acho que por ver tantos livros dos Estados Unidos, que acabo nĂ£o gostando dos daqui, porĂ©m sempre tem aquele que faz nĂ³s gostarmos dos livros daqui, e esse livro com certeza estĂ¡ entre eles, a historia parece realmente muito boa, a capa Ă© linda e a sinopse instigante, realmente gostei muito e se tiver a oportunidade eu irei comprar sem pensar duas vezes u.u
    Gostei tbm de falar da amizade deles sabe, acho isso incrĂ­vel nos livros *-*
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aylla,
      Entendo sua situaĂ§Ă£o, o espaço para nacionais Ă© pequeno e infelizmente nem todos os que tĂªm talento estĂ£o numa grande editora.
      Espero que possas ler esta duologia por que ela merece e muito ser conhecida.
      Obrigada.

      Excluir
  8. Eu sou fĂ£ de nacionais e adorei essa distopia sĂ³ pela resenha. Imagina morar num local que Ă© sempre noite e que nao se pode ler, sĂ³ se pode saber o que os antigos querem que as pessoas saibam. E algo muito terrivel ou que pode mudar tudo deve estar bem escondido nossas leituras. Imagino que MArtin deve ir atras do que aconteceu com o pai. Adorei tambem tudo no mesmo livro, fantasia, distopia, suspense, misterio, amizade. Dei uma olhada no site do Escritor, mas me parece que parou de escrever no final do ao passado.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!