Resenha da Drica: A Segunda Vez Que Te Amei, Leila Rego - Gutenberg

Páginas:     272

Editora:     Editora Gutenberg

Área temática:     Adulto, Ficção 

Edição:     1

Sinopse:
André e Juli pareciam ter nascido um para o outro. Depois de seis anos de casamento, e sendo também sócios em um restaurante, as coisas, porém, já não eram o conto de fadas do início. Na verdade, sentiam que estavam vivendo mesmo o lado mais sombrio da sua história. Raquel e Alberto tinham a vida perfeita: empregos glamorosos, com rendimentos que permitiam um alto padrão de vida, um filho carinhoso e saudável, o apartamento dos sonhos, férias sempre inesquecíveis… mas um fato inusitado faria com que aquele castelo encantado estivesse prestes a ruir. A vida, no entanto, traça caminhos inesperados. E o que parecia não ter saída, de repente, se transforma em uma encruzilhada, na qual André, Juli, Raquel e Alberto podem se encontrar e agarrar a nova chance para a felicidade, trazendo para suas vidas mais amor, paixão, emoção e companheirismo, e assim conseguir viver como sempre sonharam. Inclusive com final feliz!

Olá, queridos,

A segunda vez que te amei vai contar a história de dois casais: Juli e André, e Raquel e Pedro.
Juli e André estão casados há 6 anos, tem um restaurante italiano e trabalham juntos nele. Para Juli, está tudo normal no seu casamento. Mas André não concorda. Os três primeiros anos do casamento foram uma verdadeira lua de mel, eles estavam felizes, dividiam tudo, viajavam e curtiam a companhia um do outro. Só que nos últimos anos isso tem mudado: Juli já não faz mais questão da sua presença, está sempre ocupada, cansada ou de mau humor, vive apenas para o trabalho e nunca tem tempo para os dois. 

"Ser feliz dá trabalho. André não sabia quem era o autor dessa frase, mas ele sabia do que ele estava falando quando a criou. Não bastava ter boas intenções. Não bastava querer, se não tivesse atitude e colocar em prática as pequenas ações que fazem toda a diferença no dia a dia."

Ah, e André é um super-marido, romântico, daquele tipo que todas as mulheres gostariam de ter: ele adora uma DR e está disposto a não deixar o seu casamento acabar! Acredite! Ele sempre chama Juli para conversar e tentar entender o que está acontecendo com o casamento deles, mas Juli sempre se esquiva, dá uma desculpa e nunca conseguem se acertar, ele faz jantar romântico, manda flores, mas nada toca o coração de Juli.

“... Ele continuaria tentando fazer o casamento dar certo. Isso era fundamental para a sanidade de André. Tão fundamental quanto o ar que ele respira.”

Raquel, mãe de Pedro, é casada com Alberto. Os dois tem uma vida confortável, tem bons empregos, são bem sucedidos. Raquel é uma pessoa muito rígida e está sempre pensando no bem dos outros e não no seu. Raquel acredita que vai tudo bem no seu casamento até o dia em que ela descobre o grande segredo de Alberto e vê sua vida ruir.

“Não acredito em destino. Acredito em escolhas. E as consequências das nossas escolhas é o que traço o nosso destino ou futuro.”

E é em meio a esse turbilhão de emoções que as vidas de André e Raquel vão se cruzar 13 anos depois de terem se visto pela última vez e trazer revelações surpreendentes do passado dos dois.  

Ponto para a forma como o livro é narrado. Em capítulos alternados temos narração de André, de Juli, de Raquel e Alberto. Assim é possível saber o que se passa na cabeça de cada um e, em muitas vezes, ver aos dois lados de um mesmo fato e perceber como uma situação pode afetar pessoas diferentes de maneiras diferentes.

Parabéns para a autora pela coragem de falar em relacionamentos duradouros em uma época onde o efêmero é tão valorizado. É lindo ver a forma como André luta pelo seu casamento e como ele e Raquel acreditam que casamento tem que ser para sempre, a não ser que realmente já não faça bem para alguém. Tenho certeza que muita gente vai achar o André ridículo, mas sou fã dele: um homem forte e sensível ao mesmo tempo, que acredita no amor verdadeiro.

"O que tiver que ser, será. E isso é muito verdadeiro. Não no seu tempo, nem no meu, mas quando estivermos prontos. Não se assuste com a distância ou com a ausência. Se houver amor em nossos corações, haverá uma força nos unindo. E tudo voltará. E quando voltar, será ainda mais forte, mais maduro e com a certeza de que foi cumprido no seu tempo."

Leitura gostosa, que flui e te faz parar várias vezes para se questionar. 

Vale à pena ler.

6 comentários

  1. Dri, estou em contradição porque amei a capa do livro, mas nao curti a sinopse.
    Sei la, não que seja ruim ou nada. Acho que estou em outra vibe sabe? Mas nao deixa de ser uma historia boa e sua resenha denota isso.
    Beijo linda

    ResponderExcluir
  2. Oiee :)
    Gente cadê meu André?,que boymagia é esse haha.E qual é o problema de Juli,eu com um marido desses estaria mais do que feliz.
    Adorei a história ser narrada pelos quatro,amo saber realmente o que cada um está pensando e não apenas como o seu parceiro o descreve.
    E a capa também está muito linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Drica, achei André super parecido com meu marido e eu (vergonha) com a Juli. Eu ja fui mais romantica, mas como ela, acho que hoje tudo esta bem, que um relacionamento de quase vitne anos é mais companheirismo. Meu marido é do tipo que manda flores, faz surpresa, igualzinho o casal.
    Adorei saber que podemos estar na cabeça de um dos quatro, saber seus pedos, suas perspectivas. Acho super valido para entender a trama toda. A segunda vez que te amei ja me ganhou.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Gosto muito de livros que abordam esse tema e fiquei curiosa para acompanhar este. É bem legal quando a vida de dois personagens acaba se cruzando, fiquei com vontade de saber o que acontecerá na vida de André e Raquel a partir daí.
    Deve ser mesmo uma ótima leitura, adoro livros que nos fazem questionar e refletir. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pelo que vi na resenha este romance tem tudo pra ser agradável ao ler. Dois personagens envolventes e capazes de nos deixar emotivas e apaixonadas. Vou tentar ler também. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dri! Feliz em saber que se apaixonou pelo André. Também sou apaixonada por ele. ;-)
    Bjs,
    Leila

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!