Lendo com a Dani: A Cilada, Daniel Polanski - Geração Editorial

A cilada (Tomorrow the Killing)

Trilogia Cidade das Sombras #2

Autor: Daniel Polanski

Geração Editorial

416 páginas
A Cilada, segundo livro da série, é um livro ágil, absorvente, narrado na primeira pessoa, na tradição dos detetives clássicos como Sam Spade, de Dashiel Hammett, ou Philip Marlowe, de Raymond Chandler, com pitadas do policial do futuro, Dick Deckard, de “Blade Runner — Caçador de Androides”. O Guardião terá que resolver o mistério de uma garota desaparecida na Cidade Baixa, a pedido de seu pai, o general de uma guerra em que ele também esteve como soldado. Um romance que você não conseguirá largar, disposto a solucionar um mistério que vai ficando mais denso a cada nova página.

Sabe quando você gosta muito do primeiro volume e corre para ler o segundo? Entre a leitura de O Guardião e A Cilada só li um livro tamanha a curiosidade sobre a continuação. Porém devo ressaltar que não há um gancho de um livro para outro. Ouso dizer que pode ler este sem ter conhecimento do primeiro. Mas vamos ao que interessa.

A cilada tem mais uma vez narração do personagem principal, ele continua em Rigus e nos mostra que pouca coisa mudou nos três anos entre uma história e outra. Com algumas lembranças que remetem ao primeiro volume, O Guardião mais uma vez se vê em meio a conspirações.

E o jogo desta vez é tão intrincado que as peças nos confundem e ao próprio jogador. 

Comparado ao primeiro este teve menos cenas de luta, foi mais um jogo intelectual, e bem interessante de acompanhar cada passo dele, tal qual um jogo de xadrez.

Desta vez um antigo chefe lhe convoca para contratar seus serviços, encontrar sua filha que fugiu de casa, no Morro de Kor, para a Cidade Baixa. O guardião recusa, mas como ele é atraído por estas situações acaba indo verificar.

Em meio a isso temos a participação de alguns inimigos que surgem no antecessor. 

A cilada tem um título apropriado, nos leva por caminhos que incitam a pensar e não diminui a quantidade de sangue derramado. 

Leia e descubra um pouco mais sobre o passado d'O Guardião, como ele e Adolphus se conheceram. Os capítulos são intercalados entre a época em que ele esteve no exército e o momento atual. E quando o passado dá o ar da graça vai causar ranhuras na amizade entre ele e o gigante. Verdades serão ditas e causarão mágoas.

Surgem novos personagens que têm importância para a trama, ao contrário do primeiro volume este deixa um gancho para o terceiro livro, mas não se engane que parte do caso é encerrado. O gancho conseguiu atiçar minha curiosidade. Que venha o encerramento.


A cilada faz parte da Trilogia Cidade das Sombras:

1. O Guardião (Low Town)
2. A Cilada (Tomorrow the Killing)
3. She who waits

Capa original:

7 comentários

  1. Apesar de não fazer muito meu estilo, gostei da dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro surpreendente.
      Gostei da narrativa do autor.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Oi Adriana. Adorei a resenha. Não conhecia essa trilogia. Fiquei curiosa. :D Bjoks da Gica

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mesmo você falando que dá para ler este sem ler o anterior, ainda sim prefiro ler na ordem. Esta capa ficou ótima e melhor ainda em saber que a sequência continua boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi rose,
      Tb prefiro ler na ordem, mas é bom saber que não se trata de uma trilogia sequencial obrigatória. kkkk
      Lendo na ordem alguns eventos serão bem chocantes. =)
      Obg.

      Excluir
  4. Quero ler esta série. Pelo que estou vendo aqui é cheia de aventura e adoro este tipo de trama. Mais quero primeiro, ler o primeiro livro da série. Pra ter mais emoção ainda. Sei que posso ler este sem precisar do outro, mas quero seguir lendo ele todo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,
      seguir na ordem cronológica é sempre melhor, mas tem quem não saiba ou passe batido e acabe lendo sem perceber, então nada de desespero que dá para recuperar o prejuízo. =)
      Espero que leia e goste.

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!