Resenha da Dani: Vinte garotos no verão, Sarah Ockler - Novo Conceito

Vinte garotos no verão 
Original: Twenty boy summer
Autora: Sarah Ockler
Editora Novo Conceito
Ano: 2014
288 páginas


Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.
 


Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito.

Vinte garotos no verão, foi uma surpresa maravilhosa, ao ver o título e conferir a sinopse pensei que seria uma trama fraquinha, apenas um verão cheio de gracinhas entre amigas e claro, garotos demais para um livro só.

Porém afirmo que me enganei redondamente. Sara Ockler criou uma trama leve, com adolescentes que passam por uma situação de mudança e sofrimento e como cada um lida com a morte inesperada.

Temos três personagens centrais: Anna, Matt e Frankie, são vizinhos desde sempre e são os melhores amigos.

Anna é estudiosa, quietinha, e no aniversário de quinze anos seu sonho acaba sendo realizado: Matt toma coragem e se declara.

Matt é irmão de Francesca, ele é descolado e conseguir fazer as duas ouvir a banda preferida dele.

Francesca, ou simplesmente Frankie, adora Anna, é super fashion, mas depois do acidente ela passa a agir com mais rebeldia. Não faz ideia que sua melhor amiga e seu irmão estão namorando.

A ideia de manter segredo sobre o namoro parte de Matt, ele mesmo quer contar para Frankie que está namorando Anna, e tem uma data para isso: quando estiverem na Califórnia de férias. O grande senão é que o rapaz morre um dia antes da viagem e com ele morto Anna fica presa a promessa de manter o segredo.

Anna é uma boa amiga e o segredo lhe corrói. Frankie me irritou bastante com sua atitude inconsequente e um tanto egoísta. Por sua vez Anna se faz de forte e até mesmo o casal Perrino lhe usa de muleta.

Um ano após eles decidem viajar e levar Anna junto. Não fazem ideia de tudo que vai mudar durante as férias na Baía de Zanzibar.

O nome do título advém de uma aposta entre as meninas: Anna tem de perder o Albatroz (virgindade) e no tempo que ficarem na Califórnia quem chegar o mais próximo dos vinte garotos ganha.

A viagem é divertida, foi muito legal acompanhar as duas desde a escolha do biquíni até os desafios bobos que se sujeitam.

Anna não larga seu diário com cartas para Matt, porém um descuido fará grandes estragos. Em meio a tudo ela fica insegura se é certo ou errado estar interessada em outro rapaz. Seria a atração uma traição?

Leia e acompanhe as duas numa divertida aventura de amadurecimento e novas descobertas, onde a amizade será colocada em xeque e perguntas precisarão de respostas.

A arte do livro está linda com o acréscimo de coqueiros, tanto na página inicial de cada capítulo, como ao lado da paginação.

Um livro, leve, divertido e que você vai ler numa piscada.



15 comentários

  1. Oi, Dani
    Desde o lançamento, quero ler esse livro, mas não tinha ideia de como a história é bonita. Parece que a autora soube lidar com um tema sério, a morte, de um jeito leve. A capa é muito linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica,
      A autora teve um jeitinho especial para lidar com a morte e como afeta cada pessoa, vale ler e conferir.

      Excluir
  2. Oi Dani!
    Li esse livro na semana passada e foi uma leitura tão gostosa. Eu esperava uma história mais dramática, mas ela se mostrou tão leve que me encantou da mesma forma.
    Senti tanta pena de Anna, tõ novinha e já com o coração partido. =/ Frankie eu achei meio chatinha. rs
    E o livro todo está realmente lindo. A NC caprichou na arte.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Eu esperei uma trama bem bobinha sabe? Pelo título, imaginei garotas desesperadas por um namorado e foi uma grata surpresa, leitura rápida.
      Adorei a Anna e Frankie é uma garota complicada. kkkk
      Obrigada.

      Excluir
  3. Oi Adriana, tudo bom?
    Nossa eu quero muito ler o livro desde que foi lançado pela NC. Acho que a história parece leve, mas fala de temas importantes como a perda. Quero muito ler em breve e acho a capa linda demais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Os temas são interessante e melhor ainda como os personagens lidam com eles, você tem a visão de como cada um é afetado.
      Recomendo a leitura.

      Excluir
  4. Nossa livro aparente ser muito bom, envolve adolescentes e amores passageiros, legal demais. Eu nunca havia ouvido falar do livro, mas depois desta resenha pretendo algum dia ler, mas por agora msm vou terminar de ler os que já tenho. MUITO BOM MSM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maycon,
      Quando arrumar um tempinho leia sim, é leve e com uma ótima abordagem.

      Excluir
  5. Oi Adri, nossa que tema legal. Quem de nós nunca se apaixonou pelo irmao da amiga na adolescencia, rss. Preciso ler o livro para entender porque Anna guardou o segredo depois da morte de Math, pois, me pareceu apenas que ele que queria contar a ela, mas com o passar do tempo ,com a morte dele, acho que Anna poderia ter entrado no assunto com naturalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,
      Eu nunca me apaixonei pelo irmão de amiga.
      Anna é uma ótima personagem, tanto que fiquei triste com a situação, mas o livro não fica só em momentos melancólicos.

      Excluir
  6. Adorei a resenha, a história parece ser mais que emocionante. A autora parece que soube abordar temas complicados de forma muito sutil, deixando a leitura bastante tranquila. Quero muito ler o livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      A autora soube sim desenvolver uma trama com tema forte de uma maneira delicada e um tanto intensa à maneira dos adolescentes.
      Obrigada.

      Excluir
  7. Já tinha visto o livro mais não tinha ideia de que essa era a historia dele , n explica muito na sinopse , adorei a historia apesar de ter chorado já imaginando Matt morto , deve ser muito triste ! Mais quero dar uma chance ao livro , parece ser bem divertido , e ual! 20 garotos? Kkk quem será q ganha? Kkk estou louca pra descobrir! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati,
      É justamente este acontecimento que dá corda para o livro, então leia com lencinhos e divirta-se. ;)
      Obrigada.

      Excluir
  8. Tenho este livro aqui a um bom tempo, mas ainda não tinha tido vontade de ler. Gostei muito da resenha, me deixou mais interessada, pois eu pensava que seria tudo uma grande melancolia, e gostei de saber que além deste assunto triste, tem ainda uma aventura divertida protagonizada pelas personagens. Parece ser uma leitura linda, com personagens cativantes. Acho que vou dar uma chance. :)
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!