Resenha da Dani: Amigas para sempre, Kristin Hannah - Arqueiro

Amigas para sempre #1

TĂ­tulo Original: Firefly lane 

Autora: Kristin Hannah

Editora: Arqueiro

448 pĂ¡ginas


Sinopse


Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguĂ©m poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mĂ£e, viciada em drogas costumava desaparecer por longos perĂ­odos, deixando a menina aos cuidados da avĂ³. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a Alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tĂ£o amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua famĂ­lia. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a prĂ³pria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar alĂ©m das aparĂªncias e a fez entender que certos riscos nĂ£o valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, Ă s reviravoltas polĂ­ticas das dĂ©cadas de 1980 e 1990 e Ă s promessas do novo milĂªnio. AtĂ© que algo acontece para abalar a confiança entre elas. SerĂ¡ possĂ­vel perdoar uma traiĂ§Ă£o de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda histĂ³ria sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

http://www.skoob.com.br/livro/361737


Oi, galerinha,

Se vocĂª jĂ¡ leu minha resenha sobre o livro Jardim de inverno sabe que tornei-me fĂ£ da autora Kristin Hannah e assim que vi a divulgaĂ§Ă£o deste livro almejei a leitura.


A trama conta como Tully e Kate se conheceram e tornaram-se amigas por longas décadas.

Kristin Hannah criou personagens bem distintas e com perfis opostos, sĂ£o fĂ¡ceis de imaginar no mundo real.

Kate Mularkey Ă© tĂ­mida e vive na Alameda dos vagalumes, mal sabe que sua nova vizinha vai mudar sua vida tĂ£o calma. Sem amigos na escola ela vĂª uma chance ao descobrir que a  vizinha tem sua idade, mas sua tentativa de aproximaĂ§Ă£o nĂ£o Ă© bem aceita.

Tully Hart apesar da pouca idade Ă© uma garota forte, com uma mĂ£e drogada que sempre lhe abandona  ela aprendeu a ser o centro das atenções e estar sempre sorrindo, sua melhor amiga era sua avĂ³, agora que estĂ¡ numa nova cidade acaba tornando-se popular rapidamente.

Uma nerd e uma popular que decidem ser amigas, apĂ³s um evento traumatizante Tully decide dar uma chance para a garota tĂ­mida.

A Sra. Mularkey Ă© uma mulher amĂ¡vel que vai acolher Tully como uma filha, Ă© por influĂªncia dela que a garota rebelde decide ser jornalista.

O livro Ă© dividido em partes, de acordo com a dĂ©cada em que estĂ£o vivendo: anos 70, anos 80, anos 90...

Com muitas referĂªncias musicais que vĂ£o de ABBA a Britney Spears passando por referĂªncias de TV como sex and the city e Friends, acompanhamos o amadurecimento das garotas ao longo dos anos, rimos com suas conquistas, ficamos tocadas com seus infortĂºnios.

Tully nĂ£o me conquistou por ser muito egoĂ­sta e mandona ao passo que Kate me decepcionou por ser muito passiva. Uma amizade nĂ£o requer que apenas uma das partes reconheça seus erros. 

No entanto nĂ£o me decepcionei com o desenrolar da trama, Kristin continua habilidosa a ponto de nos sentirmos parte da histĂ³ria.

Este livro faz parte de uma duologia e o segundo volume foi lançado pela Editora Novo Conceito.

VocĂªs pretendem ler ou jĂ¡ leram? Comenta conosco. =)


Duologia Firefly lane:

1. Amigas para sempre (Firefly lane)
2. Por toda eternidade (Fly away)

23 comentĂ¡rios

  1. Hum, acho a capa magnĂ­fica e adoro livros com referĂªncias musicais, sou apaixonada pelo ABBA. :) Acho que nasci na Ă©poca errada.
    Fiquei curiosas em ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Luisa,
      A capa Ă© linda e o conteĂºdo Ă© Ă³timo.
      ReferĂªncias musicais tambĂ©m me agradam. Gosto do ABBA tambĂ©m, meu pai escutava bastante uma rĂ¡dio que tocava sĂ³ clĂ¡ssicos. =)
      Obrigada!!!

      Excluir
  2. Ainda nĂ£o li esse livro, e fiquei um pouco confusa,da para ler os livros de maneira independente? ou tem que ler os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayh,
      Apesar da Novo Conceito dizer que "Por toda eternidade" Ă© livro Ăºnico, na minha opiniĂ£o Ă© melhor ler na ordem, nĂ£o posso dizer o motivo pq Ă© spoiler.
      Mas uma coisa Ă© certa a Tully deste livro deve ser um tanto mais madura no segundo.
      Obrigada!!!

      Excluir
  3. JĂ¡ li inĂºmeras resenhas deste livro e estou muito a fim de lĂª-lo.
    Estou mega curiosa para saber qual foi a traiĂ§Ă£o... a Tully traiu a Kate pelo que dĂ¡ para perceber...
    As duas sĂ£o muito diferentes e nĂ£o consigo entender como passam a ser amigas... sĂ³ lendo nĂ©...
    JĂ¡ estou pĂ© atrĂ¡s com Tully; nĂ£o tem como gostar de alguĂ©m (personagem) egoĂ­sta.
    Parabéns pela resenha, pela sinceridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Essa traiĂ§Ă£o Ă© o que mais chama atenĂ§Ă£o, nĂ©? E no fim das contas foi algo muito grande.
      Leia e depois venha comentar, apesar da Tully e seu egoĂ­smo o livro vale e muito a leitura. =)
      Obrigada!!!

      Excluir
  4. Acabei lendo Por Toda a Eternidade antes deste por nĂ£o saber que se tratava da mesma histĂ³ria. Ainda bem que nĂ£o afetou a leitura. Gostei das referĂªncia musicais, gosto das musicas do Abba.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Eu sabia ser parte de duologia, pq a Arqueiro informou e logo em seguida fui checar no Goodreads e confirmei.
      Que bom nĂ£o ter afetado a leitura, estou aguardando o meu "Por toda eternidade" chegar para ler.
      Obrigada!!!

      Excluir
    2. VocĂª vai gostar, Ă© muito emocionante a leitura.
      Bjs, Rose

      Excluir
  5. Dani eu tenho Jardim de INverno e estĂ¡ na listinha de livros para ler em Abril, mas esse daĂ­ para mim tem um que de especial, pois todas resenhas que leio fico mais e mais encantada e quero comprar 4 (dois de cada ) um para mim e para uma amiga bem especial que tenho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Espero que vocĂª leia Jardim de inverno e se encante tanto quanto eu. Foi um livro maravilhoso de ler.
      E Amigas para sempre Ă© muito bom tambĂ©m, as garotas foram bem trabalhadas e passam Ă³timas lições de vida.
      Obrigada!!!

      Excluir
  6. Oi, eu adorei a resenha, ainda nĂ£o li nenhum livro da autora, mas ouvi vĂ¡rios elogios, Amigas para sempre parece ser um Ă³timo livro, que te faz refletir sobre a amizade, e problemas enfrentado por todos nĂ³s Ă© claro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Corre para ler menina, nĂ£o sabe o que estĂ¡ perdendo!!!
      Sim, este livro nos faz refletir sobre a amizade e pesar bem algumas atitudes. =)
      Obrigada!!!

      Excluir
  7. Esse livro parece ser bem diferentes das histĂ³rias atuais, que na maioria das vezes, focam sĂ³ em romances proibidos, nesse caso fala de uma amizade que perdura mais de 30 anos. ParabĂ©ns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro para sair da modinha. esta amizade tĂ£o longa teve seus momentos de brilho e de tristeza, vale acompanhar. =)

      Excluir
  8. Parece ser muito bom. Nunca li nada desta autora, mas fiquei interessada e acho que esse livro Ă© uma boa dica para conhecer seu trabalho. O enredo Ă© muito interessante, gosto de saber que os personagens sĂ£o bem construĂ­dos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, pena vocĂª ainda nĂ£o conhecer o trabalho da autora, corre para remediar que ela escreve super bem.
      Obrigada

      Excluir
  9. Eu fiquei meio confusa com esse livro , pois um foi lançado pela Arqueiro , este , e o outro pela Novo Conceito , que eu tenho , mas ainda nĂ£o li .
    Acho que ambos nĂ£o sĂ£o livros que marcam tanto , talvez tenham muitas mensagens , sobre amizade , que Ă© muito bom .

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente nĂ£o gostei muito do enredo, nĂ£o deu aquela curiosidade.

    ResponderExcluir
  11. Oi Danni!
    Ontem estava conversando com uma amiga a respeito desse livro e ela estava me contando que muitas vezes teve vontade de pegar Tully e dar umas porradas. rsrs E pelo visto, eu tambĂ©m terei a mesma vontade pq ela parece ser o tipo de personagem que "nĂ£o desce na minha garganta".
    Eu estou com o segundo livro aqui em casa para fazer a leitura, mas como ainda nĂ£o tenho esse terei que esperar mais um pouquinho.
    Espero curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Tully merece mesmo umas sacudidas bem fortes, ou algo mais drĂ¡stico para colocar juĂ­zo nessa cachola. kkk
      Eu li os dois, segui a ordem de publicaĂ§Ă£o da duologia, e fiquei mega fula com a NC teimando que nĂ£o era uma continuaĂ§Ă£o e o baita spoiler que pegamos ao ler a sinopse de Por toda eternidade. =/
      Espero que leia os dois e goste bastante.

      Excluir
  12. Eu sĂ³ li resenhas positivas deste livro. Uma historia de amizade entre duas mulheres que vai durando com os passar dos anos. Mesmo sendo tao opostas. Adorei saber que tem Abba, Friends, Sex and the City. NĂ£o consigo imaginar o que pode ter abalado. Sei que se trata de traiĂ§Ă£o, mas envolvem os maridos ? Ou traiçao profissional pro exemplo ?
    Sera que uma amizade resiste a tudo ?
    Tenho uma suepr amiga, desde criança, mas la pelos dezoito anos ela ficou com um namorado que eu tinha na epoca. Deixamos de nos falar por isso e voltamos a nos falar tem uns quatro anos. Como a amizade dela fez falta. E percebi, que o namoradinho nĂ£o era tĂ£o importante assim.

    ResponderExcluir
  13. Uma amizade assim também gostaria de ter. hoje em dia é raro encontrar algo assim. Estou comovida com o que descobri ao ler aresenha e pra mim seria um enorme prazer ler este livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!