Resenha da Vic: Boneca de Ossos, Holly Black - Irado/Novo Conceito


Titulo: Boneca de ossos


Autor (a):  Holly Black

Editora: Novo Conceito #Irado

Ano: 2011

PĂ¡ginas: 224

ClassificaĂ§Ă£o: 3/5
  
Sinopse:

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos estĂ¡ a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrĂ­vel maldiĂ§Ă£o sobre as pessoas que a contrariam. SĂ³ que os trĂªs amigos jĂ¡ estĂ£o grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas nĂ£o conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...


OlĂ¡, galera! 

Hoje trago novamente mais um livro infanto - juvenil (para quem nĂ£o gosta do gĂªnero, atĂ© que estou lendo demais sobre eles, nĂ©? Risos) Eu amo livros de terror, e na maioria das vezes leio estes infanto-juvenil, porque sempre - ou quase sempre, tem uma histĂ³ria legal de deixar os cabelos arrepiados.

Boneca de ossos me chamou atenĂ§Ă£o logo de inicio, quando soube que se tratava de uma boneca feita de ossos que começava a falar com uma das trĂªs crianças. Imaginei logo que seria um livro de terror bem emocionante... jĂ¡ tinha dito aqui que nĂ£o gosto muito de livros infanto - juvenil, mas toda regra tem sua exceĂ§Ă£o. Sendo terror/suspense eu leio sem medo. 

Poppy, Zach e Alice sĂ£o crianças de 12 anos que possuem uma imaginaĂ§Ă£o muito fĂ©rtil. Em seus momentos juntos, eles se reĂºnem na casa de Poppy para brincar com seus bonecos e criar histĂ³ria fantĂ¡sticas. Poppy Ă© uma sereia que tenta enfeitiçar e levar um dos tripulantes do barco. Zach, Ă© o pirata Willian - a lĂ¢mina e Alice Ă© Lady Jaye, uma ladra que passa a viajar com o capitĂ£o Willian, depois de nĂ£o conseguir roubĂ¡-lo. Todos eles estĂ£o a bordo do ''PĂ©rola do Netuno'', que Ă© o barco de papel intitulado por Zach. PorĂ©m, Ă© a ''Grande Rainha'' que manda em todos, e Ă© a atraĂ§Ă£o da brincadeira. A ''Grande Rainha'' Ă© uma boneca de porcelana bastante antiga que fica em uma cristaleira guardada na casa de Poppy. Os amigos possuem um medo e admiraĂ§Ă£o da boneca que Ă© atĂ© difĂ­cil de descrever. Eu, como nĂ£o gosto de bonecas, principalmente estas antigas, fiquei com muito medo quando li.

PorĂ©m, a brincadeira das crianças acaba quando o pai de Zach joga todos os bonecos fora, alegando que ele jĂ¡ estĂ¡ bem crescidinho para brincar dessas coisas. Zach fica extremamente chateado com isso, mas nĂ£o conta para as meninas que os bonecos foram jogados fora. Simplesmente diz que nĂ£o quer mais brincar. As meninas nĂ£o acreditam muito que ele tenha desistido de brincar de uma hora para outra, e o chama para a uma Ăºltima aventura. Esta Ăºltima aventura, no caso, Ă© sobre desvendar os segredos da ''Grande Rainha'', pois Poppy sonhou que ela era uma boneca feita de ossos mortais. Neste sonho a boneca pede para ela e seus amigos encontrarem o seu tĂºmulo, em uma cidade atĂ© entĂ£o desconhecida para eles. E entĂ£o, começa a aventura! Os trĂªs amigos pegam um Ă´nibus, vĂ£o para um lugar desconhecido... enfrentam o frio, pessoas estranhas, e tudo isso por causa do sonho que Poppy teve com a boneca. Que atĂ© entĂ£o, ninguĂ©m sabe se Ă© verdade ou ela estĂ¡ inventando tudo isso, pois estĂ¡ frustrada por Zach nĂ£o querer brincar mais.

O livro nĂ£o pecou nem um pouco na parte da aventura, mas acho que na parte do terror sim. Pela boneca ser o alvo principal, e tudo se voltar para ela, achei que teria mais suspense, mais friozinho na barriga... mas nĂ£o teve.

Por outro lado, a diagramaĂ§Ă£o do livro estĂ¡ impecĂ¡vel. Ele Ă© cheio de ilustrações, o que nos deixa visualizar ainda melhor a histĂ³ria. A capa, nem preciso dizer, estĂ¡ linda. E temos a pavorosa boneca, mas nĂ£o tĂ£o pavorosa assim, na capa. No fundo, ainda temos a imagem dos trĂªs amigos, e acho que todos os autores deveriam fazer isso. Em todo momento durante a leitura, fiquei com a fisionomia deles na cabeça.


Boneca de ossos foi publicado pelo selo #Irado, da Editora Novo Conceito. Este selo tem como pĂºblico alvo leitores de 8 a 13 anos, mas nada impede que leitores de faixas etĂ¡rias diferentes leiam.

É uma histĂ³ria surreal, intrigante, que apresenta uma mistura inteligente de humor, fantasia, enigmas, alguns momentos assustadores - alguns mesmo. E muita, muita aventura! Creio que todos que gostam de livros com estas palavras chaves, irĂ¡ amar ler.

Este livro foi lido na II Maratona LiterĂ¡ria #Eusoudoideira, e como regra, a resenha tem que vir acompanhada de uma mĂºsica. EntĂ£o, a escolhida Ă©   Green Day - Boulevard Of Broken.


AtĂ© a prĂ³xima!

Vitoria Bastos

6 comentĂ¡rios

  1. Oi VitĂ³ria,

    Eu nĂ£o quis ler esse livro porque achava que ele era muito de terror! NĂ£o tenho coragem de ler um livro de terror sobre bonecas, mas pelo que vocĂª disse, talvez eu nem tivesse tanto medo... Ou serĂ¡ que os momentos assustadores iam me fazer ter muito medo? rs
    Gostei da histĂ³ria, parece um pouco com aqueles filme dos anos 80 que sĂ£o meio infantis e meio sombrios, sem falar que esse detalhe da ilustraĂ§Ă£o com os personagens Ă© muito legal mesmo. Se nĂ£o fosse o detalhe da boneca, acho que eu leria! rs
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Mika!
      Eu nĂ£o acho que ele dĂ¡ medo nĂ£o... apesar do fato da boneca) eu tambĂ©m odeio bonecas rs, principalmente de porcelana e feita de ossos), acho bem tranquilo ler.
      As ilustrações sĂ£o lindas, e a diagramaĂ§Ă£o da NC estĂ¡ perfeita.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu li este livro, nĂ£o achei ameaçador, mas gostei dele. Uma boa estĂ³ria para se ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Rose!
      NĂ£o Ă© ameaçador mesmo, mas Ă© um livro muito bom. Enredo bem desenvolvido, e personagens bem cativantes.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu comprei esse livro tem uns dois meses, mas nao li ainda. Quando comprei, achei que fosse algo masi assustador, sĂ³ depois percebi que era voltado para o publico infanto-juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Katia! Tem uns infanto Juvenil bem assustadores, porĂ©m, esse eu considero um livro de aventura. É muito bom, para quem gostar do gĂªnero.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!