Resenha da Drica: O Teste, Joelle Charbonneau - Ùnica Editora



Título original: The Testing
 Autor: Joelle Charbonneau

Editora: Única

Páginas: 320

Gênero: Ficção

Sinopse:
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

É sempre mais difícil para mim escrever sobre o que amo, e essa resenha de O Teste me tirou longas horas de luta com o teclado. E por quê Simplesmente porque O Teste tem uma história completamente apaixonante, sou 100% Malencia Vale, me perdoem as minhas outras protagonistas preferidas.

O Teste é uma distopia, e como tal vai contar a história de um mundo pós-guerra onde, após os Sete Estágios da Guerra: Quatro Estágios de Destruição e Três Estágios de reação da Terra, Tosu City foi criada como o primeiro sinal de que pessoas haviam sobrevivido e hoje é a sede das Nações Unificadas. 

Cia, 16 anos, mora na Colônia de Cinco Lagos, uma das menores, com cerca de novecentos cidadãos, e uma das mais distantes de Tosu City. A história se inicia com a sua formatura, uma espécie de ritual de passagem para a idade adulta, onde os jovens poderão ser escolhidos para participar do Teste e, sendo aprovados, cursa a Universidade ou ficar em sua Colônia e trabalhar. 

Seu pai cursou a universidade e aprendeu a modificar geneticamente as plantas para que pudessem sobreviver no solo deteriorado, por isso a família se muda com frequência para locais onde o trabalho do pai é necessário, o que torna difícil criar laços, mas faz com que conheça todo mundo da colônia. Para a mãe, a ideia de ser escolhida para o Teste não é bem aceita. Tem quatro irmãos: Zeen é o mais esperto e emotivo, e se recente por não ter sido escolhido para o Teste; Win, Hart e Hamin são despreocupados em relação à vida. 

“Estão aqui porque vocês são os melhores e mais brilhantes. Em seus ombros está a esperança de todos na Comunidade Unida. Aqui entre vocês está o futuro dos líderes do nosso país. Todos os líderes precisam ser avaliados, e esse é o teste que vocês começarão hoje.”

Cia é uma menina fantástica, inteligente, adora estudar e não foge de algo que desafie a sua inteligência, simpática. Amiga de todos, mas Daileen é sua melhor amiga, tímida e sozinha, Cia se preocupa com como ela ficará agora que foi escolhida para o Teste. Então recorre a Lyane para ajudar Daileen, já que Cia um dia evitou que ela tirasse a própria vida. 

O Teste foi criado pois se acredita que a guerra aconteceu porque os líderes mundiais não tinham a combinação certa de inteligência, capacidade de agir sobre pressão e liderança para acabar com os confrontos. Mas o seu processo de avaliação é desconhecido até mesmo pelo pai de Cia, que participou da seleção. Ele não se lembra de nada que aconteceu, restando apenas pesadelos.

“De repente, eu lamento todas as vezes que fiquei brava por ela não encorajar meus sonhos na universidade. Agora entendo por que ela teve medo de que eu tivesse sucesso. Agora é tarde demais.”

Após ser escolhida com mais quatro colegas de classe, Cia segue para o Teste com a única certeza de que se for aprovada suas chances de voltar para casa e rever a sua família são quase nulas. E a partir daí começam as aventuras.

Se você achou a história interessante, você ainda não viu nada. Imaginei que O Teste seria mais uma distopia, uma quase cópia de Jogos Vorazes, mas não é nada disso. As emoções começam realmente a partir do momento em que eles são levados de flutuador, meio de transporte utilizado pelos mais bastados, para Tosu City, e cia percebe que existem câmeras espelhadas os observando. Cia se aproxima de Tomas, seu colega de classe não muito próximo, mas de quem ela tem uma lembrança boa de ter dançado com ele na formatura.

Com uma escrita simples, leve e cativante, a leitura flui em ritmo de ansiedade diante das descobertas que o leitor faz. A escritora é detalhista na descrição dos personagens, o que nos ajuda a traçar o seu perfil psicológico e deduzir quem eles são verdadeiramente. A narração em primeira pessoa, cheia de reflexões feitas por Cia, nos faz parar em muitos momentos para pensar sobre um possível futuro parecido com o dela. E Cia passa de uma adolescente cheia de sonhos para uma sobrevivente madura e cheia de questionamentos, de uma maneira natural, como acontece com qualquer ser humano exposto a verdades muito crueis. 

“A terra é resistente, mas é difícil imaginar uma época em que este lugar será qualquer outra coisa além de um terrível lembrete do que nós seres humanos podemos fazer.”

Se tem romance? Claaaaaaro que sim! Mas na medida certa, de forma natural como acontece na vida de qualquer adolescente, daqueles que ajuda você a passar por momentos difíceis fazendo com que tenha uma razão a mais para lutar. E, pelo menos por enquanto, sem triângulos. Mas será que pelo menos nele Cia poderá confiar? Ainda não sabemos. 

Uma história sensacional que consegue transmitir a angústia e o medo do povo oprimido por um sistema imposto. Ao mesmo tempo em que o livro te responde várias perguntas que você tinha quando começou a ler, ele te coloca o dobro na cabeça, mas sem deixar pontas soltas. Nos resta torcer para que a continuação chegue logo. 

O livro já teve seus direitos adquiridos no Reino Unido, França, Israel, Coreia, Holanda, Turquia, Alemanha. Nos Estados Unidos, a obra entrou para a lista Top 10 da “Young Adult Books for Summer”, do jornal USA Today, e foi escolhido como a mais importante leitura de verão pela Indie Next 2013 Summer YA Pick.

Testing

1. The Testing (2013) – O Teste

2. Independent Study (2014)

3. Graduation Day (2014)

The Testing Guide (2013)

38 comentários

  1. Não sei o porque eu torce a cara quando vi o lançamento deste livro , lendo sua resenha , parece ser muito bom , surpreendente , como todas as distopias . Eu amo distopias :))

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi este livro como lançamento fiquei interessada pois adoro distopias! Gostei muito da resenha, ainda não tinha lido nenhuma e fiquei muito curiosa para saber mais sobre o enredo. Parece ser uma trama bem escrita e com aventura, tensão e romance na medida certa. Já está na minha lista. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler a resenha e fui me interessando mais e mais pelo livro, e ao mesmo tempo fui rezando para que ele não fosse série, o que descobri no final que é x.x
    Não me leve a mal, amo uma boa série, mas sou super impaciente para esperar os lançamentos! Quem sabe quando o segundo livro já tiver lançado no Brasil eu me aventure no mundo de Cia (só eu achei o nome da protagonista sem graça?)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Niina, tb faço isso com alguns livros q são série, mas não deu para esperar não. Esse é realmente muuuuuuuuuuuuuuuito bom.
      A cia é uma menina fantástica, mas esse nome dela nçao pega, no começo ficava pensando nela sempre como melancia. rsrsrs

      Excluir
  4. Já tinha lido outra resenha e, na verdade, desde a sinopse já me interessei.
    Eu adoro distopias, não que tenha lido muitas, mas acho que isso é bom porque não consigo comparar com nada que li. Talvez por não ter lido Jogos Vorazes.
    Bem, eu fiquei foi curiosa para saber o que acontece no teste, o porquê da falta de memória e dos pesadelos.
    Adorei Cia e quero muito saber mais de suas aventuras.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendadíssimo, Edna.ah, e elia Jogos Vorazes tb, é praticament eum clássico!

      Excluir
  5. Lendo a sua resenha acho que vou curtir a leitura do livro, quem sabe um dia eu o leia :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Mal vejo a hora de ler a continuação...kkkk' que final foi aquele? Preciso urgentemente saber o que acontece!!!
    Adorei esse livro, a escrita da autora é bem leve, mas conseguiu me prender completamente na história.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, vc sentiu a mesma coisa que eu!!!!!!!!!!!!! Espero q a editora tenha piedade de nós e lance logo essa sequência!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Eu li o livro e adorei, agora to esperando que saia a continuação.
    *-----*
    Você sabe algo referente a continuação dele?

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri!
    Esse livro tem dado o que falar, viu? Volta e meia vejo o pessoal comentando no twitter sobre ele e a ansiedade só faz aumentar. Quero MUITO! *-*
    Hahaha, o que seria de um livro sem um romance? Adoooro! rs
    Gostei muto da resenha, dá pra ver o quanto a leitura te empolgou. Espero ler em breve.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Ja li varios elogios a essa Distopia. Porque estamos bem fracos de distopias ultimamentes não é ? Tem alguns que eu vou crente qeu é e dou de cara com um romance, rsss. O Teste eu imagino que seja uma competição, um querendo o lugar do outro, sem saber em quem se pode confiar e quando confiar, não é :? A continuação ja esta ai, batendo na porta, preciso ler logo esse. òtima resenha e ótimo gosto pra livros vc, adoro distopia tambem.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente acho que sou do planeta que ainda não li o livro . Meus amigos fala que otimo mas não queria pegar com eles pra ler pois queria te um pra chama de MEU . Todos falem que frases do livros são otima q a coleção mais ainda . historia achei incrivel quero compra um logo

    Fiquei maravilhada com esta frase : “De repente, eu lamento todas as vezes que fiquei brava por ela não encorajar meus sonhos na universidade. Agora entendo por que ela teve medo de que eu tivesse sucesso. Agora é tarde demais.”

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ouvi muitos elogios desse livro, mas assumo que não sei o que esperar dele. Nunca li distopia, talvez venha disso a minha dúvida. Esse parece interessante, quando você citou da personagem fiquei com vontade de ler já que amo quando a principal é corajosa e enfrenta o que tiver que enfrentar de peito aberto. Amo romances e talvez seja por isso que estou com o pé atrás com o livro, não sei o que me aguarda quando não tem esse como o ponto central, mas estou louca para ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste tem um pouquinho de tudo: romance, suspense, distopia... acho q vc vai gostar sim!

      Excluir
  12. Esse livro realmente parece ser muito bom, fiquei curiosa desde que foi lançado e a cada resenha que leio, fico ainda mais. Consegui ganhar o livro e estou louca pra poder começar a ler. O melhor é que ele parece envolver muita adrenalina também. Quero muito ler logo.

    Bjok

    ResponderExcluir
  13. Já tinha lido outras resenhas dele , e assim que vi o livro , já amei , amo distopias e essa historia me cativou , o teste e um livro que eu estou verdadeiramente com vontade de ler , confesso que tambem achei que seri algo parecido cm jogos vorazes e esse era meu medo pois não gostei de jogos vorazes , eu sei devo ser a unica kkk , espero que eu realmente goste de o teste !

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Sou super apaixonada por distopias então não preciso nem mencionar como amei essa.
    Primeiro de tudo acho a Joelle uma fofa e ótima escritora,ainda mais por ela se inspirar no King,e em segundo essa trilogia deve ser maravilhosa!
    Cia conseguiu me conquistar de uma maneira incrível ,quero muito ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu amo livros distópicos! com esse foi amor a primeira vista porque eu adorei a capa e eu gosta muito da Cia acho uma personagem forte decidida. Quero muito ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro do gênero, estou super curiosa para ler o teste, assim que for possível, amei a resenha e espero gostar muito do livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. ATUALMENTE TUDO O QUE VEJO SÃO LIVROS E FILMES QUE FALAM DO POS GUERRA,DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO,OS JOVENS SÃO SEMPRE OS MAIS INDICADOS TALVEZ PELO FATO DE NÃO HAVER TANTOS ADULTOS.QUANDO COMECEI LER A RESENHA LEMBREI DE JOGOS VORAZES ENTÃO ALGUMAS LINHAS ABAIXO VOCÊ FALA DE JOGOS VORAZES,MAS PARA MIM ESTE LIVRO É UM ENIGMA A SER DESVENDADO.TANTOS PORQUÊS E TANTOS SEGREDOS,MAIORIDADE AOS DEZESSEIS.PARA MIM SERIA UMA LEITURA FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Desde que eu vi essa capa e li a sinopse eu fiquei doida pra comprar esse livro. Quero muito saber o que acontece nesse teste em que a Cia passa, mas com tantos livros que queria ele foi ficando pra trás e ainda não comprei. Quem sabe em 2015.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Cia parece uma garota valente. Acho que já era óbvio, ela ser escolhida para o teste. Gostei do tipo de enredo, escolhidos para reconstruir o mundo. Malencia parece ter se enganado feio com essa visão do governo. E ainda bem que tu curtiu ela gente, sempre vi outras leitoras que a amaram também. Essas memórias perdidas é um mistério também. Eu, particularmente, não tenho a mínima vontade de ler jogos vorazes, achei a protagonista uma chata. Espero poder conhecer, e amar a distopia do teste.
    Abraços,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. oi, adriana. "o teste" parece ser muito bom mesmo. fiquei c/ mais vontade de ler este livro que pelo visto e realmente sensasional.

    ResponderExcluir
  21. Eu A.D.O.R.O. distopias.
    Espero poder ler esse livro futuramente!
    Adorei a resenha.

    Beijocas, Jay
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dessa trilogia, curto muito uma distopia, e cada resenha que leio me deixa ainda mais animada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Todo mundo fala sobre essa trilogia, muitas resenhas elogiando, leitores que amaram, ainda não tive a oportunidade de pegar pra ler.. Quero fazer isso logo, porque a curiosidade fica cada vez maior..

    ResponderExcluir
  24. Sempre quis ler O Teste, mas nunca tive a chance. Amo distopias! :D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Eu não sou a maior fã de distopias, mas confesso que essa me ganhou já na divulgação... E quando li a sinopse, quis ainda mais pois me parece super interessante!
    Vejo tanta gente falando bem dos livros que quero muito ler.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Eu me amarro em distopias e tento ler o maior número possível. Dando uma lida nessa resenha, vi muitas coisas parecidas com "Jogos Vorazes", mas como você disse que não são tão parecidos, já fico mais animado. O que posso dizer que gostei é que o romance não é tão explorado. Quando começo a ler uma distopia, a última coisa que quero ver é um romance. Quero ver "tiro, porrada e bomba". kkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. sou apaixonada por distopias,essa eu ainda não li mas já faz um tempo que eu quero quem sabe eu ganho aqui.

    ResponderExcluir
  28. Adriana!
    Tenho também muita dificuldade em fazer uma resenha quando gosto muito de um livro, porém você se saiu bem.
    Gostaria de acompanhar a saga de Cia durante o desenrolar do livro e saber como tudo acontece bem direitinho.
    Desejo uma maravilhosa semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!