• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Dani: Querida Sue, Jessica Brockmole - Arqueiro

    Querida Sue

    Original: Letters from Skye
     
    Autora: Jessica Brockmole

    Editora: Arqueiro


    Ano: 2014

    256 páginas



    Março, 1912: A jovem poeta Elspeth Dunn nunca viu o mundo além de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da Escócia. Por isso, não é de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitário chamado David Graham, que mora na distante América. O contato do fã dá início a um intercâmbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidências, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu país, e Elspeth não pode fazer nada além de torcer pela sobrevivência de seu grande amor. 
    Junho, 1940: começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Britânica. Sua mãe a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret não quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a cara de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mãe desaparecida, Margaret tem como única pista do paradeiro de Elspeth uma carta que não foi destruída pelas bombas. Agora, a busca por sua mãe fará com que Margaret conheça segredos de família escondidos há décadas. Querida Sue é uma história envolvente contada em cartas. Com uma escrita sensível e cheia de detalhes de épocas que já se foram, Jessica Brockmole se revela uma nova e impressionante voz no mundo literário.
    http://www.skoob.com.br/livro/379742


    Querida Sue é um romance arrebatador, com sua carga certa de romance e drama, ele nos encanta e não deixa a desejar no quesito criatividade.

    O livro é no formato epistolar (cartas), lemos as cartas trocadas  entre David e Elspeth no ano de 1912 intercaladas com as cartas trocadas entre Margareth, Elspeth e Paul durante a década de 40.

    O início já arranca risos com a escrita jovial de David, o encanto de Elspeth ao descobrir que sua poesia atravessou oceanos, da Ilha de Skye na Escócia até os Estados Unidos. A correspondência entre eles flui como de fã para autor e evolui para uma amizade que por fim desemboca no amor. Mas seria possível um sentimento tão forte surgir apenas por palavras escritas?

    Não se deixem enganar pensando que a questão epistolar atrapalha. Jessica Brockmole acertou em cheio com as descrições em cada carta de maneira que podemos imaginar bem os cenários, desde David e suas travessuras na universidade, como os momentos de tensão da Primeira Guerra Mundial. A beleza de Londres antes dos ataques e posteriormente quando as bombas causaram destruição.

    Intercalando entre passado e presente podemos analisar bem o que cada personagem sentiu, e imaginar tudo o que viram. 

    Elspeth é doce e sonhadora, com um medo que nos causa risos pela ironia. David é um universitário espirituoso e dado a ações irresponsáveis. As cartas trocadas entre eles são tão bem colocadas que notamos a mudança de sentimentos, quando a Elspeth repreende ele, quando há troça. David tem um amigo que é de grande importância e queria um pouco mais de Harry durante a leitura.

    Margareth é inquieta e curiosa, quando sua mãe some após um ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial ela busca no passado respostas para quem ela é e o que aconteceu com a mãe. Conta com o apoio de seu namorado Paul que está servindo a Força Aérea durante a guerra. O romance entre eles é bem fofo, apesar de não ser o foco.

    Um livro repleto de sentimentos que vai te levar do riso à beira das lágrimas e deixar seu coração na mão torcendo para um final feliz entre esses dois personagens tão fortes e apaixonados que passam por muitas reviravoltas.

    Leiam Querida Sue e deixem-se apaixonar por esta belíssima trama.

    (Imagem originalmente publicada no Leitura Nossa)

    18 comentários :

    1. Adoro livros escritos através de cartas, acho que deixa a história bem mais rica. Achei interessante também o fato de intercalar o passado e o presente. Sendo romance então. O livro parece ser lindo e fiquei muito curiosa pra ler.

      Bjok

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Raquel,
        É mesmo um livro que merece ser lido e apreciado aos poucos para absorver cada detalhe.
        Leia sim.
        Obrigada!

        Excluir
    2. Olá, tudo bem?
      Quero muito ler esse livro. Deve ser muito romântico e emocionante. Adoro histórias que acontecem durante as Grandes Guerras. E também gostei dele ser todo escrito por cartas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Monica,
        Também gosto quando envolve momentos históricos e foram bem incluídos na trama, todos os sentimentos foram bem passados e não ficou nada a desejar. Além de ser um romance de mexer conosco profundamente.
        Obrigada.

        Excluir
    3. Oi Dani! Oi Dri!
      Eu me apaixonei por esse livro. Foi surpreendente, lindo, emocionante. Chorei muito em algumas partes, essa foi uma das mais gratas surpresas literárias que tive esse ano.
      Fico feliz em saber que vc também gostou. Espero ler mais livros da autora.
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Neyla,
        Nem tinha como evitar uma paixão por este livro, ele é perfeito, ou quase pq eu queria um pouco mais desta turminha que me levou de uma emoção a outra com tamanha facilidade.
        Obrigada.

        Excluir
    4. Ah posso falar que chorei no final? Eu sou romantica mór e me acabei em lagrimas, principalmente quando ele soube (não posso dizer o que, rss). Adorei ,fquei apaixonada pelo David, pelas suas cartas brincalhonas. Xinguei um monte quando ele deixou de enviar cartas, no final e depois descobri a verdade. Enfim, classifico Querida Sue como uma história de amor verdadeira, pura, linda.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Katia,
        O final foi mega emocionante, né? Mas consegui controlar bem meu lado manteiga derretida.
        O humor deles ficou bem claro nas correspondências e deu para personificar bem. Passei o mesmo que você.
        Obrigada por compartilhar sua opinião conosco. =)

        Excluir
    5. Quando soube deste livro o que mais me chamou atenção nele foi o enredo ser narrado através das trocas de cartas. Agora só falta eu ler e me deliciar.
      Bjs, Rose

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rose,
        Foi o motivo que me levou a pedir e graças a deus foi bem melhor que @mor, Querida sue é perfeito, com mocinhos maravilhosos. =)
        Leia e encante-se.
        Obrigada!

        Excluir
    6. Acho esse livro muito romântico e tenho mó vontade de lê-lo.Toda resenha que leio sobre ele diz o quanto ele é intenso e provoca reflexões em quem o lê, um romance realmente instigante com todas as suas cartas. Realmente faz qualquer amante de romances querer saber mais.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Luciana,
        O livro é maravilhoso, com sentimentos bem expressos e fortes.
        Espero que consiga ler pois vale a pena. =)
        Obrigada

        Excluir
    7. Este livro desde seu lançamento chamou muito a minha atenção devido a sua forma de escrita,acho super interessante ler um livro escrito em forma de cartas e com uma historia repleta de sentimento. Vou querer conferir com toda certeza!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A forma epistolar é maravilhosa de acompanhar, e este em especial é surpreendente.

        Excluir
      2. OI Dani! Confesso que já alguns livros que eram escritos em algumas partes por e-mail,mas por carta ainda não...Curiosa para conferir.
        Beijo♥

        Excluir
    8. NOOOOSSA Muito bom,,,eu lembrei de um filme que assisti parecido com este (Quer dizer pode até ser o mesmo), só naum lembro o nome,,, onde a mulher se apaixona por um homem que era piloto de caça, daí ele vai pra guerra tbm e ele é atingido,,, dai todo mundo pensa que ele esta morto,, e mulher se apaixona por um amigo dele,,,e no final o homem aparece vivo....Gostei muito

      ResponderExcluir
    9. Quero muito ler este livro, já está nos meus desejados! Adoro estórias com cartas e momentos que se passam em duas linhas de tempo, e fiquei curiosa para acompanhar esta. O enredo é ótimo, gostei de saber que, mesmo através das cartas, a autora soube trabalhar bem nas descrições. Adoro livros com romance e drama, este deve causar muitos sentimentos durante a leitura, como você comentou: do riso ás lágrimas. Quero muito ler ♥
      beijos

      ResponderExcluir
    10. Querida Sue foi um romance surpreendente e apaixonante. Tem uma história rica e emocionante. Fiquei encantada desde que comecei a ler. estava tão entretida e envolvida com a trama que nem me dei conta quando chegou ao fim. Depois fiquei com aquela sensação de quero mais e não tinha mais. Muita emoção nas linhas deste livro.
      Beijos.

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!