Resenha da Dani: Roleta Russa, Jason Matthews - Arqueiro

Roleta Russa
Original: Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Editora Arqueiro
Ano 2014
432 pĂ¡ginas 
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balĂ© mais importante da RĂºssia. ApĂ³s ser vĂ­tima de uma sabotagem, porĂ©m, ela vĂª sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede Ă  pressĂ£o do tio, vice-diretor do serviço secreto da RĂºssia, o SVR, e entra para a organizaĂ§Ă£o. Pouco tempo depois, Ă© mandada Ă  Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem tĂ©cnicas de seduĂ§Ă£o para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missĂ£o: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsĂ¡vel por um dos mais influentes informantes russos que a agĂªncia jĂ¡ teve. O objetivo Ă© fazĂª-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalĂ£o do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligĂªncia e tĂ¡ticas operacionais, apimentado pela atraĂ§Ă£o irresistĂ­vel que sentem um pelo outro.
http://www.skoob.com.br/livro/377325


Oi, pessoal,

Roleta Russa Ă© um livro de espionagem que estĂ¡ ambientado nos dias de hoje (mais precisamente em 2012), com citações e cenas com a participaĂ§Ă£o do presidente russo Vladimir Putin, o livro que para mim seria nota cinco, acabou deixando a desejar.

Jason Matthews tem uma escrita concisa, bem detalhada e o fato de ter trabalhado na Cia ajudou para que a trama toda fosse permeada por detalhes acintosos, mas para uma leitora Ă¡vida por espionagem e aĂ§Ă£o, ele pecou por nĂ£o apostar no segundo item.

Dominika sonhava ser A bailarina no Bolshoi, mas uma invejosa detonou seu sonho, ela nĂ£o deixou barato e se vingou com classe; ao sentir o gostinho da vitĂ³ria pensou que seria Ăºtil ao paĂ­s e determinada vai para a academia, deseja ser espiĂ£, mas seu tio Vanya quer que ela seja um pardal e lhe usa sem piedade. A raiva de Dominika lhe impulsiona e com isso ela ganha os holofotes e uma missĂ£o importante: seduzir Nate Nash e descobrir quem Ă© o espiĂ£o russo que ele opera.

Nate Ă© teimoso e apĂ³s um deslize Ă© enviado para Helsinque, onde terĂ¡ contato com Dominika, os dois ficam atraĂ­dos, porĂ©m um tem por meta operar o outro.

Quem darĂ¡ o braço a torcer? Nate ficarĂ¡ tĂ£o encantado a ponto de entregar a identidade de Marble ou Dominika terĂ¡ um vislumbre de que nĂ£o passa de um fantoche e mudarĂ¡ de lado?

Os personagens centrais nĂ£o me encantaram, apesar de gostar da Dominika enxergar a aura das pessoas, ela nĂ£o tem o carisma necessĂ¡rio. Gostei muito de Marble e desconfiei logo de quem ele era. Os chefes de Nate em Helsinque tambĂ©m tĂªm personalidades marcantes.

Acredito que teria gostado da leitura se o autor tivesse ambientado a trama no passado e incluĂ­do aĂ§Ă£o. NĂ£o nego que ao terminar de ler fiquei pensando: o que Putin achou desse livro? Se Ă© que ele teve interesse em ler e ver como foi retratado.

Um livro bem detalhado com trama intrincada, um final que me arrancou algumas lĂ¡grimas, porĂ©m deixou uma resoluĂ§Ă£o em aberto e me chateou. Fica a nosso critĂ©rio imaginar uma certa escolha.

Cada final de capĂ­tulo conta com uma mini receita sobre o prato citado naquele trecho.




13 comentĂ¡rios

  1. Oi, Dani
    Faz tempo que nĂ£o leio um livro com espiões, principalmente envolvendo a RĂºssia. Que pena o livro nĂ£o ter muita aĂ§Ă£o.
    Achei interessante a personagem principal conseguir enxergar aura das pessoas. Também achei legal as receitas no final de cada capítulo.
    Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica,
      Eu tenho fascĂ­nio por tramas que ocorrem na RĂºssia, meu erro foi imaginar que por ter espiões teria bastante aĂ§Ă£o. kkk
      Espero que vocĂª consiga conferir.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Acho que agora Ă© moda as histĂ³rias com finais em aberto, sĂ£o tantos livros que terminam assim nĂ©? Mas a histĂ³ria em si parece ser muito boa. Adoro esses livros de espionagem, e o fato de o autor jĂ¡ ter trabalhado na CIA deve dar muita realidade em algumas informações. Outra coisa que achei interessante, foi o lance das receitas no final dos capĂ­tulos. Enfim, estou bem curiosa pra ler esse livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma moda que nĂ£o me agrada sĂ£o finais abertos...
      Queria mais aĂ§Ă£o, mas tambĂ©m coloquei a expectativa lĂ¡ em cima... kkk
      As receitas ficaram bem legais.

      Excluir
  3. Oi Dani,

    Eu nao sabia que James Matthews havia trabalhado na Cia, entao, ele tinha a faca e o queijo na mao para um livro repleto de aĂ§Ă£o, pena que deixou a desejar. Ou talvez, pel ofato de saber disso, esperamos demais do livro.
    Adorei as receitas no final dos capitulos, fez alguma ? rsss. Dominika, de bailaria a espiĂ£, tudo haver, rss E sera que ela era mesmo fantoche ? Duvidas que vĂ£o ficar na minha cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,
      Acredito que saber do histĂ³rico do autor nos faz esperar mais, ele mostra conhecimento sim, mas esperei mais movimento. kkk
      NĂ£o me aventurei em nenhuma das receitas.

      Excluir
  4. Eita, livro parece a menina da novela da nove, kkkk, desvenda pessoas de alto grau de importĂ¢ncia e leva ela pra prisĂ£o kkk, adorei,,, quero ler!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!
    Menina, eu fiquei tentada a solicitar esse livro neste mĂªs, mas acabei desistindo por que achei que nĂ£o fosse me empolgar muito com a leitura.
    Uma pena vc nĂ£o ter curtido tanto assim o livro. Eu detesto quando a resoluĂ§Ă£o de uma histĂ³ria fica em aberto. Que raiva! Tenho vontade de jogar o livro na parede. rs
    BeijĂ£o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Se nĂ£o esperar demais, ele deve ser perfeito, tem muita tecnicalidade, o autor conhece bem o territĂ³rio, mas eu esperei fogos, explosões, corridas.... tem muita intriga, mistĂ©rio...
      E o final aberto me deixou bem tentada a agir como vc comentou. hahaha
      Obrigada.

      Excluir
  6. JĂ¡ tinha visto o livro na saraiva , ate li a sinopse mais nĂ£o gostei muito ,achei que seria um livro chato , porem uma amiga me ligou e me contou que estava lendo o livro e que estava amando , como temos os mesmos gostos eu decidi tentar , vou tentar ler e ver oque acho , ate porque eu posso amar ou ate odiar o livro e ter minha opiniĂ£o , uma pena q o livro nĂ£o tenha sido tudo oq vc esperava , mais isso acontece as vezes :/ , tomara que ele de certo comigo \o/ beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      Sim, os livros tĂªm essa vantagem, uns gostam, outros nĂ£o, mas precisamos ler para descobrir.
      Boa leitura.

      Excluir
  7. Ă“tima resenha. Eu estava atĂ© querendo ler este livro, mas mudei um pouco de ideia, por ter deixado a desejar no quesito de aĂ§Ă£o. O enredo Ă© bem interessante, adoro estĂ³rias envolvendo espionagem e coisas deste tipo, mas acho que o livro funcionaria melhor se tivesse bastante aĂ§Ă£o nas cenas. PorĂ©m fiquei curiosa para saber qual dos personagens irĂ¡ se dar o braço a torcer haha
    NĂ£o sei se leria por enquanto, mas acho que daria uma chance. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece legal. Mas nĂ£o me cativou muito. Quero algo que mexa as minhas estruturas e me deixe eletrizada. rsrsrs Mais gostei de conhecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!