• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Vic: Boneca de Ossos, Holly Black - Irado/Novo Conceito


    Titulo: Boneca de ossos


    Autor (a):  Holly Black

    Editora: Novo Conceito #Irado

    Ano: 2011

    Páginas: 224

    Classificação: 3/5
      
    Sinopse:

    POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...


    Olá, galera! 

    Hoje trago novamente mais um livro infanto - juvenil (para quem não gosta do gênero, até que estou lendo demais sobre eles, né? Risos) Eu amo livros de terror, e na maioria das vezes leio estes infanto-juvenil, porque sempre - ou quase sempre, tem uma história legal de deixar os cabelos arrepiados.

    Boneca de ossos me chamou atenção logo de inicio, quando soube que se tratava de uma boneca feita de ossos que começava a falar com uma das três crianças. Imaginei logo que seria um livro de terror bem emocionante... já tinha dito aqui que não gosto muito de livros infanto - juvenil, mas toda regra tem sua exceção. Sendo terror/suspense eu leio sem medo. 

    Poppy, Zach e Alice são crianças de 12 anos que possuem uma imaginação muito fértil. Em seus momentos juntos, eles se reúnem na casa de Poppy para brincar com seus bonecos e criar história fantásticas. Poppy é uma sereia que tenta enfeitiçar e levar um dos tripulantes do barco. Zach, é o pirata Willian - a lâmina e Alice é Lady Jaye, uma ladra que passa a viajar com o capitão Willian, depois de não conseguir roubá-lo. Todos eles estão a bordo do ''Pérola do Netuno'', que é o barco de papel intitulado por Zach. Porém, é a ''Grande Rainha'' que manda em todos, e é a atração da brincadeira. A ''Grande Rainha'' é uma boneca de porcelana bastante antiga que fica em uma cristaleira guardada na casa de Poppy. Os amigos possuem um medo e admiração da boneca que é até difícil de descrever. Eu, como não gosto de bonecas, principalmente estas antigas, fiquei com muito medo quando li.

    Porém, a brincadeira das crianças acaba quando o pai de Zach joga todos os bonecos fora, alegando que ele já está bem crescidinho para brincar dessas coisas. Zach fica extremamente chateado com isso, mas não conta para as meninas que os bonecos foram jogados fora. Simplesmente diz que não quer mais brincar. As meninas não acreditam muito que ele tenha desistido de brincar de uma hora para outra, e o chama para a uma última aventura. Esta última aventura, no caso, é sobre desvendar os segredos da ''Grande Rainha'', pois Poppy sonhou que ela era uma boneca feita de ossos mortais. Neste sonho a boneca pede para ela e seus amigos encontrarem o seu túmulo, em uma cidade até então desconhecida para eles. E então, começa a aventura! Os três amigos pegam um ônibus, vão para um lugar desconhecido... enfrentam o frio, pessoas estranhas, e tudo isso por causa do sonho que Poppy teve com a boneca. Que até então, ninguém sabe se é verdade ou ela está inventando tudo isso, pois está frustrada por Zach não querer brincar mais.

    O livro não pecou nem um pouco na parte da aventura, mas acho que na parte do terror sim. Pela boneca ser o alvo principal, e tudo se voltar para ela, achei que teria mais suspense, mais friozinho na barriga... mas não teve.

    Por outro lado, a diagramação do livro está impecável. Ele é cheio de ilustrações, o que nos deixa visualizar ainda melhor a história. A capa, nem preciso dizer, está linda. E temos a pavorosa boneca, mas não tão pavorosa assim, na capa. No fundo, ainda temos a imagem dos três amigos, e acho que todos os autores deveriam fazer isso. Em todo momento durante a leitura, fiquei com a fisionomia deles na cabeça.


    Boneca de ossos foi publicado pelo selo #Irado, da Editora Novo Conceito. Este selo tem como público alvo leitores de 8 a 13 anos, mas nada impede que leitores de faixas etárias diferentes leiam.

    É uma história surreal, intrigante, que apresenta uma mistura inteligente de humor, fantasia, enigmas, alguns momentos assustadores - alguns mesmo. E muita, muita aventura! Creio que todos que gostam de livros com estas palavras chaves, irá amar ler.

    Este livro foi lido na II Maratona Literária #Eusoudoideira, e como regra, a resenha tem que vir acompanhada de uma música. Então, a escolhida é   Green Day - Boulevard Of Broken.


    Até a próxima!

    Vitoria Bastos

    6 comentários :

    1. Oi Vitória,

      Eu não quis ler esse livro porque achava que ele era muito de terror! Não tenho coragem de ler um livro de terror sobre bonecas, mas pelo que você disse, talvez eu nem tivesse tanto medo... Ou será que os momentos assustadores iam me fazer ter muito medo? rs
      Gostei da história, parece um pouco com aqueles filme dos anos 80 que são meio infantis e meio sombrios, sem falar que esse detalhe da ilustração com os personagens é muito legal mesmo. Se não fosse o detalhe da boneca, acho que eu leria! rs
      Parabéns pela resenha!
      Bjs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Mika!
        Eu não acho que ele dá medo não... apesar do fato da boneca) eu também odeio bonecas rs, principalmente de porcelana e feita de ossos), acho bem tranquilo ler.
        As ilustrações são lindas, e a diagramação da NC está perfeita.
        Obrigada!
        Beijos

        Excluir
    2. Eu li este livro, não achei ameaçador, mas gostei dele. Uma boa estória para se ler.
      Bjs Rose

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rose!
        Não é ameaçador mesmo, mas é um livro muito bom. Enredo bem desenvolvido, e personagens bem cativantes.
        Beijos

        Excluir
    3. Eu comprei esse livro tem uns dois meses, mas nao li ainda. Quando comprei, achei que fosse algo masi assustador, só depois percebi que era voltado para o publico infanto-juvenil.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Katia! Tem uns infanto Juvenil bem assustadores, porém, esse eu considero um livro de aventura. É muito bom, para quem gostar do gênero.

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!