Leitura da Drica: Desafio, C. J. Redwine - Novo Conceito

Titulo: Desafio

TĂ­tulo original: Defiance

Autora: C.J. Redwine

Editora: Novo Conceito

NĂºmero de PĂ¡ginas: 368

TraduĂ§Ă£o: Ivar Panazzolo JĂºnior


Sinopse:

No interior das muralhas de Baalboden, Ă  sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel Ă© capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, Ă© declarado morto em uma missĂ£o, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor hĂ¡ dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada alĂ©m da forte convicĂ§Ă£o de que seu pai estĂ¡ vivo, Rachel decide fugir e encontrĂ¡-lo por conta prĂ³pria. Mas uma traiĂ§Ă£o contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruĂ­-la.


Oi, gente!

Hoje vamos conhecer Rachel, a mocinha nem tĂ£o mocinha e personagem principal de Desafio. Devo confessar que esse Ă© mais um dos livros que me figa primeiro pela belĂ­ssima capa e que nĂ£o me decepciona.

A histĂ³ria começa com Rachel esperando que seu pai, Jared, um rastreador e mensageiro, retorne da sua Ăºltima missĂ£o Ă s Terras Ermas, um floresta que guarda muitos perigos, entre eles o Maldito, um dragĂ£o que se esconde em tĂºneis criados por ele mesmo ao longo das Terras Ermas e que pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar trazendo consigo um rastro de destruiĂ§Ă£o.

Mas Jared nĂ£o retorna e, segundo as leis da cidade de Baalboden, Rachel terĂ¡ nomeado para si um novo Protetor que ela acredita ser Oliver, melhor amigo de seu pai e a que ela tem como um avĂ´, atĂ© o dia da Toma.

De maneira inesperada, o Comandante, lĂ­der de Baalboden, escolhe Logan, aprendiz de Jared, para Protetor de Rachel. SituaĂ§Ă£o inaceitĂ¡vel, jĂ¡ que Rachel declarou o seu amor Ă  Logan e foi rejeitada por ele.

NĂ£o podendo fugir dessa situaĂ§Ă£o, o que unirĂ¡ os dois Ă© a crença de que Jared nĂ£o estĂ¡ morto e o desejo de ir a busca do mesmo atravĂ©s das Terras Ermas. Mas a impulsividade de Rachel terĂ¡ um preço muito alto e ela deverĂ¡ partir nĂ£o sĂ³ em busca do seu pai, como Ă© o seu desejo, mas em busca de um mistĂ©rio que mudarĂ¡ o destino de toda Baalboden.

Desafio Ă© uma mistura deliciosa de fantasia e distopia, de Ă©pico e moderno, dosados de uma maneira surpreendentemente perfeita. Uma sociedade arcaica onde mulheres nĂ£o podem sair Ă s ruas sozinhas sem a presença do seu Protetor e devem se submeter Ă  Toma: dia em que a garota completa 17 anos e Ă© levada Ă  praça onde os rapazes solteiros da cidade tentarĂ£o tomĂ¡-la, ou seja, tornarem-se maridos. Mas que convive muito bem com a modernidade e suas invenções. Baalboden Ă© protegida pela Muralha e dentro dela os guardas usam o seu Identidisc, um aparelho que manda um pulso sĂ´nico com setenta metros examinando as marcações individuais que sĂ£o tatuadas em todo cidadĂ£o assim que nasce possibilitando saber a localizaĂ§Ă£o exata de cada um. Fora as invenções de Logan, como o bracelete que impede a leitura das marcações, as armas que sĂ£o uma mistura do antigo aperfeiçoadas com tecnologia, os Ă³culos de visĂ£o noturna utilizados pelos guardas. Em alguns momentos, Desafio me pareceu um pouco steampunk.

Rachel nĂ£o Ă© como as meninas de Ballboden. Jared a criou de maneira diferente: ela Ă© muito inteligente, sabe ler e escrever e foi treinada por ele. Assim, nĂ£o sente a necessidade de um protetor, pois consegue se virar muito bem sozinha, nĂ£o Ă© fĂºtil como as garotas da sua idade que sĂ³ pensam no dia da Toma e nĂ£o acredita que um homem deve tomar as decisões de sua vida por ela. Como nĂ£o se apaixonar por essa garota??? Dosando momentos de força e fraqueza, o que torna o personagem bastante real, ela vai construindo uma Rachel que conquista o leitor.

Logan Ă© absolutamente apaixonante. Garoto Ă³rfĂ£o, que viu sua mĂ£e morrer e ainda nĂ£o superou essa dor, se torna um grande inventor e aprendiz de mensageiro de Jared. Adorei as diversas passagens do livro em que ele pondera as vantagens e desvantagens de cada atitude que ele pode tomar naquele momento elencando as melhores e as piores hipĂ³teses.

“... e eu aprendi que uma pessoa encontra sua verdadeira famĂ­lia naqueles que a escolhem. A riqueza nĂ£o tem nada a ver com isso.”

Ponto para o desenvolvimento dos personagens ao longo da histĂ³ria. É gostoso de ver como as perdas, o amor e os desafios da vida fazem com que eles evoluam e amadureçam.

“NĂ£o sou mais uma filha.
NĂ£o sou mais uma neta.
NĂ£o sou mais uma garota com sonhos. Nem com esperanças.
Sou uma arma, agora.”

Narrado alternadamente por Rachel e Logan, podemos conhecer os sentimentos reais de cada um. A histĂ³ria Ă© contada de maneira intensa e vocĂª nĂ£o consegue largar o livro se ficar esperando um momento morno para isso. Um livro que fala de perdas, mas principalmente se superaĂ§Ă£o, redenĂ§Ă£o atravĂ©s do sofrimento, dosado na medida exata com um pouco de romance e muita aventura.

“O amor que me consome agora Ă© feroz e absoluto – forjado em uma bigorna de dor e perdas, e unido pela força que compartilhamos.”

DiagramaĂ§Ă£o muito bem feita, capa impecĂ¡vel, a revisĂ£o deixou passar alguns pequenos erros de que nĂ£o comprometem o histĂ³ria. Como sempre, a novo Conceito estĂ¡ de parabĂ©ns!

Como livro de estreia, a C.J Redwine mandou muito bem, imagine como serĂ£o entĂ£o os dois livros seguintes! Desafio termina daquela maneira que todos nĂ³s gostamos: com gostinho de quero mais!






2 comentĂ¡rios

  1. Pelo que vocĂª descreveu, este livro me pareceu muito ser do gĂªnero steampunk. NĂ£o precisa nem ter dĂºvidas.
    Sempre vejo resenhas desse livro, mas a capa nunca me atraiu (dĂ¡ pra acreditar?). Hoje, decidi parar para ler, e fiquei muito interessada pela histĂ³ria. É exatamente o tipo que gosto de ler!
    2surrealistas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, ainda nĂ£o li, mas Ă© uma sĂ©rie que muito me interessa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!