Resenha da Dani: Olhar Mortal, Fergus McNeil - Companhia Editora Nacional

Olhar Mortal #1

Original: Eye Contact 

Autor: Fergus McNeill

SĂ©rie: Inspetor Harland

Companhia Editora Nacional

328 pĂ¡ginas

Nunca cruze olhares com Robert Naysmith. Por trĂ¡s de um sorriso simpĂ¡tico e um terno bem cortado, hĂ¡ um predador examinando cada detalhe, estudando a rotina de sua presa, descobrindo o melhor momento para atacar. Um homem meticuloso, que segue regras rĂ­gidas para cometer seus assassinatos. Um homem acima de suspeitas, com um bom trabalho, uma linda namorada, uma vida confortĂ¡vel. Do outro lado do tabuleiro estĂ¡ o detetive Harland, um policial em luto pela morte de sua esposa, com uma raiva interna que se choca diretamente com a frieza e indiferença de seu adversĂ¡rio. Enquanto contorna a burocracia de seu trabalho, ele precisa seguir pistas que ligam uma vĂ­tima Ă  outra, e que podem determinar se a prĂ³xima irĂ¡ sobreviver ou nĂ£o. Olhar Mortal Ă© um inovador suspense de serial killer, que abandona as convenções do gĂªnero para criar novas regras, regras que transformam cada assassinato num jogo, e onde as vĂ­timas sĂ£o apenas peças a serem movimentadas. É uma obra deliciosa, brilhante estreia de Fergus McNeill, um novo autor que respeita a inteligĂªncia do leitor e surpreende aficionados por thrillers. 
http://www.skoob.com.br/livro/374113

Olhar mortal chamou atenĂ§Ă£o pela sinopse, gosto de livros de suspense e com um serial killer para apimentar a trama e deixar os mocinhos alvoroçados, porĂ©m neste quesito o autor acabou me decepcionando.

Robert Naysmith Ă© nosso assassino, ele narra alguns capĂ­tulos e sob seu ponto de vista acompanhamos sua caça, a preparaĂ§Ă£o da armadilha, ele Ă© muito metĂ³dico e acabou soando maçante. No inĂ­cio ele diz logo que se trata de um jogo, pensei que teria mais lunĂ¡ticos como ele que tĂªm complexo de Deus e acreditam estar fazendo favor matando pessoas que segundo seu ponto de vista estĂ£o desperdiçando a vida. Aos poucos temos vislumbres do fato que acarretou o surgimento de tamanha maldade, tive suspeitas do que seria jĂ¡ no primeiro flashback, mas foi confirmado no fim.

Harland Ă© um detetive que estĂ¡ tentando superar o luto, ainda sofre muito com a perda da esposa e por conta disso sofre no trabalho a cada alteraĂ§Ă£o de humor. Esperto ele Ă© o primeiro a enxergar a assinatura do assassino. 

De um lado um serial killer que deseja ser reconhecido e do outro um detetive que anda com os nervos Ă  flor da pele. 

A trama segue intercalada entre o cotidiano de Naysmith e de Harland, assim sabemos o que passa na vida do procurado e do detetive. 

O assassino Ă© extremamente frio e seu mĂ©todo de escolha me fez pensar que faço bem em evitar encarar seja lĂ¡ quem for na rua. Como diz na sinopse ele por fora Ă© simpĂ¡tico e sedutor, o que sĂ³ prova que aparĂªncias enganam.

Harland Ă© um detetive que comparado aos outros que acompanhei anteriormente  me decepcionou, nĂ£o por sofrer pela esposa, mas por se deixar alterar com certa facilidade, age como novato em alguns momentos.

A narrativa do Fergus Ă© boa de acompanhar, mas precisava de um pouco mais de aĂ§Ă£o e agilidade no desdobramento dos casos e no modo do serial killer concluir seu trabalho.

Infelizmente tenho de falar que a revisĂ£o deixou muito a desejar, muitos erros de concordĂ¢ncia e de escrita mesmo. Espero que numa prĂ³xima ediĂ§Ă£o a editora tome mais cuidado.

Afora isso Ă© um livro que recomendo sim, mas nĂ£o crie grandes expectativas, afinal quando termina tem um grande gancho para o prĂ³ximo volume. Agora Ă© aguardar a continuaĂ§Ă£o.

Ps: Na orelha consta que Ă© o primeiro romance do autor, no entanto nĂ£o detectei esse elemento na trama.

Capa americana:

NĂ£o deixem de participar do Top Comentarista!!!

http://minhavelhaestante1.blogspot.com.br/2014/04/top-comentarista-abrilmaio.html





17 comentĂ¡rios

  1. Eu tambĂ©m gosto de livros com essa temĂ¡tica, mas o Ăºltimo que li me decepcionou demais da conta: Dexter a mĂ£o esquerda de Deus, Ă© ruim demais gente, parado, meio infantil e sem propĂ³sito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que sua Ăºltima experiĂªncia tenha sido ruim, mas seja persistente, leia outros. Real, louco e mortal - Hannah Jayne Ă© maravilhoso, e os da Lisa Gardner tb.

      Excluir
  2. ai, eu olhei a capa... serei a prĂ³xima? hehe
    Eu achei esta capa bem feinha, mas mais legal que a original.
    Adoro suspense... gosto de desvendar crimes e mistĂ©rios, mas este nĂ£o me atraiu muito.
    os errinhos, a capa deixaram a desejar pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que nĂ£o seja Edna. =D
      A capa nĂ£o Ă© grande coisa, mas o livro dĂ¡ para passar o tempo, apesar dos errinhos. Talvez vocĂª acabe atraĂ­da pelo Naysmith.

      Excluir
  3. Eu nĂ£o precisei nem da sinopse, sĂ³ a capa jĂ¡ me ganhou!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani,
    Chato quando lemos uma sinopse dessa e vamos ler o livro e o escritor nos decepciona. Bem em todo caso recomendo Grau 26 se ainda nĂ£o leu, eu lembro de ter lido e devorado. Vertigem da Erica Spindler tambĂ©m Ă© muito bom apesar de ser mais policial tem muito suspense.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Ă©, Elis, foi uma baita decepĂ§Ă£o, mas nĂ£o uma perda de tempo. XD
      Vou procurar estes dois que vc recomendou para dar uma olhada. =)

      Excluir
  5. A sinopse Ă© bem interessante mesmo, tambĂ©m gosto muito de livros com assassinos e mistĂ©rios. Achei uma pena o autor ter decepcionado em alguns pontos, mas gosto muito do fato de o livro mostrar os dois lados da estĂ³ria. NĂ£o sei se leria por enquanto, mas se um dia investir na leitura, irei seguir sua dica de nĂ£o levantar altas expectativas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter achado alguns pontos fracos, eu recomendo que leia sim, sem esperar demais vocĂª acaba surpresa. =)
      Obrigada.

      Excluir
  6. Suspense: morro de curiosidade para ler, contudo fico imaginando as cenas acontecendo ao meu redor, morro de medo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara,
      Se for assim vocĂª lĂª apenas romance, nĂ©?
      Arrisque-se, estĂ¡ perdendo Ă³timos livros assim.

      Excluir
  7. Desde que vi essa capa no skoob fiquei com vontade ler e agora ela sĂ³ aumentou.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,

    Fico imaginando o quanto interessante deve ser um livro narrado pelo assassino, que show. Um serial querendo ser conhecido e um detetive vivendo um luto nem Ă© tanta novidade, alguns filmes abordaram esse tema, mas gostei mesmo foi da pessoa da narrativa. Seria mais interessante alternar as narrativas, para gente entrar na cabeça de um e de outro. Mesmo que vocĂª nao tenha gostado tanto, ta ai um livro que com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia,
      NĂ³s temos sim o ponto de vista de cada um deles, como citei no quinto parĂ¡grafo. =)
      E como costumo dizer atĂ© de livros que odiei, Gosto Ă© prĂ³prio, o fato de que eu goste/odeie, nĂ£o implica que vocĂª vai gostar/odiar. Cada um absorve a trama de uma maneira e por isso temos uma gama tĂ£o vasta de autores e estilos.
      Espero que vocĂª leia e goste. =)

      Excluir
  9. Oi Dani!
    Essa Ă© a segunda resenha que leio a respeito desse livro e na outra resenha a menina falava o mesmo que vc: que a histĂ³ria precisava de um pouco mais de agilidade e que a revisĂ£o estĂ¡ bem ruim.
    Mesmo assim tenho interesse em ler, jĂ¡ que a histĂ³ria parece ser interessante. SĂ³ nĂ£o gostei de saber que tem continuaĂ§Ă£o. CadĂª os livros Ăºnicos??? rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      O assassino Ă© metĂ³dico demais... daĂ­ fica arrastaaaado. E os erros estĂ£o irritantes.
      Vai ter sim um segundo livro, penso em ler sim. tambĂ©m prefiro os livros Ăºnicos. kkk
      Obrigada

      Excluir
  10. Dani!
    Uau! Amo livros de suspense policial com serial killers, ainda mais quando ele Ă© frio e nĂ£o se importa com as vĂ­timas.
    Deve ser Ă³timo.
    Bom final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saĂºde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!