Resenha da Dani: Querida Sue, Jessica Brockmole - Arqueiro

Querida Sue

Original: Letters from Skye
 
Autora: Jessica Brockmole

Editora: Arqueiro


Ano: 2014

256 pĂ¡ginas



Março, 1912: A jovem poeta Elspeth Dunn nunca viu o mundo alĂ©m de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da EscĂ³cia. Por isso, nĂ£o Ă© de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitĂ¡rio chamado David Graham, que mora na distante AmĂ©rica. O contato do fĂ£ dĂ¡ inĂ­cio a um intercĂ¢mbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidĂªncias, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. PorĂ©m, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu paĂ­s, e Elspeth nĂ£o pode fazer nada alĂ©m de torcer pela sobrevivĂªncia de seu grande amor. 
Junho, 1940: começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, estĂ¡ apaixonada por um piloto da Força AĂ©rea BritĂ¢nica. Sua mĂ£e a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret nĂ£o quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a cara de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mĂ£e desaparecida, Margaret tem como Ăºnica pista do paradeiro de Elspeth uma carta que nĂ£o foi destruĂ­da pelas bombas. Agora, a busca por sua mĂ£e farĂ¡ com que Margaret conheça segredos de famĂ­lia escondidos hĂ¡ dĂ©cadas. Querida Sue Ă© uma histĂ³ria envolvente contada em cartas. Com uma escrita sensĂ­vel e cheia de detalhes de Ă©pocas que jĂ¡ se foram, Jessica Brockmole se revela uma nova e impressionante voz no mundo literĂ¡rio.
http://www.skoob.com.br/livro/379742


Querida Sue Ă© um romance arrebatador, com sua carga certa de romance e drama, ele nos encanta e nĂ£o deixa a desejar no quesito criatividade.

O livro Ă© no formato epistolar (cartas), lemos as cartas trocadas  entre David e Elspeth no ano de 1912 intercaladas com as cartas trocadas entre Margareth, Elspeth e Paul durante a dĂ©cada de 40.

O inĂ­cio jĂ¡ arranca risos com a escrita jovial de David, o encanto de Elspeth ao descobrir que sua poesia atravessou oceanos, da Ilha de Skye na EscĂ³cia atĂ© os Estados Unidos. A correspondĂªncia entre eles flui como de fĂ£ para autor e evolui para uma amizade que por fim desemboca no amor. Mas seria possĂ­vel um sentimento tĂ£o forte surgir apenas por palavras escritas?

NĂ£o se deixem enganar pensando que a questĂ£o epistolar atrapalha. Jessica Brockmole acertou em cheio com as descrições em cada carta de maneira que podemos imaginar bem os cenĂ¡rios, desde David e suas travessuras na universidade, como os momentos de tensĂ£o da Primeira Guerra Mundial. A beleza de Londres antes dos ataques e posteriormente quando as bombas causaram destruiĂ§Ă£o.

Intercalando entre passado e presente podemos analisar bem o que cada personagem sentiu, e imaginar tudo o que viram. 

Elspeth Ă© doce e sonhadora, com um medo que nos causa risos pela ironia. David Ă© um universitĂ¡rio espirituoso e dado a ações irresponsĂ¡veis. As cartas trocadas entre eles sĂ£o tĂ£o bem colocadas que notamos a mudança de sentimentos, quando a Elspeth repreende ele, quando hĂ¡ troça. David tem um amigo que Ă© de grande importĂ¢ncia e queria um pouco mais de Harry durante a leitura.

Margareth Ă© inquieta e curiosa, quando sua mĂ£e some apĂ³s um ataque aĂ©reo na Segunda Guerra Mundial ela busca no passado respostas para quem ela Ă© e o que aconteceu com a mĂ£e. Conta com o apoio de seu namorado Paul que estĂ¡ servindo a Força AĂ©rea durante a guerra. O romance entre eles Ă© bem fofo, apesar de nĂ£o ser o foco.

Um livro repleto de sentimentos que vai te levar do riso Ă  beira das lĂ¡grimas e deixar seu coraĂ§Ă£o na mĂ£o torcendo para um final feliz entre esses dois personagens tĂ£o fortes e apaixonados que passam por muitas reviravoltas.

Leiam Querida Sue e deixem-se apaixonar por esta belĂ­ssima trama.

(Imagem originalmente publicada no Leitura Nossa)

18 comentĂ¡rios

  1. Adoro livros escritos atravĂ©s de cartas, acho que deixa a histĂ³ria bem mais rica. Achei interessante tambĂ©m o fato de intercalar o passado e o presente. Sendo romance entĂ£o. O livro parece ser lindo e fiquei muito curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      É mesmo um livro que merece ser lido e apreciado aos poucos para absorver cada detalhe.
      Leia sim.
      Obrigada!

      Excluir
  2. OlĂ¡, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro. Deve ser muito romĂ¢ntico e emocionante. Adoro histĂ³rias que acontecem durante as Grandes Guerras. E tambĂ©m gostei dele ser todo escrito por cartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica,
      TambĂ©m gosto quando envolve momentos histĂ³ricos e foram bem incluĂ­dos na trama, todos os sentimentos foram bem passados e nĂ£o ficou nada a desejar. AlĂ©m de ser um romance de mexer conosco profundamente.
      Obrigada.

      Excluir
  3. Oi Dani! Oi Dri!
    Eu me apaixonei por esse livro. Foi surpreendente, lindo, emocionante. Chorei muito em algumas partes, essa foi uma das mais gratas surpresas literĂ¡rias que tive esse ano.
    Fico feliz em saber que vc também gostou. Espero ler mais livros da autora.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Nem tinha como evitar uma paixĂ£o por este livro, ele Ă© perfeito, ou quase pq eu queria um pouco mais desta turminha que me levou de uma emoĂ§Ă£o a outra com tamanha facilidade.
      Obrigada.

      Excluir
  4. Ah posso falar que chorei no final? Eu sou romantica mĂ³r e me acabei em lagrimas, principalmente quando ele soube (nĂ£o posso dizer o que, rss). Adorei ,fquei apaixonada pelo David, pelas suas cartas brincalhonas. Xinguei um monte quando ele deixou de enviar cartas, no final e depois descobri a verdade. Enfim, classifico Querida Sue como uma histĂ³ria de amor verdadeira, pura, linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,
      O final foi mega emocionante, né? Mas consegui controlar bem meu lado manteiga derretida.
      O humor deles ficou bem claro nas correspondĂªncias e deu para personificar bem. Passei o mesmo que vocĂª.
      Obrigada por compartilhar sua opiniĂ£o conosco. =)

      Excluir
  5. Quando soube deste livro o que mais me chamou atenĂ§Ă£o nele foi o enredo ser narrado atravĂ©s das trocas de cartas. Agora sĂ³ falta eu ler e me deliciar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Foi o motivo que me levou a pedir e graças a deus foi bem melhor que @mor, Querida sue é perfeito, com mocinhos maravilhosos. =)
      Leia e encante-se.
      Obrigada!

      Excluir
  6. Acho esse livro muito romĂ¢ntico e tenho mĂ³ vontade de lĂª-lo.Toda resenha que leio sobre ele diz o quanto ele Ă© intenso e provoca reflexões em quem o lĂª, um romance realmente instigante com todas as suas cartas. Realmente faz qualquer amante de romances querer saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      O livro Ă© maravilhoso, com sentimentos bem expressos e fortes.
      Espero que consiga ler pois vale a pena. =)
      Obrigada

      Excluir
  7. Este livro desde seu lançamento chamou muito a minha atenĂ§Ă£o devido a sua forma de escrita,acho super interessante ler um livro escrito em forma de cartas e com uma historia repleta de sentimento. Vou querer conferir com toda certeza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma epistolar Ă© maravilhosa de acompanhar, e este em especial Ă© surpreendente.

      Excluir
    2. OI Dani! Confesso que jĂ¡ alguns livros que eram escritos em algumas partes por e-mail,mas por carta ainda nĂ£o...Curiosa para conferir.
      Beijo♥

      Excluir
  8. NOOOOSSA Muito bom,,,eu lembrei de um filme que assisti parecido com este (Quer dizer pode atĂ© ser o mesmo), sĂ³ naum lembro o nome,,, onde a mulher se apaixona por um homem que era piloto de caça, daĂ­ ele vai pra guerra tbm e ele Ă© atingido,,, dai todo mundo pensa que ele esta morto,, e mulher se apaixona por um amigo dele,,,e no final o homem aparece vivo....Gostei muito

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro, jĂ¡ estĂ¡ nos meus desejados! Adoro estĂ³rias com cartas e momentos que se passam em duas linhas de tempo, e fiquei curiosa para acompanhar esta. O enredo Ă© Ă³timo, gostei de saber que, mesmo atravĂ©s das cartas, a autora soube trabalhar bem nas descrições. Adoro livros com romance e drama, este deve causar muitos sentimentos durante a leitura, como vocĂª comentou: do riso Ă¡s lĂ¡grimas. Quero muito ler ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida Sue foi um romance surpreendente e apaixonante. Tem uma histĂ³ria rica e emocionante. Fiquei encantada desde que comecei a ler. estava tĂ£o entretida e envolvida com a trama que nem me dei conta quando chegou ao fim. Depois fiquei com aquela sensaĂ§Ă£o de quero mais e nĂ£o tinha mais. Muita emoĂ§Ă£o nas linhas deste livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!