Resenha da Drica: Feitiço, Sarah Pinborough - Única



Editora: Única

Ano: 2013              
    
Nº págs: 248

Gênero: Fantasia

Feitiço - Saga Encantadas - Livro 2 - Sarah Pinborough

Sinopse:
Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. 

Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! Palavra da editora: Nada é o que parece no segundo volume da saga encantadas!


Li Veneno e me apaixonei, claro que estava ansiosa para ler Feitiço, mas confesso que não acreditava que a autora conseguiria me surpreender muito mais. Pois é, mas ela conseguiu!!!

Nesse segundo livro da saga vamos conhecer uma releitura de Cinderela. Como a sinopse diz, esqueça tudo o que te contaram sobre esses personagens que acreditávamos conhecer. A nossa Cinderela é realmente uma garota linda e pobre, que mora com a madrasta, uma de suas filhas (porque a outra filha, Ivy, já casou) e seu pai.  Mas as semelhanças só vão até ai.

Essa Cinderela não é aquela mocinha doce, meiga, rodeada por passarinhos que cantam com ela na janela enquanto faz os trabalhos de casa. Ela é uma garota forte, determinada, apaixonada pelo príncipe e disposta a se casar com ele, que também tem o seu lado mau. Me surpreendi com a passagem em que ela considera a possibilidade de dar para Rose um prato com as migalhas do pão que o rato comeu para que ela adoecesse e não fosse para o baile. Ah, e sua irmã não é feia, na verdade, ela será uma forte candidata a noiva real.

“... Era inveja, é claro, ela sabia disso. Inveja e um pouco mais do que um toque de autopiedade, e ela não conseguia evitar. Mas como ela deveria se sentir? Simplesmente não era justo. Era como se ela não tivesse importância.”

Ah, o baile, sim, o rei convoca os nobres para um baile de dois dias para que o príncipe escolha a sua futura esposa. A madrasta de Cindy deposita todas as suas esperanças em Rose, sua filha, esperando que ela case com o príncipe para que ela retorne à corte em grande estilo. E ai vem mais uma novidade: a madrasta era casada com um nobre, mas se apaixonou pelo pai de Cinderela, um escritor mal sucedido e diretor de um jornal que foi fechado, e fugiu para viver com ele, trocando uma vida de luxo e riquezas por uma vida de pobreza e simplicidade. 

Mas nem tudo está perdido para Cinderela, e a fada madrinha aparecerá para permitir que ela vá ao baile. Mas tudo tem um preço... e Cinderela terá que se deparar com as consequências cruéis da sua determinação em se casar com o príncipe e pagar por isso. 

“- Toda beleza é magica. Você vai aprender isso. Disse com delicadeza a fada madrinha. – Mas é uma magia que você não pode controlar.”

Destaque para Buttons, amigo de Cinderela com jeito de Robin Hood: ele rouba dos ricos para dar aos pobres. E ainda temos a retomada da história de Lilith, em Veneno e uma participação do caçador. 

"As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando pelo poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados".

Diagramação e estilo seguem o padrão de Veneno, com lindo design como divisor dos capítulos com um toque bem delicado como se espera de um conto de fadas. Ah, e ainda tem o marcador do terceiro livro, Poder, para destacar no final. 


Um livro que mostra o outro lado dos contos de fadas, novamente, e te leva a pensar quem é realmente o vilão da história sob esse novo olhar. A autora foi ótima ligando as histórias da Branca de Neve, em Veneno, com a da Cinderela, realmente lembra muito a série Once Upon a Time. E guarde o seu fôlego para um final realmente inesperado!!! Recomendadíssimo!!!

Lembrando que esta resenha vale pontos no Top Comentarista especial de aniversário, valendo a Trilogia After Dark.

18 comentários

  1. Também adorei o livro! Que final foi esse?!!! Fiquei chocada...
    Estou ansiosa para ler o próximo.

    Um abraço!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não li veneno, mas como as estórias são independentes li sua resenha e fiquei super empolgada... adoro fantasia e sempre achei que estas estórias ditas infantis não não infantis mesmo... o Walt Disney que as tornou...
    Lilith é nome de demônio e fiquei com muita vontade de descobrir o que ela é capaz de fazer...
    Cinderela é mais uma princesa as avessas que quero conhecer... amei a resenha! parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Edna, gostei mais de Veneno, talvez pq tenha uma paixão por Branca de Neve. E acho q é melhor ler na sequência ou vc poderá se perder em alguns momentos.

      Excluir
  3. Faz tempo que estou querendo ler Veneno e Feitiço, os dois livros parecem ser muito bons e as capas são lindas! Adoro releituras de Clássicos e estes dois tem um enrendo muito legal e adorei saber que é bem diferente da estória original! A resenha ficou ótima e estou louca para ler :)
    Falando em releituras de clássicos, recentemente descobri na internet o livro Romeu e Julieta e Vampiros, é a releitura do clássico Romeu e Julieta mas neste caso, a Julieta pertence a uma família de vampiros e o Romeu, a uma família de caçadores de vampiros, achei bem legal e vai ser minha próxima compra. Já conhecia Drica?
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romeu e Juliete é a minha obra preferida de Shakespeare mas ainda não li o livro. Sei lá, acho Juliete meio intocável, tenho medo de não gostar...

      Obrigada pelo elogio.

      Excluir
  4. Esse livro parece ser incrível, mas primeiro tenho quer Veneno *--* Adoro releitura de contos de fadas e essas estão parecendo ser perfeitas *---*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  5. Achei essa história demais. Me amarrei nessa nova versão pros contos que conhecemos. Muito legal. Ansiosa pra ler a série. Principalmente este livro, que está muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Beth, esses livros que recriam os contos de fadas são muito interesssantes!

      Excluir
  6. Se eu disse que acho essa série parecida com a série da Marissa Meyer, vão me chamar de doida?! auhauhhuaa
    Eu sei que elas tem o mesmo foco (no caso, os contos dos irmãos Grimm), mas elas são tão parecidas e tão diferentes tbm.. >_<
    Ainda não consegui ler Veneno e to realmente louca pra lê-lo, apesar de já terem me dito que ele não é tão bom assim.. Mas depois dessa sua resenha (apesar de ser do segundo livro) aumentou mais ainda a minha vontade xD
    Parabéns (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li nada da Marissa Meyer, mas acho q tem uma linha parecida sim.
      É, algumas pessoas q conheço não gostaram, mas cada um tem seu foco, né? Arrisque!!!

      Excluir
  7. Gente, pense numa pessoa desesperada para ler esta série: Sou eu.
    Amo a série de tv Once Upon a Time e ter livros seria maravilhoso principalmente pelos elogios.
    Beijo Drica

    baianaliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a série, Tarcila, mas a série e muito melhor, sem sombra de dúvidas.

      Adorei sua visitinha!!!

      Excluir
  8. Adoro releituras, mas nunca fui muito fã da Cinderela, haha. Sempre achei ela meio sem graça u.u
    Mas talvez minha opinião a respeito dela mude ao ler esse livro. Fiquei animada pra ver esse lado malvado e calculista dela. E é legal saber que os livros seguintes ainda mantem uma ligação com o anterior.
    Estou louca pela série desde que vi o lançamento do primeiro livro na page no face da editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc vai gostar dessa nova Cindi que deixou de ser água com açúcar!

      Excluir
  9. Edgar Paiva Luz
    edgar.infinity@hotmail.com
    promoção chamas na escuridão!

    ResponderExcluir


  10. Essa série estava em promoção na Saraiva e eu não comprei, que raiva. Adoro recontos e Cinderela sempre foi minha princesa preferida, bem, talvez esse livro mude minha opinião, rs. E a madrasta até me pareceu boa pessoa casando com o pai de Cindy e largando o nobre. Vou procurar a resenha de veneno para saber mais.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!