Resenha da Drica: Enfeitiçadas, Jessica Spotswood - Arqueiro


Título: Enfeitiçadas - As crônicas das irmãs bruxas I

Título Original: Born Wicked
 
Autor: Jessica Spotswood
 
Editora: Arqueiro
 
Páginas: 272
 


Sinopse:
 
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.

  

Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?



Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.



Oi, gente,

2014 tem sido um ano generoso para mim em termos de leitura: tem chegado à minha mão livros maravilhosos do meu gênero preferido que é a literatura fantástica, e Enfeitiçadas é um deles.


Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, escrito por Jessica Spotswood. As Irmãs Bruxas que vamos conhecer são: Cate, Tess e Maura. Elas moram em Chatam, cidadezinha da Nova Inglaterra comandada pela Fraternidade e suas Irmãs, antes lar das filhas de Perséfone, como são chamadas as bruxas. 

A Fraternidade prega a fidelidade e a submissão das mulheres ao Senhor, à Fraternidade e aos seus Pais ou maridos. Não podem estudar ou trabalhar por risco de se tornarem intelectuais e, por serem frágeis, se desviarem do caminho do Senhor. 


A mensagem é clara: mulheres com opinião, estudo demais, muito estranhas ou muito diferentes são castigadas.

A história nos chegará pelos olhos de Cate, ela será a nossa narradora única. Ela é a mais velha das três e em breve terá que passar pela sua Cerimônia de Intenção, que é quando ela deverá anunciar com quem se casará ou o seu comprometimento com a Irmandade. Mas Cate não quer nenhum dos dois. Ela pretende honrar a promessa que fez a Mãe, Anna, uma poderosa bruxa que morreu há dois anos e deixou para Cate a responsabilidade de cuidar e proteger suas irmãs. Seus poderes não devem ser notados para que não sejam condenadas a trabalhos forçados em um navio ou a irem para o Hospício de Harwood.


O Pai, sempre ausente, contrata uma governanta para cuidar da educação das meninas e inseri-las na sociedade. É quando seu amigo de infância, Paul, retorna de Nova Inglaterra com intenção de casar-se com Cate. Paralelo a isso, surge Finn, filho do livreiro da cidade, que é contratado como seu jardineiro e se mostra um rapaz encantador, forte e de opinião própria. O coração de Cate ficará dividido nesse triângulo. 

Como se já não bastassem tantas dúvidas, Cate descobre uma velha profecia ao encontrar o diário da mãe: 

    Antes de o Grande Templo de Nova Londres cair, o oráculo anunciou uma última profecia. Ela previu que, antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas, que terá o dom da magia mental, será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.

E é ai que começam as reais aventuras das irmãs bruxas. Cate tentará proteger as suas irmãs a todo custo da ferozes garras da Fraternidade e da Irmandade, ao passo que terá que tomar grandes decisões que afetarão a sua vida e a vida daqueles que ama, sejam eles as suas irmãs, Paul ou Finn.


Meu coração é um beija-flor agora, esvoaçando enlouquecido no peito.


Ponto para a riqueza de detalhes na narração de Cate. Ela nos descreve todos os detalhes da época em que se passa a história: desde os tecidos dos vestidos da moda até os penteados, sem esquecer das flores que tanto ama. Uma outra peculiaridade é a forma como ela atribui um cheiro a todas as pessoas e todos os momentos: cheiros de chá, de petúnias, de rosas, de café, de bolo, de pinheiro, chegamos praticamente a sentir o aroma que ela descreve.

Parabéns à Arqueiro pela capa lindíssima e pela diagramação perfeita, cada capítulo é iniciado dentro de uma linda moldura.

Enfeitiçadas é uma história fantástica, mas que também nos fala de amor, de família, de relacionamento entre irmãs e o quanto isso pode ser complicado, de decisões e escolhas que podem mudar toda uma vida. Um final surpreendente e com muitos mistériso a serem desvendados.


Recomedadíssimo!!!!

O risco é você se apaixonar tanto pela história e não conseguir suportar a espera para ler o segundo livro.





13 comentários

  1. Gosto deste tipo de estória, que envolvem bruxas e gostei deste livro porque envolve romance e superação...
    Muito realista também ao retratar o relacionamento das irmãs com o pai e seu interesse (ou falta de) ao contratar um governanta para educá-las...
    Adorei a resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente este livro tem tudo de bom. A estória parece ser incrível e cheia de encanto. estou precisando de livros assim pra me distrair um pouco. Sua resenha me deixou ansiosa pra saber mais dos personagens e de suas vidas. Vou ver se leio o mais rápido possível. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adoro estórias sobre bruxas/feiticeiras então esse livro me encantou logo que o vi nos lançamentos.
    O enredo é interessante e parece ser muito legal. Uma coisa que eu sei que vai me incomodar é o triângulo amoroso. Geralmente não gosto muito do mimimi que vem com ele.
    Mas isso não me impediria de ler o livro...

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros que eu com certeza vou ler agora em fevereiro, já vi muitas resenhas sobre ele e cada uma me encanta mais, o tema que enlaça o sobrenatural e essa pegada que mostra o relacionamento entre irmãs e ainda com um toque de romance deixa o livro ótimo.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  5. Taí, a primeira resenha que leio que fala bem do livro =x hahaha
    Eu tinha adorado o livro só pela capa, depois li a sinopse e achei mais legal ainda, mas aí, li algumas resenhas e... triângulo amoroso. Desisti.
    Antes ele estava logo em cima da lista de leituras, agora ele foi para baixo =T mas com certeza eu vou ler, em algum momento.
    Depois de sua resenha, ele conseguiu subir um pouco rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei q todas as resenhas estivessem falando bem... Eu adorei!!!

      E o triângulo amoroso é bem sutil, nada meloso, tb não gosto deles mas dá p conviver muito bem com esse.

      Excluir
  6. Desde quando vi este livro pela primeira vez como lançamento, senti vontade de ler! Achei a capa linda e a sinopse chama bastante atenção! Parece ser um ótimo livro mesmo, gostei bastante da sua resenha!
    Parece ser mesmo um daqueles que você termina de ler e fica louca para ler o próximo volume :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom esse livro me chamou a atenção pelo fato de ter bruxas, acho bem legaal livros com bruxas e coisas sobrenaturais u.u Outra coisa que amei foi a sinopse, ela é simplesmente muito boa e faz com que fiquemos com vontade de ler o livro todo.
    Outra coisa que gostei no livro é que mesmo tendo duas escolhas, ela queria uma terceira escolha, e por fim teria que lutar contra varias pessoas para proteger quem ela ama *-*
    A sua resenha foi muito bem feita, o que faz com que todos fiquem com vontade d ler o livro ou livros né u.u
    Bem, amei essa historia, e meus parabéns pela resenha...Bjs bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Nem li ainda mas já estou apaixonada pela história!
    Nessas últimas semanas tenho ficado cada vez mais encantada com histórias que se passam em épocas diferentes além do tema "bruxas" ser um dos meus preferidos desde sempre.
    O difícil é aguentar mesmo até a publicação do próximo livro,tem que fazer um grande esforço.
    A capa está maravilhosa,quero esse livro pra mim!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Livros de Bruxa sempre vem acompanhados de uma profecia né? rsss. Adorei Enfeitiçadas, pois trata de assuntos que adoro, bruxas, fantasia entre outros. Ou sou da turma que curte triangulo amoroso, para dar uma apimentada na historia toda. Agora imagina para Cate, saber que vai ser a bruxa mais poderosa de todos os tempos e ter tantas decisões a tomar, principalmente a promessa que fez para mae de cuidar das irmas. Qual a idade aproximada de Cate e das irmas?
    Para mim, os livros narrados em primeira pessoa sao os melhores. Quando sairão os próximos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tô louca p ler a continuação, mas a editora ainda não sabe quando será lançada.

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!