Resenha da Drica: Legend, Marie Lu - Prumo



Autora: Marie Lu

Editora: Prumo

PĂ¡ginas: 256

Sinopse:
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual RepĂºblica da AmĂ©rica, conta a histĂ³ria de um rapaz – o criminoso mais procurado do paĂ­s – e de uma jovem – a pupila mais promissora da RepĂºblica –, cujos caminhos se cruzam quando o irmĂ£o desta Ă© assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsĂ¡vel pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarĂ£o se tornarĂ¡ uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos Ă© agora o lar da RepĂºblica, uma naĂ§Ă£o eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma famĂ­lia de elite em um dos mais ricos setores da RepĂºblica, June Ă© uma garota prodĂ­gio de 15 anos que estĂ¡ sendo preparada para o sucesso nos mais altos cĂ­rculos militares da RepĂºblica. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, Ă© o criminoso mais procurado do paĂ­s; porĂ©m, suas motivações parecem nĂ£o ser tĂ£o mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day nĂ£o tĂªm motivos para se cruzarem – atĂ© o dia em que o irmĂ£o de June, Metias, Ă© assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivĂªncia da sua famĂ­lia, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre atĂ© onde seu paĂ­s irĂ¡ para manter seus segredos.

OlĂ¡, queridos,

e vamos lĂ¡ com mais uma distopia e uma sĂ©rie! Legend Ă© o primeiro livro de uma trilogia distĂ³pica.
O livro nos leva a uma Los Angeles decadente no ano de 2130. Vamos conhecer Day, adolescente com 16 anos, morador da ColĂ´nia, Ă© o criminoso mais procurado pela RepĂºblica, uma espĂ©cie de Robin Hood, que comete pequenos delitos por uma causa nobre como alimentar a sua famĂ­lia que, com exceĂ§Ă£o de seu irmĂ£o mais velho, acredita que ele esteja morto, mas assim fica mais fĂ¡cil para que ele consiga ajudar a sua famĂ­lia e tentar protegĂª-la da praga que assola os bairros pobres.
Em situaĂ§Ă£o totalmente oposta, conhecemos June, 15 anos, menina prodĂ­gio, destaque entre os outros adolescentes que integram a organizaĂ§Ă£o militar da RepĂºblica. Individualista, nĂ£o consegue ver o sofrimento da populaĂ§Ă£o pobre Ă  sua volta, mas a morte do seu farĂ¡ uma reviravolta em sua vida. 

“As ColĂ´nias querem que pensemos que permitir que eles nos dominem Ă© uma coisa positiva, como se eles estivessem nos anexando, ou nos fazendo algum favor. É assim que eles nos consideram: uma pobre naĂ§Ă£o marginal, como se eles fossem os poderosos. Essa noĂ§Ă£o Ă© do maior interesse para eles, afinal, pois ouvir dizer que as inundações alagaram muito mais Ă¡reas das terras deles do que das nossas. Este sempre foi o motivo bĂ¡sico de tudo: terra, terra, terra. Mas tornar-se uma uniĂ£o... isso nunca aconteceu, nem acontecerĂ¡. NĂ³s os derrotaremos primeiro, ou morreremos tentando.”

De cara jĂ¡ deduzimos que o destino desses dois vĂ£o se cruzar. E de um modo bem trĂ¡gico: Day serĂ¡ o principal suspeito do assassinato do irmĂ£o de June, um importante funcionĂ¡rio do Governo. E Ă© a partir dai que grandes revelações começarĂ£o a acontecer e a verdade nĂ£o serĂ¡ nada fĂ¡cil de ser aceita. 

“Mas nada de bom pode resultar se vocĂª se apaixonar por alguĂ©m nas ruas. Essa Ă© a pior fraqueza que se pode ter, assim como ter uma famĂ­lia presa numa zona de quarentena ou uma Ă³rfĂ£ de rua precisando de vocĂª.”

Ponto para a agilidade e fluidez da narraĂ§Ă£o do livro. Apesar de ser um livro curto, apenas 256 pĂ¡ginas, nĂ£o se engane. Legend tem uma histĂ³ria bem dinĂ¢mica. Parte disso se deve aos seus capĂ­tulos curtos que alternam a narraĂ§Ă£o, ora feita por June, ora feita por Day. Adorei a participaĂ§Ă£o de Ollie, cachorro do irmĂ£o de June, que algumas vezes rouba a cena.

“Ollie me olha com aquela sabedoria canina universal...”

Outra coisa muito boa de acompanhar Ă© a evoluĂ§Ă£o de June, como ela consegue amadurecer e encarar a realidade que antes ela nĂ£o conseguia enxergar. Mesmo em poucas pĂ¡ginas a autora consegue narrar isso de forma bem nĂ­tida. 

“...Ă© estranho estar aqui com vocĂª. Eu mal o conheço... mas Ă s vezes parece que somos a mesma pessoa, nascida em dois mundos diferentes.”

Distopia, romance, suspense e muita adrenalina em apenas um livro! Parabéns à autora! E que venha Prodigy!

12 comentĂ¡rios

  1. Achei muito interessante. Adoro distopias e o enredo deste livro me deixou curiosa, parece ser cheio de aventuras. Gosto muito de livros onde os personagens amadurecem ao longo da estĂ³ria, este Ă© um ponto muito positivo. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma distopia muito legal, um livro fininho com uma histĂ³ria bem consistente.

      Excluir
  2. Para ser sincera quando eu vi esse livro pela net , eu nĂ£o gostei , acho que Ă© pela capa , nĂ£o Ă© tĂ£o atrativa , chamativa .
    Primeira resenha desse livro que eu leio e vc conseguiu me deixar com vontade de ler , eu adoro distopias , sempre sĂ£o boas , mas essa quando eu vi nĂ£o quis ler , mas agora eu quero rsrs .. Enquanto eu lia veio vĂ¡rias distopias em mente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o acho q ela se pareça com outras distopias... Vc se lembrou de quais?

      Excluir
  3. Que bom saber que vocĂª gostou.
    Eu jĂ¡ tenho os dois livros e lerei Legend logo.
    Amo distopias e me animei pelo tamanho também, hehe.
    Curtinho, mas com conteĂºdo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura gostasa de 1, 2 dias mas com uma histĂ³ria bem consistente. NĂ£o vejo a hora de ler Prodigy!

      Excluir
  4. Que show de Distopia, um Robin Hood super moderno com uma patricinha. QUe bom que June consegue ver a realidade a sua volta. Mas e agora, eu fiquei sem saber se Day matou ou nao o irmao de June :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri!
    Esse livro estĂ¡ na minha lista de futuras aquisições desde o ano passado. Eu gosto muito de distopias e acho esse enredo muito massa! Logo quando vi o lançamento nĂ£o dava muito por ele, mas aĂ­ foram saindo as resenhas e ele se mostrou ser melhor do que eu imaginava.
    Espero gostar tanto quanto vc.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado q Ă© um livro fininho com uma histĂ³ria fantĂ¡stica! Tomara q vire filme!

      Excluir
  6. Achei muito legal o livro, coisas que envolve o futuro Ă© muito bom, desde que nĂ£o seja muito fora do real por que ai pra mim jĂ¡ fica sem graça, tem dois livros eu acho esse e outro, eu jĂ¡ vi este e outro e jĂ¡ fiquei com vontade de comprar mas por agora tenho outras prioridades!!!

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Que livro maravilhoso,obras distĂ³picas sempre tem o poder de me prenderem do inicio ao fim.Vi hĂ¡ algum tempo que essa trilogia vai ser relançada por alguma editora e fiquei super empolgada para ler,pois eu nĂ£o conhecia.
    SĂ£o poucas pĂ¡ginas mesmo,estou acostumada com aqueles livros de 400 ou mais folhas,mas se a histĂ³ria cumprir com o planejado estĂ¡ valendo(tenho certeza que cumpriu).
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!