Resenha da Drica: As Crianças Trocadas - A guerra dos Fae livro 1, Elle Casey, Geração

Título original: War of the fae

Geração Editorial

Literatura estrangeira/Fantasia

Número de páginas: 288

Sinopse:  

Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?


Oi, queridos,

trago para vocês um livro do novo selo da Geração Editorial, que é o Geração Jovem.

Hoje vamos conhecer Jayne, menina rebelde, a cara dos meus alunos adolescentes, a cada fala dela parecia que eu estava na sala de aula e que essa fala saia da boca de alguns dos meus alunos. Ambidestra, boa desenhista, desbocada, independente, apaixonada por seu All Star, considerada má influência pelos pais das amigas, mora com a mãe que tem um namorado insuportável.


“Não aguento mais essa porra de escola. Eu sinto que nem deveria estar aqui. Mas onde eu deveria estar, então? Não tenho a menor ideia. Só sei que estou no meio dessa merda, assistindo às aulas e fazendo provas em piloto automático, esperando a vida de verdade começar.”

Seu melhor amigo é Tony Green, segundo ela ‘o maior nerd da face da Terra’, mas um verdadeiro cavalheiro, quietinho, calado, passa praticamente despercebido na escola: exatamente o seu oposto.

“O tédio está literalmente me consumindo. Talvez eu vá simplesmente desaparecer. Será que alguém vai sentir a minha falta?”

Um belo dia, Tony, ou Panetone, como Jayne costuma chamá-lo, a defende com uma arma de um valentão da escola, e é quando ele decide fugir para Miami na intenção de protege-la de um problema maior. E é a aí que a história começa realmente a esquentar!!! Eles conhecem Jared e sua turma, que lhes oferece abrigo. Precisando de dinheiro, surge a possibilidade de participar de uma pesquisa organizada pelo Grupo One Eleven, organização cientifica que estuda humanos nos ambientes em que vivem para identificar indivíduos com certas qualidades para compreender melhor o futuro, estranho não? Selecionados, essa competição, que é o grande barato do livro, se passa em uma floresta que, aos poucos, se revela encantada. 

“É impossível descrever a sensação que fluiu da árvore para os meus braços naquele instante. Não tenha as palavras certas no meu vocabulário, o qual preciso admitir que não é tão grande assim. Pegue tudo o que você mais ama, tipo o sorriso do seu melhor amigo, seu gatinho de estimação e seu chocolate favorito, e junte numa única sensação. Foi uma coisa assim que eu senti quando abracei aquela árvore, e não tive como impedir que um imenso sorriso rasgasse meu rosto.”

O livro tem uma narrativa simples, leve, gostosa de ler. O livro é lindo, além da capa delicada e que fala muito sobre a história, cada capítulo é destacado por uma página preta, e entre os capítulos temos pequeninas árvores que roubam a cena também na história. Os personagens são muito bem construídos, com características bem definidas, o que vai nos ajudar no final a descobrir quem eles são verdadeiramente. A Jayne é apaixonante, apesar da boca suja e de algumas atitudes bem imaturas, típicas de uma adolescente, é impossível não se apaixonar pela sua história de vida e pela pessoa que ela se torna após a experiência na floresta. 

“Quando eu era pequena, nunca sentia medo de cair, me machucar ou morrer. Essas possibilidades simplesmente não me passavam pela cabeça. Mas, agora que estava mais velha, não subia mais em árvores exatamente porque me preocupava com esse tipo de coisa. Naquele instante, entendi que isso era um grande erro: a vida fica limitada quando a gente anda por aí sempre com medo de que alguma coisa trágica aconteça.”

É um livro que fala, acima de tudo, sobre amizade e confiança, como ela pode transformar as nossas vidas e o quão importante é ter amigos de verdade em que possamos confiar. Mas o livro também tem muita aventura e fantasia, destaque para os seres fantásticos que habitam a Floresta Verde: você vai encontrar de gnomos a súcubos e incúbus, passando por lobisomens, seres marinhos e árvores que trocam energia com humanos. Ah, e claro! Não poderia deixar de ter um pouquinho de romance, né? Tudo bem que ele não se concretiza, mas o amor está no ar envolvendo a nossa protagonista e o garoto dos dentes bonitos... Só lendo para saber, eu não conto!!!

O final é surpreendente, juro que eu tinha ido por um caminho totalmente diferente do da autora, e foi uma ótima surpresa!!! Só no final é que você vai realmente entender o título do livro. A história deixa um espaço para a sua continuação, e que venha logo o Livro 2!!!




28 comentários

  1. Eu sinceramente achei a capa desse livro perfeita, e além disso amei o nome da protagonista *-*(pena que tem só um n,pois o meu inteiro é Jaynne).Eu já queria ler esse livro, depois de ler sua resenha então *o*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, resenha, capa.. Enfim, fantasia me ganha fácil haha.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Li o livro mês passado e como você pirei com o final, mas achei o enredo um pouco fraco.. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Oiee =)
    primeira resenha que leio do livro, pelo que li aqui ele é bem explorado e envolve muitas coisas, além de ser surpreendente, quero ler.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a capa achei que fosse uma fantasia...
    lendo a resenha identifiquei uma estória bem palpável.
    Claro que tem a magia... quero muito saber mais sobre a floresta.
    Eu adoro estórias envolvendo a fase da adolescência.
    Adorei a personagem e sua boca suja... hehe
    O livro é lindo.

    ResponderExcluir
  6. Eu particularmente amo livros de fantasia e esse livro me convida a lê-lo desde a primeira vez que o vi, com certeza vou ler em breve *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Adri,
    O Livro realmente tem um capa lindíssima, fiquei curiosa com essa aventura, afinal toda a aventura com um toque de romance me conquista, não gostei de ela ser imatura, mas faz parte da adolescência, fiquei curiosa...quem sabe uma hora eu leio. Bjus elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é imatura no início da história, como uma boa adolescente é. Mas amadurece com os acontecimentos.

      Excluir
  8. Já conhecia o livro mas ainda não li e não sabia que tinha uma continuação! Adoro livros com muita aventura e fantasia e este parece ser muito bom, achei interessante o livro abordar amizade verdadeira também.
    Concordo que a capa é linda e fiquei curiosa para saber que final surpreendente é este que o livro levou!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi eu estou hiper curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom e a capa é demais, gosto muito de livros que possuem aventuras, que envolvam o leitor, que ele pega o livro e não queira largar, não vejo a hora de poder viajar nessa aventura.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriana, deu para notar a boca suja do personagem pelo quote que você escolheu. Mas acho que estas características que você citou deixa a leitura até mais interessante, pois conseguimos aproximar os fatos na realidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tornou a Jayne um pouco mais real, ela fala como a maioria doa adolescentes fala.

      Excluir
  11. Esse livro parece incrível. A capa dele está dando o que falar, porque tem uma autora brasileira que a Novo século utilizou a mesma capa para fazer o trabalho. Então, ambas estão nessa, sabia?
    A resenha me deixou curiosa pela obra, embora a capa tenha me deixado um pouco sem vontade de ler, já que um livro se parece com o outro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa capa da Novo Século!!! Qual é o livro? As histórias também são parecidas?

      Excluir
  12. Livros que falam sobre adolescentes rebeldes sempre me surpreendem, porque retratam bem a realidade mesmo, as atitudes dos jovens, e o livro misturando isso com uma aventura, fica melhor ainda!

    ResponderExcluir
  13. estou amando suas indicações de livros,maior parte deles serão muito útil em vida acadêmica,obrigada ta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai utilizar esse livro na sua vida acadêmica? que curso vc faz?

      Excluir
    2. Faço Serviço Social,alguns dos livros que vc indica me dao ideias de como resolver certos problemas,posso através de suas indicações,tbm reindica los aos meus pacientes,uma vez que uma leitura,ainda mais qdo o assunto e vivenciado,e de muita utilidade

      Excluir
  14. Fantasia e das boas, só estou esperando o segundo livro para iniciar a leitura do primeiro, nada melhor que um livro fantástico que cumpra seu papel, muita magia, aventura e descobertas.

    ResponderExcluir
  15. No final da sua resenha que tem a resposta da minha pergunta. Por que afinal "as crianças trocadas" ?
    Ele é considerado infanto-juvenil ? pq nao sei se tenho paciencia para os palavroes desbocados de Jayne, rss. Mas tirando isso, o amor pelas arvores, sua magia, fantasia, gnomos, tudo nele me encanta. Saber que o amigo nerd a protege tanto. Enfim, é um livro que estou querendo faz tempo, ele e a continuação dele.

    ResponderExcluir
  16. Esta série esta sendo uma agradável surpresa pra mim. Ainda estou lendo e a emoção que a história nos passa é tão grande. Estou me deslumbrando a cada página. Não vejo a hora de ler toda a série. Espero que continue emocionante. Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!