Resenha da Dani: O Projeto Rosie, Graemie Simsion - Record

O projeto Rosie 

TĂ­tulo original: The Rosie project 

Autor: Graemie Simsion

Editora: Record 

320 pĂ¡ginas

Para se ter a vida de Don Tillman, nĂ£o Ă© preciso muito esforço. Ă€s terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdĂ­cio de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos sĂ£o executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prĂ¡tica do aikido e do caratĂª antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; trĂªs dias da semana reservados para suas idas Ă  feira – e se, apesar dessa programaĂ§Ă£o, algum desagradĂ¡vel contratempo surgir em sua rotina, nĂ£o hĂ¡ nada que nĂ£o possa ser solucionado com meia hora de pesquisa cientĂ­fica.
Exceto as mulheres. AtĂ© o momento, a Ăºnica coisa nĂ£o esclarecida pelos estudos no campo de atuaĂ§Ă£o de Don, a genĂ©tica, Ă© o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou atĂ© mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, tambĂ©m professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicĂ³loga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionĂ¡rio meticuloso que irĂ¡ ajudĂ¡-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estĂ£o fora dos critĂ©rios pouco flexĂ­veis que o levarĂ£o Ă  mulher ideal. O Ăºnico problema Ă© que um questionĂ¡rio desse tipo exige tempo e dedicaĂ§Ă£o, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o Ăºnico problema atĂ© Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrĂ¡-lo que a mulher ideal nĂ£o existe, mas o amor, sim.

http://www.skoob.com.br/livro/322632


O projeto Rosie traz como personagem principal Don Tillman, o que Ă© bom para dar uma variada em quem manda na trama. 

Um mocinho super inteligente, intelectual, geneticista e com sĂ©rios problemas para interagir socialmente. Lembra alguĂ©m? Sim, o Sheldon Cooper de The big bang theory. 

Don Ă© professor na universidade, tem como amigos o casal Gene e Claudia. Decidido a arrumar uma esposa diante de seus trinta e oito anos, ele elabora um questionĂ¡rio que cada candidata deve responder, jĂ¡ que em seu cronograma totalmente planejado nĂ£o hĂ¡ espaço para encontros e tentativas frustradas.

Um personagem que de inĂ­cio me deixou entediada, mas com o surgimento de Rosie a trama deu uma guinada. Ela Ă© o oposto de Don, com seu visual despojado e um tanto gĂ³tico, o cabelo espetado e o vĂ­cio por cigarros, ele tenta se livrar dela de cara, mas a jovem (diferem em 10 anos) prende sua atenĂ§Ă£o por desejar sua ajuda profissional.

Com a entrada de Rosie em sua vida, e por mais que ele negue, ele vai mudando um pouco, ficando maleĂ¡vel. Nada que o descaracterize, a mudança que Don se permite Ă© lenta e nos agrada acompanhar.

Juntos eles vĂ£o em busca do pai de Rosie, e com o surgimento do "Projeto pai" conseguimos rir e imaginar as cenas de maneira a ficarmos encantados.

Gene e Claudia sĂ£o de grande importĂ¢ncia na trama, inclusive ao final achei maravilhoso o Don intervir na relaĂ§Ă£o dos amigos e vocĂª nĂ£o devem perder essa cena.

Foi um livro que iniciei receosa, apesar de inĂºmeras resenhas positivas, e me surpreendeu bastante. Eu recomendo a leitura para todos. O Don vai surpreender vocĂª e arrancar boas gargalhadas.

AliĂ¡s, a Rosie compara o Don com o ator Gregory Peck.

VocĂª jĂ¡ leu? Deixa tua opiniĂ£o ou expectativa sobre o livro aqui.


17 comentĂ¡rios

  1. JĂ¡ vi vĂ¡rias resenhas desse livro e tenho muita vontade de lĂª-lo, parece ser muito bom. Beijos! :)

    Ta rolando sorteio de livro no Frases Perdidas, vai lĂ¡ http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-pos-pascoa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      É um livro bem gostosinho de acompanhar!!!
      DĂª uma chance. =)

      Excluir
  2. Oi!
    Adorei a resenha!
    Estou doida pra ler esse livro, parece muito legal! *_*
    EstĂ¡ na minha lista, definitivamente!
    Adorei o blog!
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jordana,
      Espero que ele ganhe espaço na lista para que leia o mais breve possĂ­vel, Ă© adorĂ¡vel.

      Excluir
  3. Oiii
    Ai, eu tenho esse livro mas ainda nĂ£o li, com certeza quero ler em breve viu ?
    Que bom que gostou, fico com mais vontade ainda de ler haha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/tag-livros-x-emocoes-sentimentos.html
    Uma feliz PĂ¡scoa viu?
    Comenta lĂ¡ ;)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Corre para ler e se divertir com as trapalhadas do Don e os momentos entre ele e Rosie.
      Espero que goste.
      Feliz PĂ¡scoa para vocĂª tb, apesar de estar atrasada. XD

      Excluir
  4. Este livro parece ser muito leve e divertido...
    É claro que a Rose deixa a trama mais animada... mulheres tem este poder! hehehehehe
    Quero ler este livro hĂ¡ algum tempo, bom ler sua resenha e que bom que vc curtiu, mesmo o inĂ­cio meio parado, hehe.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Sim Ă© uma leitura leve e divertida depois que o Don passa a interagir um pouco mais.
      Espero que vocĂª goste da leitura.

      Excluir
  5. JĂ¡ começo dizendo que acho a capa um escĂ¢ndalo de linda, simples e muit bonita. A histĂ³ria tambĂ©m me encheu de curiosidade especialmente por ser um homem no inicio da trama (geralmente sĂ£o as mulheres que enredam os livros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é linda em sua simplicidade, o Don é o principal, tudo gira em torno dele e suas interações.
      Espero que possas acompanhar. =)

      Excluir
  6. Ainda estou em cima do muro com este livro. Uma parte que ler, outra parte nĂ£o. Mas como sou curiosa, acho que a parte que quer ler vai acabar ganhando.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dĂª uma chance Rose, o livro Ă© divertido se vocĂª superar a chatice do Don no começo. =)

      Excluir
  7. Adorei a resenha, me deixou muito curiosa! Vou ler este livro em breve, estou esperando chegar, e fiquei muito animada apĂ³s ler sua resenha, pareceu ser um livro muito bom. Gosto muito quando algum personagem muda com a chegada de outro, completamente o oposto e fiquei com vontade de acompanhar o desenrolar desta mudança! Parece ser uma leitura Ă³tima. Espero ler logo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale bem a leitura, apesar do Don em alguns momentos irritar, quando a Rosie surge a mudança e entrosamento entre eles vence.
      Espero que goste da leitura.

      Excluir
  8. Todos me falaram muito bem deste livro, entĂ£o estou bem entusiasmada pra começar a leitura!

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei este livro em uma promoĂ§Ă£o, mas nĂ£o chegou ainda. Eu jĂ¡ sei que vou amar, porque sou fĂ£ master de Sheldon Cooper. E realmente Don se parece com ele. Eu imagino a cara dele quando Rosie chegou e ele viu que ela nĂ£o era exatamente nada do que ele tinha “planilhado”. Depois que eu ler te conto o que achei.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!